Se você está pensando em empreender nas plataformas de e-commerce, saiba que, para atingir o sucesso dos negócios, avaliar alguns pontos é extremamente necessário. Em primeiro lugar, o êxito de uma loja virtual está diretamente ligado ao planejamento empresarial, no qual são definidas as bases estratégicas para captação de clientes, conversão de vendas e administração do negócio.
Para aumentar as chances de sucesso do e-commerce, é preciso fazer esse processo desde o começo. Antes de qualquer iniciativa, coloque a sua ideia e objetivos no papel, trançando uma meta, além disso, responda as seguintes perguntas:
Além dessas etapas primordiais, faça um plano de negócio, pois é muito comum ver novos empresários iniciarem suas jornadas digitais sem dar a mínima atenção para o planejamento, sem encaram a investida como um projeto que precise dessa etapa.
Você sabe o que é um plano de negócio?
Nesse documento, o empresário aponta por escrito todos os processos e variáveis que englobam o ato de abrir uma loja virtual ou algum modelo diferente de negócio focado na venda de produtos ou serviços pela internet.
É recomendado montá-lo antes de a empresa começar, de fato, a operar, já que ele serve de guia aos gestores. No entanto, é possível constituí-lo durante o funcionamento do e-commerce, já que esse documento será capaz de ajudar os gestores em projetos futuros ou na abertura de subsidiárias e filiais.
O plano de negócio é detalhado, porém, muito mais simples do que parece. As informações, poderão ser computadas em uma planilha avançada ou em formato de roteiro a ser acompanhado. O importante é saber que os dados funcionarão como base de análise dos resultados conquistados na prática.
Entre os objetivos do plano estão:
– Colaboração no desenvolvimento de uma visão global do negócio;
– Referência para atrair investidores;
– Possibilita o planejamento do futuro da loja virtual, com estimativas de gastos, de orçamentos e de receitas em determinados períodos;
– Aumenta a confiança na estrutura do empreendimento digital;
– Serve como base para a solicitação de crédito, pois muitos bancos exigem esse documento para avaliar e liberar empréstimos ou financiamentos.
Informações primordiais para um plano de negócio de sucesso
Alguns requisitos são considerados como ponto de partida para a elaboração de um plano estratégico de e-commerce. A seguir, conheça algumas questões e tópicos que se referem ao mercado e setor e outras que se referem a características de sua empresa, divulgados pelo Sebrae. Confira:
Características do mercado e do setor
Na preparação do documento, é necessário elencar quais as características do mercado online para os seus produtos, quais parcelas das vendas dos produtos é representada por e-commerce e em quais países se encontram concentradas a maior parte dos clientes potenciais para vendas online desses produtos.
Inclua quais tipos de clientes compram por esse meio e quais os seus hábitos de compra, analise se os concorrentes utilizam a internet como canal de vendas. Lembre-se de não deixar de lado os requisitos técnicos e regulatórios para as vendas online.
Características da empresa
Não esqueça de pontuar sobre os processos de produção e logística necessários a uma operação de e-commerce, as formas de pagamento a serem aceitas e a forma de divulgação do site.
A empresa dispõe dos recursos humanos e financeiros necessários à implantação do e-commerce? Os gestores estão plenamente comprometidos com a implantação e operação do e-commerce? Quais os custos iniciais e de operação com que a empresa terá de arcar? Todas essas respostas precisam constar do plano, servindo de base para a elaboração de implantar o e-commerce na sua empresa.
Lembre-se: se, inicialmente, algumas das questões indicadas não foram respondidas, o próprio plano deve delinear as respostas, em termos de ações a serem realizadas.