Como valorizar um profissional

Como valorizar um profissional

Quando se fala em reconhecimento profissional o primeiro pensamento que vem à cabeça é, sem dúvida, o aumento de salário. Contudo, reconhecer o bom trabalho de uma pessoa não quer dizer necessariamente que você, enquanto gestor, precisará colocar a mão no bolso ou no caixa da empresa. Se pensar somente assim, talvez o seu profissional já esteja até mesmo quase batendo asas e voando rumo a outros ares, com um sentimento profundo de que o lugar que está é muito abaixo do que ele merece. Pior ainda é se você pensa dessa forma e não está conseguindo dar o tal aumento. Então, é só questão de tempo para ele ir embora.
Reconhecimento e valorização profissional não passa obrigatoriamente pelo aumento salarial. Essa é, sem dúvida, uma importante ferramenta para mostrar ao empregado o quanto se está satisfeito com o que ele faz. Contudo, estudos já comprovaram que um aumento no salário gera uma motivação extra de, em média, três meses. Depois disso, tudo cai na rotina e a empresa fica com o mesmo profissional e com um custo mais alto. Então, o que fazer para valorizar
O primeiro passo é conhecer muito bem a pessoa que trabalha para você. Isso não quer dizer que o gestor deve se tornar um detetive e investigar passo a passo a vida das pessoas do trabalho, mas é fundamental que o líder seja próximo o bastante da sua equipe para saber se a pessoa é casada, solteira, se quer viajar para fora do Brasil, fazer um curso, ter filhos ou simplesmente ter a liberdade de poder sair mais cedo em algum dia da semana para fazer uma aula de canto. Parece idiotice? Pois se você não quebrar paradigmas e não se colocar no lugar das outras pessoas nunca saberá valorizá-las e, assim, não será um bom líder. O fato de achar que o que uma pessoa gosta não é importante já gera, ainda que inconscientemente, uma iniciativa de desvalorização sobre o que o outro tanto valoriza. Comportando-se assim você estará desvalorizando também o seu empregado.
As maiores empresas do mundo utilizam diversas ferramentas para motivar e mostrar para o profissional que ele está sendo valorizado no emprego: bonificações, premiações e até mesmo dias de folga. Essas práticas são bem vindas, mas nada será tão barato, fácil e prático quanto fazer com que o seu funcionário se sinta bem com o que faz e onde faz. Se ele valorizar a empresa que trabalha, valorizará também o que faz dentro dela. Por isso, nunca, mas nunca mesmo, prometa algo que não possa cumprir e, se o fez, cumpra. A empresa será sempre a culpada por tudo, psicologicamente falando. Agindo assim você gerará um valor intangível para a sua marca e os próprios funcionários serão seus fãs. Pode ser que até você se sinta mais motivado e orgulhoso de como administra tudo.
Vieira Junior, jornalista, pós-graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (IBE Conveniada FGV)

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645