Embora seja fundamental na gestão de pessoas, o feedback costuma causar desconforto tanto em quem aplica quanto em quem recebe. Isso acontece porque alguns profissionais enxergam esse momento como uma crítica sem fundamento ao seu trabalho, enquanto muitos gestores não sabem como dar feedbacks efetivos para seus funcionários.
É preciso ter em mente que o feedback não se trata de uma sabatina ou algo do tipo, e sim de uma avaliação de desempenho com o objetivo de desenvolver profissionalmente o colaborador. Durante a conversa, são apontados pontos fortes e fracos da pessoa, junto com orientações de como ela pode evoluir para entregar melhores resultados e crescer na organização.
Quando bem executada, essa prática cria uma relação de confiança entre o líder e o funcionário, fazendo com que ele se sinta mais valorizado e engajado com os propósitos da companhia. Pensando nisso, explicaremos neste post tudo o que você deve fazer para dar feedbacks úteis para a sua equipe. Ficou interessado? Confira a seguir!
Tipos de feedback
Existem basicamente dois tipos de feedback: o positivo e o negativo. Isso não significa que a conversa tenha que ter o mesmo tom o tempo todo. O ideal é que os dois tipos sejam mesclados para oferecer uma avaliação completa ao funcionário.
O feedback positivo tem foco nos pontos fortes do colaborador. O gestor deve destacar as melhores habilidades do profissional e dizer como seus esforços estão contribuindo para os resultados da empresa. Com isso, ele se sentirá importante para a equipe e motivado a continuar com o bom trabalho.
Já o feedback negativo trata dos pontos a melhorar. Também pode ser chamado de construtivo, já que as críticas devem vir sempre acompanhadas de orientações para que o funcionário melhore determinado resultado ou comportamento.
Muitos profissionais ficam contrariados quando têm suas falhas apontadas. Por esse motivo, o gestor deve se preparar com antecedência e ter muita sensibilidade nesse tipo de conversa. Para isso, conheça nos próximos tópicos as melhores dicas para equilibrar as críticas e os elogios durante o feedback.
Como dar feedbacks efetivos
Crie um clima favorável para a conversa
Tanto o gestor quanto o funcionário devem ter tempo para se preparar para o feedback. Por isso, agende o horário com antecedência e reserve uma sala tranquila, onde vocês possam conversar sem interrupções.
Também é importante que a reunião seja individual. Se o feedback envolvesse apenas elogios, não teria problemas fazê-la publicamente. No entanto, como também inclui críticas, não é recomendado fazer uma reunião na presença de outras pessoas. Isso poderia deixar o colaborador irritado e envergonhado, o que configura assédio moral.
Outra boa dica é procurar quebrar o gelo no início da conversa, assim como um bom vendedor faz com seus clientes. Pergunte sobre a família, sobre a piada que ele postou no Facebook ou algum outro assunto leve. Assim o funcionário relaxa, se torna mais receptivo, e o clima fica favorável para o restante do papo.
Seja claro e objetivo
Ao falar sobre assuntos profissionais, seja claro e objetivo. Elabore um roteiro com todas as informações que você deseja destacar e vá direto ao ponto, sem alongar demais a conversa.
A “técnica do sanduíche” pode ser uma boa alternativa nesse momento. Ela leva esse nome pois tem três fases, fazendo uma analogia com os ingredientes de um sanduíche:
- A base do pão: comece com um elogio, para deixar o funcionário confiante e satisfeito. Mencione projetos bem-sucedidos, habilidades de destaque e atitudes positivas que o profissional teve ao longo de sua trajetória.
- O recheio: é hora das críticas construtivas. Diga qual foi o erro, como ele prejudicou a equipe e o que o funcionário pode fazer para melhorar de agora em diante.
- O topo do pão: encerre a conversa em um tom positivo. Se possível, destaque mais alguma qualidade. Diga que acredita no potencial do colaborador e que, com alguns ajustes, ele pode crescer muito dentro da empresa.
Use frases na primeira pessoa
Usar frases na primeira pessoa dá um tom mais pessoal à conversa, fazendo com que o colaborador se sinta mais próximo de você. Isso o deixará mais relaxado para ouvi-lo atentamente e aceitar seus argumentos.
Seja cordial, respeitoso e jamais use expressões pejorativas ou depreciativas ao abordar pontos negativos. Lembre-se: a intenção do feedback não é apontar falhas ou culpados, e sim fazer com que o funcionário seja mais produtivo e cresça profissionalmente.
Use dados para embasar seus argumentos
Ofereça exemplos e dados concretos para reforçar sua opinião, tanto para elogiar quanto para fazer críticas. Caso contrário, o feedback fica vago e pouco relevante, já que o colaborador não fica sabendo exatamente onde acertou e onde errou.
Ao citar uma qualidade, relembre uma história real de quando essa competência foi útil para a equipe. Com isso, o profissional saberá que realmente está sendo notado e que seus líderes estão acompanhando de perto seu trabalho no dia a dia.
Na hora de abordar os pontos a melhorar, seja específico, dê exemplos do cotidiano e ofereça sugestões para ajudar o profissional a evoluir. No entanto, jamais faça comparações com colegas. Isso fará com que o colaborador se sinta inferior e perca o foco na conversa, prejudicando a qualidade do feedback.
Crie um plano de ação
O principal objetivo do feedback é encontrar soluções. Portanto, é essencial alinhar com o colaborador quais providências devem ser tomadas para que ele possa evoluir.
No final da conversa, indique cursos, comprometa-se a solicitar treinamentos e conte casos de como você agiu quando esteve na mesma situação que ele. Elabore estratégias concretas para ajudar o profissional a crescer e estipule prazos para que elas sejam concluídas. Desse modo, as orientações saem do campo da conversa e se transformam em ações realmente efetivas.
Saiba ouvir
O feedback é uma via de mão dupla, então é natural que o gestor abra espaço para o funcionário expor seu ponto de vista. Mostre-se aberto a ouvi-lo e a entender o lado dele. Esse pode ser um momento precioso para o líder identificar situações que não conseguia enxergar e detectar problemas crônicos na rotina da empresa. Com isso, além de valorizar o subordinado, o gestor tem a oportunidade de melhorar processos no ambiente de trabalho.
Agora que você já sabe como dar feedbacks efetivos para seus funcionários, que tal colocar tudo o que aprendeu em prática? Com essas dicas, temos certeza de que você alcançará ótimos resultados na gestão de pessoas da sua empresa!
Gostou do artigo? Deixe um comentário com suas dúvidas e opiniões! Estamos ansiosos para ouvir como você está se saindo na prática com seus feedbacks.