Como mudar de carreira aos 40 anos
Mudar de carreira pode ser um grande desafio. É preciso ter coragem para deixar o que já é conhecido para trás e abraçar o novo. A mudança pode exigir ainda mais cuidado quando se tem por volta de 40 anos. Nessa faixa etária, muitas mulheres já contam com certa estabilidade na vida e na carreira, estão mais maduras e com filhos. O medo de arriscar pode ser maior.
Se você está nessa faixa etária e pensando em mudar de carreira, deve fazer um bom planejamento para aumentar as chances de ser bem-sucedida. “É preciso entender as próprias qualificações técnicas, as competências comportamentais e o que gosta de fazer. Deve-se então buscar apoio e conhecimento. Se for abrir um negócio próprio, tem que conhecer o ramo. Busque as qualificações necessárias. Estude muito antes de fazer uma mudança radical”, recomenda Lígia Molina, professora da IBE Conveniada FGV e especialista em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching.
Converse com profissionais que mudaram de carreira – assim você terá uma noção do que pode enfrentar e se prepara melhor. Converse também com pessoas que trabalham em sua nova área de interesse para entender melhor a rotina delas e avaliar se você se identifica. Veja se o mercado em que deseja atuar é promissor e qual é a média salarial. Avalie se terá recursos financeiros para a transição caso a nova profissão tenha remuneração menor.
“A satisfação pessoal nem sempre está atrelada ao lado financeiro. Coloque tudo na balança: o que você ganha e perde com a mudança de área. Leve em consideração questões como qualidade de vida, saúde, parte financeira etc”, aconselha a especialista.
É necessário que compartilhe com a família o que deseja fazer. “Tenha um diálogo muito aberto. Sem apoio, qualquer tipo de mudança fica muito complicada”, afirma Lígia. Quando nossas decisões são acompanhadas pela compreensão e suporte dos familiares, tudo fica mais fácil e nos sentimos amparadas e motivadas. Porém, caso não conte com isso, só você poderá decidir o que é melhor para si.
Se a mudança de carreira for bem-sucedida, você terá muitos benefícios. “A pessoa fica mais feliz e leve, sente mais prazer. Quando encontra o que realmente quer fazer, ela melhora e quem está ao redor também. A autoestima aumenta. Tudo reflete de forma positiva”, afirma Lígia.
E se você mudar e se arrepender? “Tem que estar sempre disposta a recomeçar. Errar faz parte”, diz Lígia. Se você percebeu que tomou a decisão errada ao mudar ou as coisas não deram certo, recorra ao networking para abrir portas, procure ex-chefes e colegas de trabalho. Não tenha vergonha e use toda sua determinação para retomar a antiga carreira. Só não erra quem não tenta.
A IBE Conveniada FGV tem especialistas e consultores que podem te auxiliar com orientação de carreira e programas de qualificação de curta e média duração, de acordo com sua área de interesse e fase da carreira.
Fonte: http://financasfemininas.uol.com.br/como-mudar-de-carreira-aos-40-anos/