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Como construir uma reputação impecável

Este texto faz parte da coluna da Plataforma Brasil feito especialmente para os leitores do Saia do Lugar.
Por: Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial.

Os dias de recém empreendedor ficaram no passado, assim como os raros contratos. A sua empresa cresceu, você amadureceu como empresário e os sonhos do passado se tornaram plena realidade.

Pela frente, o céu azul, repleto de oportunidades, e com forte potencial para a atratividade de capital.

Até aqui tudo perfeito e lindo, mas observe que de um desconhecido, você avança para se tornar em mais uma, dentre tantas outras referências, mas não menos cobrado por isso. Neste caso, alguns cuidados com a reputação são essenciais.

Vamos lá:

1. Torne a qualidade do seu trabalho, serviço ou produto, em algo que ultrapasse os clichês do senso comum, mas que seja perseguido como um valor econômico em si. Levado a sério, praticado, exigido e por isso remunerado;

2. Cumpra compromissos com pontualidade. Quando o atraso for inevitável, atue com antecedência, mas cuidando com rigor para que isso não se torne uma prática comum;

3. Empenhe e cumpra a sua palavra vigorosamente, mas jamais minimize a importância de firmar isto em contratos ou outros instrumentos formais. Ninguém é obrigado a confiar em você, portanto compreenda a necessidade da segurança jurídica;

4. Seja verdadeiro em relação à sua capacidade. Jamais prometa aquilo que não possa cumprir ou entregar, mas ao mesmo tempo nunca deixe de expor a totalidade do seu potencial empresarial;

5. Lute para ser sólido não apenas nas atitudes e na postura, busque solidez financeira, com uma gestão prudente e controle rigoroso;

6. Construa uma cultura que valorize a precisão de informações, fugindo completamente das generalidades;

7. Cobre o preço justo, nem mais, e nem menos do que realmente vale o seu serviço ou produto;

8. Seja organizado em tudo e dedique atenção especial para todos os conteúdos que serão apresentados ao público externo, sejam eles fornecedores, clientes parceiros ou órgãos oficiais e fiscalizadores;

9. Comunique-se sempre de forma clara, estruturada e simples;

Fonte: Empreendemia

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