Como lidar com uma mudança no padrão de vida

Como lidar com uma mudança no padrão de vida

Imprevistos podem surgir na vida financeira de qualquer pessoa: desemprego, gastos elevados com saúde ou dívidas que se acumulam, por exemplo. Em momentos assim, você pode se ver obrigada a rever o padrão de vida. Uma mudança dessas não é uma tarefa fácil, mas, com planejamento, você consegue dar conta. O importante é ter em mente que essa transformação não será, necessariamente, definitiva. No futuro, quando sua situação financeira estiver melhor, você terá a oportunidade de voltar a ter um padrão de vida mais alto.

“Quando lidamos com situações adversas, temos que nos adequar a um novo orçamento”, afirma Eliza Lippe, professora de gestão financeira da IBE Conveniada FGV. Segundo ela, é necessário colocar no papel as receitas e os gastos mensais para avaliar o que pode ser modificado. De acordo com a especialista, ao colocar o orçamento no papel, é mais fácil enxergar o que pode ser mudado. “Dá para ver porque o dinheiro não está rendendo tanto, onde está ocorrendo o escoamento (de dinheiro) e se é possível fazer investimentos”, explica.

As despesas fixas merecem sempre muita atenção – e essas podem ser cortadas sem tanto sofrimento. Observe, por exemplo, como anda o consumo de energia em sua casa. “Veja se a geladeira está consumindo muita energia”, recomenda Eliza. Segundo ela, dependendo do caso, pode ser melhor trocá-la, e optar por um modelo seja mais econômico. Cortar a TV por assinatura também é uma opção neste momento.

Eliza cita também os gastos supérfluos, como refeições fora de casa e compras de guloseimas no supermercado. Se você está tendo muitos gastos diários com almoço, por exemplo, pode levar comida de casa para o trabalho alguns dias por semana ou pesquisar restaurantes mais baratos. Se tem o hábito de encher o carrinho de  guloseimas sempre que vai ao supermercado, este é o momento para melhorar sua alimentação.

foto padrão vida

Outra dica é rever os gastos com transporte. Se você usa muito o carro e tem despesas elevadas com combustível, mude este hábito. Divida caronas com colegas de trabalho ou outras pessoas que costumam ir para os mesmos lugares que você. Avalie quais rotas você poderia fazer de bicicleta ou usar o transporte público.

Gastos com estudos também podem ser repensados. “Escola particular é muito cara. Então, veja se a escola de seu filho oferece aulas de inglês, natação, etc”, recomenda Eliza. O objetivo é concentrar os gastos todos em uma única escola, assim você evita gastar com cursos de idioma ou para prática de esportes.

Se você tiver que diminuir o padrão de vida, encare a situação de frente. “Quando temos um problema, a primeira reação é a fuga. Mas, quando enfrentamos e vemos como estão nossas despesas, começamos a ver como podemos cortar os gastos.”

O importante é manter o controle e pensar estrategicamente nas soluções que podem ser adotadas. “Mantenha a calma, foque no seu orçamento, nas despesas fixas e variáveis. Tente negociar as dívidas e procure negociar valores mais baixos de condomínio e aluguel, por exemplo. Não deixe as contas virarem uma bola de neve”, diz a professora.

Fonte: http://financasfemininas.uol.com.br/como-lidar-com-uma-mudanca-no-padrao-de-vida

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645