Como Formar Bons Lideres Na Corporacao.jpeg

Formar líderes é essencial para o sucesso de um negócio no longo prazo. Ter gestores familiarizados com os processos internos e cultura da empresa é uma forma de garantir que a organização permaneça competitiva.

Por isso, é muito importante que as atuais lideranças identifiquem e desenvolvam sucessores que possam assumir suas funções quando o momento certo chegar.

Mas como fazer isso? A tarefa não é simples, mas usar as estratégias corretas torna o caminho mais fácil. Para ajudá-lo nessa missão, separamos algumas das melhores práticas para a formação de líderes dentro de uma empresa. Quer saber mais? Acompanhe o post!

Analise o potencial de cada funcionário

Avalie o dia a dia e o crescimento profissional de cada membro da organização, a fim de identificar aqueles que têm mais aptidão para liderar.

Um erro comum nas empresas é considerar apenas habilidades técnicas. Ser bom no que faz é muito positivo, mas ter as competências comportamentais certas é fundamental para quem almeja ocupar um cargo de gestão.

Pessoas com potencial de liderança têm boa comunicação verbal e escrita, capacidade de inspirar os colegas, além de muita iniciativa e visão estratégica. Sem essas habilidades, o funcionário pode até ser um grande especialista em sua área de atuação, mas não será capaz de administrar uma equipe ou tomar as melhores decisões para o negócio.

Leve em conta a cultura da empresa

Não basta ter características de um bom líder: é preciso mostrar essa capacidade dentro do ambiente específico da empresa. Por isso, a identificação do funcionário com a cultura organizacional é um dos fatores-chave para decidir se ele servirá ou não como sucessor na alta gestão da companhia.

Por exemplo: em uma organização com forte apelo para sustentabilidade, alguém que não esteja engajado com esse propósito dificilmente será um bom gestor de equipes. Afinal, como uma pessoa que não se identifica com a missão da empresa vai inspirar seus subordinados a trabalharem por ela?

Uma forma efetiva de aumentar as chances de sucesso é ter foco nas pessoas certas desde os processos de recrutamento e seleção. Oriente o RH a fazer uma boa avaliação de perfil dos candidatos e dê preferência àqueles que se encaixarem melhor na cultura da empresa. Assim, haverá mais opções qualificadas na hora de formar os líderes que levarão o negócio adiante.

Promova oportunidades para o desenvolvimento da liderança

Para mostrar ou desenvolver habilidades de liderança, os funcionários precisam ser tirados da zona de conforto. Coloque os membros de sua equipe em situações incomuns e veja como eles se saem.

Deixar algumas decisões difíceis a cargo de um gestor em potencial pode ser uma ótima maneira de avaliar o comportamento dele em uma situação real de trabalho.

Outra boa estratégia é promover o job rotation, prática na qual o colaborador passa por diversas áreas da empresa por períodos pré-determinados. Líderes precisam ter uma visão geral do negócio para definir quais caminhos a empresa deverá tomar. Por isso, dar aos funcionários a oportunidade de experimentar várias atividades os ajudará a conhecer mais a fundo os processos da organização.

Apoie inovações e mudanças

Para formar líderes que garantam o crescimento da empresa, é preciso estimular a inovação desde os primeiros cargos da estrutura hierárquica. É difícil esperar soluções criativas de um diretor que nunca precisou entregar esse tipo de resultado quando atuava como analista, por exemplo.

O pensamento inovador é uma competência que se aperfeiçoa conforme o uso, portanto, não é interessante deixar futuros líderes se acomodarem com tarefas básicas. Faça-os sugerir mudanças, novas formas de trabalho e melhorias nos produtos da empresa. Escute as ideias dos colaboradores e procure apontar os prós e contras de cada uma delas.

Se a solução apresentada for boa, coloque-a em prática e dê crédito ao funcionário. Tudo isso motiva a equipe a sempre buscar inovação e entregar os melhores resultados, sabendo que será reconhecida por isso.

Essa atitude é benéfica em dois sentidos: desenvolve gestores criativos e os ensina a valorizar os seus futuros subordinados.

Estabeleça um programa de desenvolvimento de lideranças

Estruturar um programa de desenvolvimento de lideranças, com etapas e diretrizes bem definidas, é uma das formas mais eficientes de formar bons gestores. Dessa forma, a empresa evidencia aos colaboradores que é possível crescer profissionalmente dentro da organização, garantindo alta motivação em suas equipes de trabalho.

Medir resultados é a base para ter sucesso nesse tipo de programa. Por isso, estabeleça metas individuais e coletivas para os funcionários.

Também é importante contar com uma política eficiente de feedbacks. Mostre ao colaborador quais são seus pontos fortes e o que ele precisa melhorar, com base em seus resultados e na avaliação de seu perfil comportamental.

Essas medidas são valiosas não só para formar futuras lideranças, mas também para desenvolver o potencial de todos os funcionários da empresa. No final, apenas alguns serão gestores, mas todos se tornarão profissionais melhores.

Estimule a qualificação formal

Além de oferecer experiência prática no dia a dia de trabalho, é igualmente importante estimular que os funcionários busquem qualificação formal para desenvolver habilidades de liderança. Treinamentos e workshops são de grande utilidade, mas o mais indicado é procurar um MBA (Master of Business Administration).

Essa modalidade de pós-graduação tem foco no desenvolvimento de profissionais nas áreas de gestão de empresas e projetos. É a formação ideal para quem procura desenvolver a capacidade de negociação, a visão estratégica de negócios e outras competências essenciais para um bom líder corporativo.

Muitas empresas, inclusive, oferecem bolsas de estudos em MBAs para seus funcionários. Essa é uma ótima forma de investir na capacitação profissional da equipe e no futuro da organização.

Este foi o nosso guia de como formar líderes na sua organização. Faça um checklist com todas as estratégias que você aprendeu neste post e coloque cada uma delas em prática, sem deixar nenhum detalhe de lado. Com isso, você conseguirá identificar os futuros líderes que vão garantir o sucesso da organização por um longo período.

Gostou do post? Deixe seu comentário com suas opiniões e dúvidas. Será um prazer esclarecê-las para você!

REMOVER TODOS
COMPARE
0