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Como identificar e resolver conflitos empresariais e pessoais

Algumas percepções sobre conflitos são equivocadas

Foto: Getty Images

Conflitos percepções equivocadas

Conflitos percepções equivocadas
Para se tornar mais eficiente a resolução dos conflitos é importante identificar o potencial positivo que existe em cada situação. Para tanto, deve-se mudar a forma de interpretar o conflito. Uma das primeiras percepções que se precisa transformar é de entender o conflito como uma experiência negativa, erro ou falha no relacionamento. Pode-se entender que o conflito é resultado da diversidade, que poder ser utilizada para esclarecer uma relação, proporcionando novas maneiras de agir e pensar. Desta forma incentiva-se um comportamento construtivo.

De acordo com Rosa Perrella, consultora em gestão de pessoas, coach organizacional, palestrante e professora da IBE Conveniada FGV Campinas, transformar um conflito em um problema a ser resolvido, é uma atitude mental que não está disponível para os indivíduos no momento exato em que elas precisam. Trata-se de uma forma de enfrentar as coisas, que dependem dos valores das pessoas quanto das práticas organizacionais vigente no contexto gerencial. Resgatar a comunicação na empresa desde o restabelecimento interno de cada homem, que vem de uma matriz disseminada na família e na escola, que se fará presente em nas relações interpessoais.

Nas organizações, os conflitos se encadeiam e se multiplicam, e a sua ausência resultaria na estagnação dos processos sociais. No entanto, a real solução dos conflitos, sem proposições, permite a navegação dos indivíduos em seus quadros rígidos de suas crenças e valores de referência ao desenvolvimento de um potencial criativo, resgatando o progresso nas empresas que criam um cenário propício para novas soluções dependendo das atitudes e intenções da liderança.

Um dos objetivos dos pesquisadores contemporâneos da área de recursos humanos, é verificar suposições contidas nas teorias de Taylor, se dirigindo para os aspectos motivacionais de trabalho, que nos mostra que as pessoas não são motivadas apenas pela recompensa financeira, mas principalmente pelas questões afetivas, de respeito e sentimento entre as pessoas, independente de nível hierárquico e ou posição.

Rosa conclui afirmando que o enfoque gerencial, visto como uma rede de negociações se baseia em duas suposições, uma é o predomínio do conflito norteado pela hipótese de que o conflito não é patológico, outra o conflito e negociação. Assim podemos vislumbrar que existem várias maneiras de resolver os conflitos, ficando a prerrogativa de continuar buscando e conhecendo outras formas de pensar e agir, ampliando nossa visão diante dos avanços da complexidade humana.

Fonte: RAC
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