Como atuar no varejo

Profissional da área comercial com experiência de 14 anos de mercado atuando para empresas como Souza Cruz, Kaiser, Green e Crocs. Especializado no atendendimento a demanda do varejo e na gestão do varejo. Seus ultimos trabalhos foram a implantação o sistema de expansão da marca Crocs através de lojas e quiosques exclusivos. Agora atua como consultor de varejo de moda. Mauricio escreve sobre vendas, marketing e empreendedorismo no seu blog http://www.mfcamacho.com.br/

1. Pela sua experiência, quais são as maiores dificuldades dos lojistas no Brasil?
Pode-se dizer que a gestão de uma loja é complexa, pois o lojista deve exercer diversas funções (vendas, marketing, compras, administração, recursos humanos, pós-venda, etc). Dentre estas funções muitas vezes uma que não é dada muita importância é a gestão de compras. Muitas vezes o lojista não está preparado para atender o fornecedor e a conseqüência são as grandes sobras em estoque. Para isto é importante se realizar pelo menos um planejamento de compra.

2. Qual a melhor referência no varejo nacional? Por quê?
No varejo brasileiro temos muitos empresários desenvolvendo um excelente trabalho. Em particular, vou citar como um dos exemplos a Livraria Cultura. Ela atua em um segmento altamente disputado, pois foi facilmente incorporado pela internet e grandes players entrarão na disputa e também o modelo de franquias deu certo e grandes redes têm obtido grande sucesso.  Apesar disto, ela consegue desenvolver um trabalho diferenciado de atendimento, gestão comercial, gestão de recursos humanos, logística, integração de sistema entre e-commerce e loja física e assim proporcionando uma experiência ao consumidor que se torna um fã de suas lojas.

3. Quais as vantagens e desvantagens de um empreendedor trabalhar com uma franquia?
As vantagens do modelo pré-formatado que as franquias apresentam é:

  • Facilidade de implantação da marca
  • Reconhecimento junto ao público consumidor
  • Transferência de conhecimento da franqueadora
  • Apoio na gestão do negócio

Pode-se dizer que dependendo das características do empreendedor é reconhecido alguns fatores como desvantagem:

  • Dependência do franqueador
  • Baixa flexibilidade de mudanças
  • Pouca autonomia

4. Mesmo pra uma loja que não vende pela internet, é importante a empresa ter uma presença digital?
A internet é uma realidade em nossa sociedade e uma forma de se comunicar com as pessoas. Mesmo uma loja que ainda não realize o comércio virtual ela pode conversar com os clientes usando ferramentas como links patrocinados, redes sociais, email marketing, etc. O novo consumidor interage muito mais com sua marca e sua empresa e participar deste processo pode ser um diferencial em seu negócio.

5. Quais suas dicas para os empreendedores que querem começar seu negócio no varejo?
Quem deseja ter um negócio no varejo, independente se for virtual, real, franquia, licença, outro formato, monte um plano de negócio como seu primeiro passo. Com ele em mãos corra atrás do seu sonho. Tenha claro que será uma tarefa árdua, mas apaixonante.

Fonte: Empreendemia

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