Em meio a tantas discussões sobre liderança, há muitos mitos e confusões. Elaborei um guia com 10 questões que podem ajudar a esclarecer algumas situações. Se suas respostas forem as mesmas, parabéns. Se forem ao menos parecidas, continue, você está no caminho certo. Se estiver longe disto, pare, repense, realinhe os objetivos e reinicie a jornada.

sergio-miorin

Como sei se sou um bom líder?

 

1)    O líder nasce líder ou se transforma?

 

O verdadeiro líder nasce líder. Este é o chamado “líder nato”, que é o ideal para qualquer empresa. Há também aquele pode se transformar em líder, mas isso é muito difícil acontecer e exige muita dedicação e disciplina; um querer muito grande.

 

2)    O líder precisa ter um grande poder de persuasão para com seus liderados?

 

Sim, para liderar uma equipe, um departamento ou mesmo uma empresa, o líder precisa, necessita de ter o poder de convencer as pessoas para se engajarem nos seus desafios e objetivos.

 

3)    Para ser um líder, ele precisa ter o respeito das pessoas?

 

Sim, ele só consegue liderar se contar com o respeito das pessoas. Só assim ele conseguirá liderar. Importante salientar que, quando o líder manda e impõe as coisas, ele não está liderando e sim sendo autoritário. Quando ele não estiver no local, ninguém fará nada. Por isso a importância do líder: a equipe, departamento ou empresa caminham mesmo ele não estando presente.

 

4)    Para ser líder, ele precisa respeitar as pessoas?

 

Sim, se ele não respeitar as pessoas, não terá o respeito delas e, assim, não conseguirá liderar.

 

5)    O líder não pode ser gentil, alegre, simples e educado.

 

Não. Ele deve ser gentil, alegre, simples e educado. Isso não determina a liderança e o respeito dos seus liderados. Tem muito líder por aí que acha que deve estar o tempo todo com a cara fechada, não sorri nunca para ninguém, mal fala bom dia. Esse tipo de liderança acontecia em meados de 1830.

 

6)    O líder atual deve ser participativo? Deve estar atuando junto à equipe? Deve dar suporte o tempo todo?

 

Sim, sim e sim.

 

7)    O líder deve realizar tarefas?

 

Não, o próprio nome já diz: “liderar alguém”. O líder deve utilizar o seu tempo realizando liderança e gestão.

 

8)    O líder deve chamar atenção do seu liderado em qualquer lugar?

 

Não. Sempre deve chamá-lo em uma sala e conversar a sós. Tem muito líder por aí que chama atenção do seu liderado na frente de todo mundo.

 

9)    O líder deve ser preparado em um tempo mínimo antes de ser colocado na função, ou quando a empresa achar que ele está pronto já pode ser colocado na função?

 

O líder deve ser preparado, no mínimo, em um período de 3 meses, variando até 2 anos, pois assim a sucessão será feita da forma correta e consciente. Muitas vezes,  profissionais que estão no comando da empresa  levantam pela manhã e acham que podem promover um determinado profissional, sem ao menos ter a quantidade de horas mínimas de preparo para assumir o novo desafio.

 

Quando promovemos algum profissional para liderança, sem ele estar preparado, depois não é mais possível voltar atrás. É uma decisão muito difícil e complexa promover algum profissional à liderança.

 

10) Os líderes devem ser avaliados pelos seus liderados no mínimo uma vez por ano?

 

Sim devem ser avaliados. O ideal é que isso aconteça trimestralmente ou a cada seis meses pelo menos. Quanto mais avaliações existirem, melhor para todos. O alinhamento entre o líder e o liderado fica cada vez melhor.

 

Fonte: Panorama de Negócios
REMOVER TODOS
COMPARE
0