Como Definir Objetivos Profissionais E Alavancar A Carreira.jpeg

A dinâmica atual do mercado de trabalho, pautada sobretudo pela tecnologia, ampliou as exigências para os profissionais. Independentemente de qual seja seu cargo e área, você terá de esforçar-se para acompanhar as transformações ininterruptas da atualidade e adquirir habilidades técnicas e comportamentais que garantam sua competitividade e crescimento. Além disso, nomes de destaque no mercado têm em comum a capacidade de saber definir objetivos profissionais.

Se você está insatisfeito com seu status profissional e acredita que pode alçar grandes voos, o primeiro passo é o planejamento. Embora tirar seus ideais do papel e torná-los realidade seja um grande desafio, somente assim você conseguirá trilhar o caminho do sucesso desejado sem perder o foco em cada objetivo.

Pensando em ajudá-lo a definir seus objetivos profissionais, este post traz 6 dicas para fazê-lo com eficiência. Acompanhe as próximas linhas!

1. Avalie suas características pessoais e perfil profissional

Antes de mais nada, é necessário que você faça uma autorreflexão sobre suas características pessoais, sentimentos, desejos e a maneira como você se relaciona profissionalmente com seus pares. Quais são seus hábitos e estilo de trabalho mais bem desenvolvidos? Que novas habilidades, tanto do ponto de vista técnico quanto de relacionamento interpessoal, você precisa adquirir?

Perguntas como essas são fundamentais para que consiga fazer uma radiografia fidedigna sobre você. A partir daí, caso tenha dúvidas sobre como proceder em seu crescimento profissional, é possível investigar algumas possibilidades de atuação, seja no seu emprego atual ou ao explorar novas áreas.

2. Defina objetivos profissionais claros e metas tangíveis

Uma vez que tenha analisado seu perfil profissional, é hora de definir seus objetivos e metas. Vale lembrar que “objetivos” são expectativas amplas, os pontos culminantes de sua autorrealização. Por isso, ao definir os objetivos é permitido sonhar. Mas lembre-se de que eles devem ser claros e plausíveis para que sejam atingidos.

Cada objetivo definido é permeado de um conjunto de metas a serem cumpridas. Ao desenhar suas metas, torne-as tangíveis e observe o que será necessário para garantir sua aplicabilidade. Essas metas envolvem dedicação, tempo, recursos financeiros, rede de contatos, mudança de endereço etc., e você deverá ser persistente e driblar a procrastinação para não perder o foco.

3. Crie um plano de ação com prazos para cada etapa

Uma maneira eficaz de transformar seus objetivos profissionais em realidade é criar um plano de ação, tal qual um plano de negócios.

Numa escala cronológica, você elencará seus objetivos profissionais e metas de maneira sistemática, conforme a ordem de prioridades. Para cada etapa, você definirá datas de início e término e as previsões dos recursos a serem despendidos (investimento financeiro, tempo etc.).

Se alguma etapa for muito extensa ou difícil de ser concluída, divida-a em micropassos. Dessa maneira, você ganha fôlego e motivação para avançar. Não se frustre caso sinta que demorará mais em algum ponto, pois você poderá ser flexível e modificar seu plano.

Uma vez desenhado esse plano, você terá em mãos um mapa que lhe dará condições de visualizar o quanto e de que maneira precisa caminhar em direção à autorrealização profissional. O mais importante é tirar as ações do papel e transformá-las em realidade.

Deixe seu plano de ação em algum local visível, de maneira que você consiga revisá-lo constantemente.

4. Inclua cursos de pós-graduação e atualização profissional

A educação continuada não pode ficar de fora de suas metas. Para crescer profissionalmente, ao definir seus objetivos profissionais, você deve olhar para sua experiência e verificar o que é necessário para que você se especialize ainda mais nas áreas que deseja ou julga imprescindíveis para sua escalada.

Por isso, invista em programas de pós-graduação, como cursos de especialização, MBA, mestrado e doutorado, os quais têm um peso importante em seu currículo. Além disso, procure aumentar sua capacitação profissional com cursos de curta duração, como extensão universitária, capacitação profissional, simpósios e masterclasses.

Além de abrilhantar seu currículo e aumentar seu peso no mercado, essas atividades são importantes para que você tenha contato com personalidades do mercado e novos profissionais, a fim de incrementar sua rede de relacionamentos.

5. Invista no seu desenvolvimento pessoal

Ao definir objetivos profissionais, você também deve incluir o desenvolvimento de habilidades interpessoais para conseguir interações mais fortes e gratificantes. Além disso, pessoas com amplas habilidades de relacionamento interpessoal sabem lidar com seus semelhantes de maneira construtiva e humanizada, o que é de grande valia ao conquistarem cargos de liderança.

Para ter destaque profissional, essas habilidades são essenciais, a fim de que você tenha inteligência emocional para lidar com situações adversas e, mais ainda, construir relacionamentos sólidos. Tornar-se uma pessoa admirada por colegas e departamentos hierarquicamente superiores também contribui para novos patamares na carreira.

6. Determine formas de ampliar seu networking profissional

Como dissemos, crescer profissionalmente inclui a ampliação de sua rede de contatos. Por isso, ao definir objetivos profissionais, você deve destacar maneiras em curto e longo prazo de construir um networking consistente. Ou seja, construir relações com pessoas do seu meio de atuação que agreguem valor ao seu trabalho e lhe deem visibilidade.

Habitue-se (e, se não for do seu perfil, aprenda) a utilizar as mídias sociais para aumentar essa visibilidade. Como estamos na era da produção de conteúdo, você pode explorar contas no Facebook, LinkedIn, Instagram, YouTube, entre outros canais, para ganhar seguidores e acelerar sua visibilidade.

Mas, antes de sair postando materiais, estabeleça, dentro de seus objetivos profissionais, como essas ações podem colaborar para seu networking e, consequentemente, sua carreira. Portanto, é mais uma meta a ser estabelecida. Se necessário, não hesite em contar com a consultoria de profissionais especializados.

Definir objetivos profissionais é um processo que exige escolhas e um exercício de autoconhecimento. Além disso, você precisa ter foco para não se desviar do caminho e equilíbrio psicológico para não se deixar levar por crenças limitantes.

Talvez a dica mais importante para avançar por essa estrada tortuosa rumo à autorrealização profissional seja encarar todo o processo com felicidade e vibrar com pequenos progressos. No futuro, você olhará para trás e verá o quanto suas mãos construíram.

Este conteúdo foi útil para você? Então, assine nossa newsletter e receba muitos outros posts relevantes para você impulsionar sua carreira.

REMOVER TODOS
COMPARE
0