Como Melhorar Seu Marketing Pessoal.jpeg

Saber como melhorar o marketing pessoal é uma das dúvidas mais frequentes dos profissionais contemporâneos. Temos ciência de que é por meio da nossa imagem que garantimos o primeiro passo para o sucesso em nossa carreira. Além de compreender a importância da qualificação, é preciso notar que dominar uma postura adequada em cada ambiente, ser proativo e desenvolver a liderança são características indispensáveis ao bom colaborador.

Além disso, há outra questão a ser analisada: a imagem online. Você já deve ter ouvido notícias sobre funcionários que foram demitidos em decorrência de posts negativos relacionados à organização, certo? Ou conhecer um colega que mancha a própria imagem com o uso das famosas “indiretas” aos chefes.

Justamente por esse fenômeno, atualmente as redes sociais têm sido ferramentas utilizadas para checar as características dos perfis das pessoas. Muitas vezes é realizada uma busca da página do candidato, seja uma conta no Linkedin ou no Facebook, e é muito comum a opção pelo sim ou pelo não da contratação ficar nas mãos da imagem transmitida nesses sites.

Você deve estar se perguntando: Como faço para apresentar um bom marketing pessoal? O que devo postar em minhas redes sociais para não transmitir uma visão controversa? Calma! Neste artigo serão expostas dicas valiosas para que você aprenda a impressionar no momento de apresentar-se ao mercado de trabalho. Curioso? Então confira:

Cuidado com os posts nas redes sociais

As redes sociais são ferramentas que podem contribuir muito com a nossa vida profissional, pois nos possibilitam criar networking, resolver problemas a distância e até mesmo participar de processos de recrutamento. Todavia, elas também nos deixa exposto e, se não soubermos gerenciar a natureza do conteúdo que postamos, podemos transmitir uma imagem extremamente negativa. Para que você não faça um marketing pessoal ruim nas ferramentas online, é imprescindível que siga as seguintes dicas:

1. Nunca fale mal do seu chefe ou ambiente de trabalho em posts

É compreensível que, após uma discussão ou um dia complicado no trabalho, você queira desabafar toda a sua frustração. Porém, como representante de uma corporação, é essencial que você consiga prever as complicações que seu desabafo podem gerar para a empresa.

Além de ser uma prática pouco saudável aos seus relacionamentos, pode fazer com que as pessoas que trabalham com você percam a confiança do que pode ou não ser colocado sob sua responsabilidade.

2. Nunca emita opiniões preconceituosas

Vale lembrar que, como parte do quadro de funcionários de uma organização, você passa a ser um representante da imagem dela. Emitir opiniões preconceituosas pode sujar muito a visão que as pessoas têm sobre você e até relacionar isso ao seu local de trabalho. Além disso, em muitos casos é considerado um crime.

Nenhuma corporação deseja ter um colaborador que não respeite a diversidade e os direitos humanos. Se você é portador de algum pensamento dessa natureza, primeiro é importante que se questione. Porém, enquanto esse processo de mudança não é realizado, evite expor esse tipo de pensamento. Pratique a empatia e pergunte: essa ideia que quero transmitir pode magoar alguém? Se a resposta for sim, então desconsidere a ideia.

3. Cuidado com o conteúdo das fotos que você publica

Você tem todo o direito de aproveitar a vida da forma como desejar em seus momentos de lazer. Todavia, atente-se ao ambiente das fotos nas quais você se encontra. Repare se há algum conteúdo de cunho extremamente sensual ou que se relacione, de forma muito explícita, ao uso de drogas, por exemplo.

Procure também, não frequentar ambientes de descontração fazendo uso do uniforme da corporação na qual você atua. Dessa forma você pode transmitir uma imagem de falta de comprometimento e responsabilidade.

Faça além do que foi pedido

É muito comum ouvir pessoas falando que não fizeram determinada atividade porque não haviam sido contratadas para tal. Claro que não estamos propondo que você se submeta a tarefas que estão além de suas capacidades, porém, é importante entender que, para transmitir uma boa imagem, o profissional precisa ir além do comum.

Tenha sempre uma atitude proativa e focada na resolução de problemas. Quando você é capaz de se desprender de suas atividades habituais e se colocar disposto a auxiliar e gerar novas ideias, as chances de se destacar são muito altas. Muitas promoções são conquistadas pelo desempenho dedicado do colaborador.

Adote uma postura profissional

Com a intimidade, muitas vezes o profissionalismo é deixado de lado. Não há nada de errado em fazer amigos e se portar de forma mais descontraída no ambiente corporativo, porém isso não deve se tornar uma regra. Atente-se ao perfil de cada local, se as atividades necessitam de mais ou menos detalhes, se cabe ou não uma conversa informal, qual o tom de voz e o vocabulário ideal. Isso vai fazer com que você se destaque e se mostre confiável.

Tome cuidado também com as gafes que podem ser cometidas em festas da empresa. É claro que essas uniões são importantes para networking e para relaxar um pouco, mas nada de se exaltar, viu?

Outra dica é sobre a vestimenta. Busque espelhar o estilo da organização, caso não tenha um uniforme específico. Apostar em roupas mais formais e menos chamativas é o ideal quando estiver em dúvida do que vestir.

Esteja atualizado e invista em especializações

O mercado atual está se alterando em tempo relâmpago e manter-se atualizado sobre suas mudanças é imprescindível para não tornar-se obsoleto na organização. Invista sempre em novas graduações e especializações, tais como o Master of Business Administration (MBA) que se tornou extremamente valorizado pelas corporações.

Quanto mais atualizado e capacitado, maiores são suas chances de aprimorar o marketing pessoal e ser cada vez mais almejado pelas melhores empresas. Que tal pegar aquele livro esquecido na estante e ampliar seus conhecimentos?

Como fomos capazes de perceber, para melhorar o marketing pessoal é imprescindível ser provido de conhecimento e bom senso para adequar suas ações. Quando agimos em prol do bem mútuo e prestando atenção no que falamos e no que fazemos, somos capazes de transmitir uma imagem positiva. Aposte também em ampliar suas qualificações para não tornar-se obsoleto e contribuir com o capital intelectual do seu ambiente de trabalho.

E então, gostou das nossas dicas para aprimorar seu marketing pessoal? Que tal dividi-las com seus amigos? Compartilhe em suas rede sociais!

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