Competências de Gestão
Rosa Perrella
Hoje nas organizações são considerados bons líderes aqueles que sabem aonde vão, praticam seus valores e geram os resultados esperados. São perspicazes, assertivos, empáticos e arrojados o suficiente para assumir riscos. Estão sempre motivados pornovas ideias.  São pessoas criativas que influenciam outras pessoas. Geralmente são habilidosos na construção de relações estratégicas que os ajudam a alcançar suas metas.
A maioria das pessoas, em algum momento, acaba exercendo uma função de liderança, seja coordenando uma área, um projeto ou até mesmo a própria organização. Certamente, estas pessoas precisarão desenvolver competências adequadas para esta função, pois liderar fará parte de suas atividades do cotidiano. Vale lembrar que são os líderes que fazem a organização pulsar, sendo fortes motivadores e incentivadores das pessoas sejam elas colaboradores, clientes, fornecedores ou parceiros.
O perfil de um líder  precisa ser muito forte para que se sintam aptos a enfrentar e superar tantos desafios. Dentre eles se destacam a participação na implementação de novas estratégias de negócio, a correção de rumos, o aprimoramento de processos de trabalho e especialmente a obtenção de excelência nos resultados almejados pela sua organização. Para que isso ocorra é necessária uma fina sintonia consigo próprio e com a sua equipe, garantindo assim o fortalecimento da empresa como um todo. Hoje mais do que nunca o que mantém uma organização viva é visão e liderança.
 Mesmo que já possuam este perfil, os líderes precisam continuamente aprimorar suas competências de liderança. Como grandes catalisadores das mudanças que os novos cenários apresentam para as organizações, a ética, o espírito de colaboração, a visão, a capacidade de negociação, a intuição e o carisma são fundamentais para que os resultados organizacionais aconteçam com qualidade. A busca pela melhoria contínua dos trabalhos a serem realizados só é possível na medida em são capazes de estabelecer objetivos claros, planejar suas ações, organizar o trabalho, comunicar com clareza, delegar com responsabilidade, acompanhar e controlar a operacionalização dos trabalhos, motivar, formar e desenvolver  suas equipes.
Adaptação – Texto extraído do livro Gestão e Liderança
FGV Management – série Cademp 2011
Rosa Perrella é consultora em gestão de pessoas, coaching e mentoring organizacional, palestrante e professora nos cursos de Pós Graduação na IBE FGV Campinas. Especialista em gestão de lideranças e desenvolvimento de equipes.  Mestranda em Educação, formada em Administração,  com  MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores pela IBE Conveniada FGV Campinas, além de Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios, Psicologia Transpessoal, Marketing Empresarial, Gestão de Pessoas e Negociação Avançada.
Fonte: http://www.panoramadenegocios.com.br/2014/07/coluna-da-professora-rosa-perrella_23.html
REMOVER TODOS
COMPARE
0