Importação

Como Contratar uma Empresa na Área de Comércio Exterior – O mercado tem exigido cada vez mais profissionais especializados em áreas específicas de atuação nas diversas áreas do mundo dos negócios. Sendo assim, surge uma dúvida no processo de contratação da empresa que irá cuidar das operações de importação e exportação da sua empresa. Qual a melhor forma na hora da contratação?

Sua empresa acredita na individualização da contratação? Ou seja, sua empresa gerencia particularmente a contratação, por exemplo, de uma empresa especializada em desembaraço aduaneiro, outra em agenciamento de cargas, outra em transporte rodoviário e em cada operação conta com um profissional diferente. Minha orientação é pela contratação de uma única empresa especializada em tudo. Isso mesmo, sua empresa deve contratar uma empresa que entenda o comércio exterior de ponta a ponta.

Para uma boa contratação de uma empresa especializada em assessoria e prestação de serviços na área de comércio exterior é necessário observar alguns pontos fundamentais que permitirão um caminho econômico, seguro, rápido, eficiente e transparente nas operações de importação ou exportação que sua empresa pretende realizar.

A empresa contratada deve obrigatoriamente conhecer todos os segmentos do comércio exterior para que uma boa assessoria seja prestada, auxiliando na compra e venda internacional, na formulação dos documentos inerentes ao processo, colaborando na melhor determinação do Incoterm, providenciando e justificando a melhor opção entre o frete aéreo, marítimo ou até mesmo rodoviário, estabelecendo com clareza a planilha dos impostos incidentes e desembaraçando sua mercadoria com segurança para um transporte rodoviário eficaz.

No comércio exterior as empresas necessitam de profissionais generalistas, que entendam o comércio exterior de ponta a ponta, e não de especialistas, que entendem apenas uma parcela de sua operação.

Neste sentido, fica mais fácil para a empresa contratante o gerenciamento de sua operação, tornando-se mais eficaz o controle e o monitoramento do cumprimento das obrigações de seu prestador, bem como uma padronização financeira sem surpresas, proporcionando o fechamento dos processos com mais agilidade, clareza e organização.

Existe uma diferença básica entre o profissional especialista e o profissional generalista. No comércio exterior as empresas necessitam de profissionais generalistas, que entendam o comércio exterior de ponta a ponta, e não de especialistas, que entendem apenas uma parcela de sua operação.

Faça o teste e siga essa dica. Sua empresa certamente terá um gerenciamento organizacional mais eficaz e um controle financeiro mais claro nas operações internacionais.

Uma empresa que conta com profissionais generalistas será capaz de lhe prestar um atendimento mais personalizado, ao passo que suas habilidades permitirão solucionar dúvidas e questões de sua empresa relacionadas ao comércio exterior mais rapidamente.

Para saber mais, leia o artigo ‘Porque você deve internacionalizar sua empresa e conquistar novos mercados‘ que escrevi anteriormente. Neste artigo eu explico as vantagens competitivas da importação e da exportação.

Renan Rossi Diez é aluno na Pós-graduação em Administração de Empresas e no MBA, ambos os cursos pela IBE Conveniada FGV Campinas. Atua na área de comércio exterior desde 2006 e, atualmente, é diretor na Intervip Comércio Exterior, empresa que presta serviços de assessoria e consultoria na área de comércio exterior.

Fonte: Super Empreendedores

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