Como minimizar riscos em projetos?

Quais as vantagens em realizar um gerenciamento de riscos e por quê as empresas devem procurar especialistas neste setor?

riscos 033

Diversas empresas têm passado por dificuldades por não promoverem um bom gerenciamento de riscos. Recentemente, a Chevron Brasil Lubrificantes, que fabrica e comercializa óleos lubrificantes e graxa industrial da marca Texaco, foi denunciada pelo presidente do Equador, Rafael Correa, por contaminação de petróleo pelas atividades na província amazônica de Sucumbíos (norte). “Para economizar uns quantos dólares, a Chevron usou as piores técnicas de extração”, afirmou o presidente.

Em outro caso, a FoxCoon, maior montadora terceirizada de aparelhos para a Apple, teve que lidar com o risco de suicídio coletivo de seus funcionários na China que exigiam o pagamento de salários atrasados.

Então, como evitar tais riscos e quais as medidas de prevenção necessárias? Segundo o especialista da IBE Conveniada FGV, Roberto Palmieri, a maior parte dos riscos em um projeto são evitáveis. “Não é o muito ou o pouco arriscado que garante o sucesso de um projeto. É o gerenciamento de riscos”, disse durante uma palestra na IBE Conveniada FGV Rio Claro. “Quando você analisa todos os riscos, pode ser que o projeto seja inviável. Por isso, corremos riscos. Devemos ver quais vamos correr”, completou.

Gerenciar riscos cria oportunidade

Quando falamos em gerenciamento de riscos, devemos comparar o que pode comprometer a organização e ver o que pode se transformar em oportunidade. “As ameaças existem. O que você vai fazer? O segredo é saber minimizar os impactos negativos das ameaças e maximizar a probabilidade dos impactou positivos”, declarou Palmieri.

Segundo o especialista, outro fator importante é identificar rapidamente os riscos que podem impactar o projeto. “Gerenciar riscos foca esforço no planejamento e não no projeto. Isso porque quando iniciamos o projeto, ainda há muitas incertezas. Na medida em que o projeto caminha, vai-se identificando melhor os riscos. Quanto mais perto da execução do projeto você identifica riscos, maior o impacto”, completou.

MBA em Gerenciamento de Projetos

O MBA em Gerenciamento de Projetos na IBE Conveniada FGV busca desenvolver o conhecimento, capacidade e habilidade dos profissionais para atuarem como gerentes de projetos de qualquer natureza, porte ou complexidade, liderando equipes multidisciplinares, gerenciando recursos, tempo, orçamentos e riscos. Para mais informações, acesse www.ibe.edu.br ou ligue (19) 3523-2822.

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645