Produtividade

Com as restrições de distanciamento social devido à pandemia de COVID-19, o home office se tornou a regra para uma boa parte dos trabalhadores. Se você vive essa situação, provavelmente já lutou em algum momento com as inúmeras distrações e tentações que o trabalho em casa oferece.

Há benefícios em trabalhar em casa, é claro: redução do tempo de traslado, economia de gasolina e alimentação, o conforto do lar, entre outros.

Pode haver distrações, no entanto. O cachorro quer sair. A roupa precisa ser lavada. Seus filhos, familiares ou vizinhos não entendem bem o conceito de que trabalhar em casa ainda é trabalho. Isso faz com que seu tempo seja dividido entre realmente fazer as coisas e tentar evitar interrupções.

Como você pode tornar seu home office mais produtivo possível? Confira agora 10 dicas para ser mais produtivo no home office!

  1. Prepare seu escritório para produtividade

Não seria incrível ter um escritório enorme com portas de carvalho maciço, impenetrável pelo mundo exterior, com uma mesa gigante com vista para um lago tranquilo?

Ok, isso não é provável que aconteça para a maioria das pessoas, mas você ainda pode projetar seu home office tendo a produtividade em mente.

Tente ficar fora das áreas tumultuadas e encontre um canto tranquilo da casa, se possível. Pinte seu espaço com uma cor suave que você goste (verde é considerado ótimo para produtividade). Certifique-se de que seu espaço tenha uma janela, a menos que você goste da sensação de trabalhar em uma caverna.

Coloque plantas ou uma pequena fonte do lado de fora dessa janela, se possível, para ter algo que não distraia e seja tranquilo para olhar. Crie espaço suficiente para que você possa ter tudo o que precisa para fazer seu trabalho facilmente.

  1. Mantenha suas distrações acessíveis

Você vai precisar de uma pausa cerebral de vez em quando. Pode ser um livro, um aplicativo de jogo no seu celular ou um instrumento musical favorito.

Mantenha o objeto por perto para que você possa se recompensar com pequenas pausas. Contudo, esconda-o quando não estiver usando. Você não quer ser constantemente tentado e se encontrar olhando ansiosamente para ele, em vez de trabalhar.

  1. Fique confortável

Não tão confortável que você esteja cochilando mais do que trabalhando. Mas é terrivelmente difícil ser uma pessoa focada e produtiva quando você está constantemente se esforçando para ver a tela do computador ou esfregando as costas doloridas.

Invista em uma boa cadeira de escritório e certifique-se de estar sentado em uma posição ergonomicamente correta em sua mesa. Se você ficar realmente desconfortável sentado por muito tempo, tente uma mesa com regulagem de altura para que você trabalhe em pé.

Pequenas coisas como uma tela antirreflexo para o seu computador podem aumentar seriamente o seu nível de conforto, permitindo que você se concentre na realização do seu trabalho.

  1. Invista em equipamentos para exercícios leves

Pegue um conjunto de elástico extensor, pesos leves ou até mesmo uma pequena esteira ou step e mantenha-o em seu escritório.

Fazer pequenas pausas para exercícios pode ajudá-lo a mudar de marcha, reorientar e recarregar as baterias conforme necessário ao longo do dia. Além disso, é bom para sua saúde. Sua cabeça e coração (e costas, ombros e joelhos) vão te agradecer por isso.

  1. Organize o ambiente frequentemente

As coisas têm o hábito de se amontoar no home office – todos os tipos de coisas, especialmente se você tem filhos.

Crie o hábito de limpar seu escritório. Organize as pilhas de papel, livros lidos pela metade, xícaras de café, bugigangas e tudo o que está ocupando espaço e não servindo a nenhum propósito.

Resista à tentação de usar esse espaço como um depósito – e lute contra qualquer pessoa em sua casa que veja aquele espaço limpo e agradável como um lar em potencial para aquelas caixas de roupas velhas e livros que eles têm preguiça de carregar para o porão.

Você não pode começar a trabalhar em casa com uma mentalidade clara e focada quando está cercado de lixo.

  1. Faça pausas para os olhos

Isso parece pequeno, mas você ficaria surpreso com a diferença que pode fazer. É difícil lembrar de fazer isso regularmente, então faça um esforço aqui e veja como funciona para você.

Reduza a fadiga ocular seguindo a regra 20-20-20. A cada vinte minutos, pare de olhar para a tela. Olhe fixamente para algo a 20 metros de distância e segure-o por 20 segundos. Seus olhos vão agradecer.

  1. Trabalhe com propósito

Faça uma lista das tarefas que você precisa realizar todos os dias – e depois execute-as. Certifique-se de que tudo de que você precisa para realizar seu trabalho esteja disponível para você, seja em seu escritório ou no computador. Risque os itens da lista conforme você avança.

  1. Seja firme com pessoas que distraem

Pode haver pessoas em sua vida que, por mais que você tente lembrá-las gentilmente, simplesmente não entendem: trabalhar de casa ainda significa trabalhar.

Seja um vizinho tagarela, um amigo que só gosta de aparecer ou sua sogra ligando sem parar, aprenda a se desligar de maneira educada, mas firme. Não atenda o telefone ou a porta; é realmente tão simples quanto isso.

Depois de informar às pessoas seu horário de trabalho e que você não está disponível, não há necessidade de se desculpar por não estar disponível para qualquer coisa que não seja uma emergência real.

Se você não definir seus limites, ninguém vai fazer isso por você.

  1. Vista-se de maneira apropriada

É um péssimo hábito de se adquirir – descer as escadas de pijama, pegar uma xícara de café e ir direto para o computador. Você pode tomar banho mais tarde, certo? Talvez no próximo intervalo.

Não faça isso. Obrigue-se a se levantar e se preparar para um dia normal de trabalho, todos os dias.

Vestido de maneira informal, você vai se distrair, perder a noção do tempo e entrar em pânico quando de repente precisar se preparar para uma videochamada ou realmente ir a algum lugar. Além disso, se vestir de maneira adequada faz você se sentir mais profissional e pronto para lidar com seu trabalho da maneira mais produtiva possível.

  1. Invista na sua educação

Sabemos que a melhor forma de obter mais resultados no trabalho é aprimorando nossos conhecimentos e habilidades. Mas como fazer isso sem poder sair de casa?

A IBE oferece diversos cursos na modalidade online e live com a qualidade FGV. Convidamos você a conferir nossa grade de cursos e desenvolver todo seu potencial para ser mais produtivo e alcançar cargos mais elevados.

Entre em contato hoje mesmo pelo site ou pelo nosso Whatsapp: 19 98335-0487.

Quer saber mais sobre este e outros assuntos? Acesse nosso blog e mantenha-se informado!

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0