Como Ser Promovido Em 5 Passos.jpeg

Independentemente da sua área de atuação, se você quer crescer na carreira, obter novas responsabilidades e, claro, ganhar um salário melhor, precisa saber como ser promovido. Afinal, existem alguns caminhos a serem seguidos rumo ao sucesso profissional.

A promoção não depende apenas de executar um bom trabalho — é preciso ganhar visibilidade e ser reconhecido. Mesmo em épocas de instabilidade econômica, o profissional não deve sentir-se intimidado em relação a buscar ascensão na empresa. Para isso, é preciso mostrar resultados e deixar claro o seu desejo pela promoção.

Pensando nisso, preparamos este artigo com 5 passos para você entender como ser promovido. Confira!

1. Busque qualificação profissional

Para chegar até um cargo de liderança, por exemplo, é essencial apresentar alta capacitação profissional. Por isso, é muito importante investir nos estudos — seja por meio de uma pós-graduação ou de um MBA. Quem tem maior qualificação consegue destacar-se.

Atualmente, apenas o diploma da graduação não é mais considerado um diferencial. Portanto, é fundamental buscar uma pós-graduação lato sensu, como uma especialização em negócios com ênfase em marketing, em projetos ou em finanças. O ideal é que a área específica seja compatível com o caminho profissional que você deseja percorrer.

Se o tempo estiver escasso, procure por cursos de curta duração que proporcionem um aprendizado mais direcionado, com foco no seu campo de interesse. Além disso, também é crucial aprender um segundo ou terceiro idioma. Dessa forma, seu currículo se destacará, gerando um grande diferencial na tentativa de crescer na empresa.

2. Conheça seus pontos fortes

Conhecer seus pontos fortes e saber em quais precisa melhorar é bastante relevante. Isso faz com que você não subestime seu próprio potencial e também não assuma mais responsabilidades do que consegue gerir.

Nesse sentido, reflita sobre a sua trajetória profissional e seja o mais honesto possível ao mostrar para si mesmo os pontos nos quais precisa evoluir. Use a mesma imparcialidade para reconhecer suas qualidades. Lembre-se de ater-se aos fatos para não idealizar uma autoimagem errada.

Se precisar, converse com amigos e colegas de trabalho. Quando estiver avançado nesse estágio, você perceberá que se tornou uma pessoa mais consciente das suas próprias características e poderá usar esse recurso com muito mais eficiência em sua rotina de trabalho, empregando o autoconhecimento a seu favor.

3. Seja proativo

Proatividade é uma característica imprescindível para quem quer ser promovido. O mercado precisa de pessoas eficientes e com iniciativa para tomar decisões mesmo em situações difíceis. Além disso, em um mundo no qual as mudanças acontecem cada vez mais rapidamente, quem tem a solução e não o problema poupa tempo, chega primeiro e destaca-se dos demais.

O interessante é que, com prática, torna-se possível aperfeiçoar essa habilidade no seu dia a dia. Comece oferecendo ajuda para concretizar ideias e aprenda de que maneira as atividades são feitas no seu trabalho, inclusive em áreas distintas da sua.

Depois, procure também pensar sobre questões maiores e ofereça, ao mesmo tempo, uma forma de colocar suas reflexões em prática. Afinal, é preciso coragem e proatividade para transformar uma boa ideia em uma ação.

Para isso, não tenha medo de envolver recursos e pessoas que não são do seu convívio — isso ainda ajuda a nutrir relacionamentos interpessoais. Porém, nesses casos, lembre-se de agir com o consentimento dos seus superiores e em parceria com os demais. Normalmente, um bom profissional destaca-se pela ousadia e pelos projetos que executa fora de sua rotina.

4. Saiba receber feedbacks

Para progredir na carreira, é essencial ter humildade e saber admitir que você não sabe tudo. Quando trabalhamos em projetos de longo prazo, tendemos a envolver-nos e começamos a ver nosso próprio progresso de forma distorcida da realidade. Nesses casos, é mais interessante convidar alguém de fora para opinar sobre a sua abordagem.

Tanto os feedbacks positivos quanto os negativos têm papel importante na evolução pessoal. A influência desse parecer varia de acordo com a situação e com os envolvidos no processo.

Em geral, os colaboradores novatos tendem a receber melhor o feedback positivo, pois estão interessados na avaliação do seu compromisso; já os mais experientes recebem melhor o retorno negativo, pois querem monitorar o seu progresso.

Dessa forma, é significativo preparar-se para enfrentar qualquer crítica construtiva. Para tirar o máximo proveito dos pareceres, foque nessas dicas:

  1. ouça — procure ouvir o ponto de vista das pessoas sem interrompê-las;
  2. faça perguntas de esclarecimento — sempre que não entender o que a pessoa quer dizer com o comentário, não hesite em solicitar esclarecimentos. Isso é necessário para que vocês entendam-se;
  3. considere o motivo — os feedbacks podem ajudar a identificar os pontos que precisam ser melhorados, mas é preciso entender quais objetivos não foram atingidos para o retorno ter sido negativo.

5. Tenha uma postura exemplar

Como ser promovido sem ter um comportamento exemplar? Toda empresa tem seus valores, sua missão e suas regras internas, e você deve seguir todas essas diretrizes. Essa é a melhor forma de transmitir uma boa imagem e demonstrar ser um colaborador engajado e comprometido.

Um cargo de liderança exige muitas aptidões de um profissional, como proatividade, flexibilidade, saber trabalhar sob pressão, organização, entre outras. Por isso, o seu comportamento no dia a dia deve deixar claro que você está preparado para assumir todas as responsabilidades de modo a exercer a nova função.

Além disso, observe como você relaciona-se com as outras pessoas, independentemente do nível hierárquico que elas ocupam. Nesse contexto, use sempre um tom de voz adequado, ouça com paciência e mostre-se disposto a cooperar quando necessário. Relacione-se, inclusive, com colaboradores de outros setores, assim você compreende como a empresa funciona de forma geral e pode trocar experiências.

Agora que entendeu como ser promovido, lembre-se de que o progresso só depende de você, da sua postura e da busca por uma melhor qualificação. Procure constantemente a excelência profissional e mantenha-se atualizado por meio de cursos, afinal, o mercado está cada vez mais competitivo e estudar é uma das ações que mais trazem resultados positivos.

Certificações mostram que você está pronto para atender às demandas da sua área de atuação. Por isso, visite o nosso site agora mesmo e conheça os cursos que a IBE Conveniada FGV oferece para você!

REMOVER TODOS
COMPARE
0