Começo Carreira

Como avançar na carreira sem atrapalhar os colegas – Nem tudo na vida é uma questão de oito ou oitenta. É possível tomar café de manhã e de tarde, é possível gostar de tanto gatos como cachorros, e é possível buscar o equilíbrio entre avançar na carreira e ter um interesse genuíno em ser um bom membro de equipe.

Há pessoas que temem que a preocupação pelo sucesso dos colegas significa que elas se perderão na multidão e que isso interferirá na progressão das suas carreiras. Porém não é necessariamente verdade.

As ótimas equipes são compostas de boas pessoas — isto é, não é preciso escolher entre colocar-se em primeiro lugar e ser um excelente colaborador. Confira aqui três maneiras de como demonstrar as suas habilidades de liderança e, ao mesmo tempo, apoiar os seus colegas.

1. Construa confiança

A base de uma equipe forte é a confiança. Portanto, esforce-se para cultivar relações honestas com os seus colegas. Dizer a verdade — seja para compartilhar as suas falhas ou iniciar uma conversa difícil mas necessária — terá, simultaneamente, o efeito de destacá-lo e fortalecer as suas relações.

Por exemplo, imagine que a sua equipe participa de uma reunião de lançamento em que alguém da administração apresenta uma nova política da empresa. Quanto mais você ouve, tanto pior parece — e todo mundo na sala tem a mesma cara de confusão e descontentamento.

Seja você a pessoa que, no fim da reunião, pergunta de forma diplomática mas honesta: “Você poderia explicar um pouco mais como isso ajudará a organização como um todo para que eu possa entender como dar prioridade a essa iniciativa?”

Fazendo essa pergunta, você não está sendo mal-educado — está apenas pedindo esclarecimentos que beneficiarão toda a equipe e reconhecendo que a nova política obrigará à reorganização de outras responsabilidades.

2. Ofereça-se para as tarefas difíceis

Saia da sua zona de conforto e ofereça-se para realizar as tarefas difíceis que os outros não querem assumir — mesmo se existir a possibilidade de fracassar.

As pessoas não costumam gostar de colegas que tentam se sair bem fazendo apenas o necessário porque a sua contribuição é pouca. Por outro lado, elas admiram colegas que se arriscam para fazer o que os outros não querem.

Se você assumir tarefas difíceis, seja quando não há receita para o sucesso ou quando elas requerem um esforço ou tempo adicional, o seu chefe ficará impressionado. Você também estará ajudando os seus colegas por assumir a responsabilidade de realizar tarefas essenciais.

3. Seja responsável

Não é suficiente contribuir para os objetivos do departamento. Ser membro de uma equipe significa comunicar se você está ficando para trás, o mais cedo possível.

Digamos que você precisa entregar dados importantes de uma pesquisa para um projeto até sexta-feira, mas você não vai conseguir. A tentação pode ser não dizer nada, trabalhar horas extra e tentar conseguir terminar no prazo para que ninguém saiba que você não estava 100% no controle.

No entanto, se você não conseguir terminar, terá atrasado todo mundo em vão. Comunicar o seu atraso com antecedência pode permitir que os outros membros da equipe passem a tarefa para outra pessoa ou façam ajustes nas suas expectativas coletivas.

Comunicando o avanço do seu trabalho — mesmo sob o risco de “perder a face” — demonstra que você prioriza o sucesso do projeto e não a sua reputação. É um exemplo de comportamento desejável para membros de equipes e líderes.

É óbvio que você quer avançar na carreira, portanto, não sinta que precisa esconder esse desejo. Você foi contratado porque tem uma boa ética de trabalho e porque tem ambição. Contudo, na maioria dos casos, se você quiser avançar, terá de trabalhar bem em equipe, já que a colaboração é a maneira mais fácil de agregar valor.

Portanto, você não precisa escolher ou ambição ou trabalho em equipe para ter sucesso. Aprenda a praticar os dois, ou um dos dois, dependendo da situação. O seu futuro depende da sua habilidade de adaptar-se a cada situação.

Este artigo foi escrito por Jim Morris da The Daily Muse e foi legalmente licenciado pela rede de editoras NewsCred.

Fonte: Content Loop BR

REMOVER TODOS
COMPARE
0