Como perguntar por que não conseguiu uma vaga de emprego

vaga de emprego
  • Não conseguir uma vaga de emprego não tem a ver com o modo de ser do candidato na vida pessoal; 

  • Todos têm áreas em que podem melhorar, e uma crítica construtiva é uma ótima forma de se aperfeiçoar;

  • Saiba como pedir opiniões sobre seu trabalho e quais os benefícios dessa atitude.

Você recebeu a ligação ou e-mail que tanto temia. Achou que aquela vaga de emprego era perfeita para você…não pensaram o mesmo. É difícil não levar para o pessoal, mas na maior parte do tempo decisões deste tipo não tem nada a ver com o seu modo de ser. Pode ser que a companhia tenha escolhido alguém já conhecido, ou alguém simplesmente tem mais experiência de trabalho que você, ou eles até perceberam que não precisam tanto daquele cargo naquele momento.

O próximo passo é com você. Considere pedir uma crítica construtiva sobre sua entrevista de emprego. Algumas pessoas simplesmente se engasgam de horror com a ideia. Mas pense a respeito, pois uma das maneiras mais eficazes de melhorar em algo é perguntar uma opinião honesta sobre suas habilidades. Mantenha em mente que honestidade não é o mesmo que grosseria. Há grandes chances de o entrevistador dar sugestões e se manter profissional. Todos têm áreas em que podem melhorar, e uma crítica construtiva é uma ótima forma de descobrir exatamente no que é preciso trabalhar.

O modo como se pede o feedback vai definir a resposta do entrevistador. Se perguntar “Por que eu não consegui o trabalho?”, talvez as pessoas fiquem na defensiva. O tom dessa pergunta é, de certa forma, acusatória. Mas se você adiciona “Assim eu posso melhorar nas próximas entrevistas,” a pessoa entende que você apenas quer essa informação para sua própria edificação. Tente seguir caminhos assim: “Gostaria de me aprimorar para futuras entrevistas de emprego, se importa se eu perguntar o que acharam das minhas habilidades na entrevista?”

Curiosamente, entrevistadores tendem a gostar quando fazem esse tipo de questão. É difícil para eles informar às pessoas que elas não conseguiram a vaga. Ao ajudá-lo a se tornar um candidato melhor, eles experienciam um resultado mais positivo do processo. Além disso, saber que sua ajuda conta faz com que as pessoas se sintam bem.

LEIA TAMBÉM: Veja 7 dicas para aprender a dizer “não” no trabalho e ainda manter o chefe feliz

Pode ser assustador pedir por um feedback desse tipo, mas tente não levar para o lado pessoal. Lembre-se de que você busca maneiras de se aperfeiçoar nas habilidades de entrevistas, e procurar uma opinião crítica é uma das melhores formas de fazer isso.

Mesmo se você não concordar com as sugestões do entrevistador, ao menos os ouça e considere. Se a sugestão for absurda, apenas agradeça e encerre a conversa. Esteja atento sobre o que realmente é absurdo, como dicas de atitudes ilegais e imorais para conseguir a vaga. Já a opinião de que você deveria se vestir formalmente, não é ultrajante. Sempre agradeça o entrevistador após o contato. Ele está dedicando um tempo do seu dia para ajudá-lo em habilidades que serão usadas em outras empresas, e mostrar gratidão por essa atenção é extremamente necessário. É a coisa certa a se fazer, e você nunca sabe quando outra oportunidade de emprego aparecerá na mesma companhia. O entrevistador vai lembrar se você se candidatar novamente e não vai esquecer sua iniciativa de correr riscos para evolução própria. Isso fala alto sobre sua personalidade como um futuro funcionário.

E a minha vaga de emprego?

Algumas vezes, quando uma pessoa mostra preocupação com sua atuação na entrevista de emprego, os entrevistadores enxergam isso com bons olhos e chegam até a considerar a contratação. Novamente, é uma mostra de iniciativa para aprimoramento pessoal e, ao pedir a avaliação dos outros, você está demonstrando uma grande habilidade que é valorizada pelas companhias.

Em resumo, se você não passou em uma vaga, pergunte educadamente como pode melhorar suas habilidades. Você aprende muito sobre si mesmo e faz com que a empresa saiba que é um bom candidato para futuras oportunidades.

Se você passou por uma entrevista para um cargo ou promoção na sua empresa atual e foi rejeitado, é completamente aceitável perguntar o que o tornaria um candidato mais viável. Novamente, a decisão de não te contratar ou promover raramente é pessoal, mesmo que pareça. Aborde-o com a mente aberta. Talvez você não tenha sido transferido porque é um funcionário crucial do seu departamento atual.

A pior coisa a se ouvir de um empregador é que eles não possuem nenhuma avaliação sobre sua entrevista. Isso pode significar que você fez tudo certo e não teve a chance ou a pessoa não tem autoridade para discutir o processo seletivo. Mas, se isso é o pior que pode acontecer, não é tão ruim assim. Você tem tudo a ganhar ao perguntar sobre sua conduta.

Fonte: Forbes

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645