Para jovens talentos, a postura da TI da organização é decisiva na hora de aceitar um emprego. Confira dez coisas que o CIO pode implementar para atraí-los
Para manter sua empresa competitiva, é imprescindível contratar jovens talentos. Mas, para isso, sua organização precisa estar de fato competitiva, especialmente quando se fala em tecnologia. Ao decidir qual trabalho aceitar, os “millenials” pesam bastante a postura da TI de companhia.Aqui estão 10 coisas que os profissionais de TI podem fazer para atrair a Geração Y:
1.Forneça acesso a qualquer momento e qualquer lugar
Quase todos os especialistas que consultamos quando se trata do assunto observam que o principal ponto em que é preciso focar a fim de atrair e reter a Geração Y é em oferecer um ambiente computacional que opere a qualquer momento/em qualquer lugar. “Ative ferramentas corporativas que permitam que esses funcionários não tenham barreiras de trabalho em termos de horas trabalhadas ou localidade. Essa é a maneira que eless preferem trabalhar”, recomenda Paul Liu, CIO da empresa de serviços de TI Freeborders.
2. Apoie programas de BYOD
Para a maioria dos Millennials, os dispositivos móveis inteligentes não são apenas ferramentas de comunicação – eles também são símbolos de status, cuidadosamente escolhidos e onipresentes. Uma empresa que dita a escolha específica do dispositivo móvel será menos atraente para estes trabalhadores mais jovens, por isso deve-se trabalhar para implementar programas de bring-your-own-device que enfatizem a escolha pelos próprios funcionários proporcionando, ao mesmo tempo, segurança para os sistemas e dados da empresa.
“Flexibilidade de dispositivos é fundamental”, diz Phil Alberta, CIO da empresa de serviços de TI IPM . “A Geração Y gosta mais de trabalhar no mesmo dispositivo que compra enquanto consumidor do que em um dispositivo escolhido pela companhia”. Eles estão familiarizados com a forma como funciona o device, se sentem bem com ele e o enxergam como uma extensão de si mesmos – e não como mais uma ferramenta de trabalho. As empresas que adotam este conceito têm a oportunidade de racionalizar custos, aumentar o engajamento dos funcionários novos e de projetar uma imagem de negócio atraente e de vanguarda em relação a outros concorrentes.”
3. Implemente programas de BYOA – ou programas “BYO everything”
O modelo BYOD é um divisor de águas, mas os jovens do mercado de trabalho também querem trazer (ou talvez até mesmo construir) seus próprios aplicativos móveis, suas próprias redes sem fio, suas próprias nuvens privadas… você pegou a ideia?
4. Seja social
Os millennials são tão ligados a redes sociais como Facebook e Twitter quanto são com seus smartphones (e, claro, os dispositivos móveis permitem uso social). Eles vêem o valor social não só para uso pessoal, mas como forma de promover a marca da corporação, o atendimento ao cliente interno e a colaboração. Em vez de reprimir as redes sociais, a TI deve encontrar uma maneira de permitir a sua utilização segura e eficaz no trabalho.
5. Crie espaços abertos e dinâmicos de colaboração
Quando se trata de comunicação e colaboração interna, só o e-mail não basta para a geração Millenium. Eles estão acostumados com canais abertos que proporcionem a interligação fácil e gratuita. Há uma variedade de tecnologias que podem ser aproveitadas para fornecer este tipo de espaço de trabalho virtual, do Skype às redes sociais orientadas para os negócios.
6. Repense a segurança
Você poderia pensar que uma cultura de computação mais aberta exige uma segurança mais reforçada, o que é verdade até certo ponto. Mas isso realmente requer um pensamento diferente sobre segurança. “Do ponto de vista da segurança, trata-se de reavaliar ou redefinir que informação é fundamental para sua empresa e desenvolver métodos mais modernos para garanti-la”, indica Liu, do Freeborders. Será mais difícil do que nunca equilibrar produtividade e segurança, mas é um desafio com o qual o CIO deve se comprometer para criar um ambiente de computação mais moderno.
7. Jogue o jogo
Os trabalhadores mais jovens não só cresceram jogando videogames, mas também viram jogos de tecnologia integrados a softwares educativos desde que estavam aprendendo o ABC. Muitas aplicações corporativas que têm capacidades sociais embutidas também oferecem recursos de gamification. A TI deve trabalhar junto com a empresa para determinar onde a gamificação faz sentido e como melhor implementá-la e treinar os usuários sobre ela.
8. Forme uma parceria forte com os negócios
Trabalhar ao lado do negócio de maneira contínua, e não apenas em projetos pontuais. Os jovens Millenium esperam que a tecnologia esteja atrelada a cada processo de negócio, e que pode acontecer de forma eficaz somente quando os gerentes de TI e de negócios estão em sintonia.
9. Oferecer treinamento e estabelecer diretrizes sensatas
Abrir o ambiente corporativo de computação e concentrar-se nas mais recentes ferramentas certamente será um diferencial para atrair jovens talentos, mas tudo isso deve ser equilibrado com os principais interesses da empresa. Isto significa manter os níveis adequados de segurança e privacidade, o que implica no treinamento de todos os usuários finais sobre o que é aceitável e o que não é – não importa qual tecnologia está sendo usada ou quem está usando. Por exemplo, os usuários mais jovens, que estão acostumados a marcação pública de todos os seus movimentos em mídias sociais precisam ser lembrados de que, quando se trata de trabalho, adotar essas práticas não é o mais adequado.
10. Abra sua mente
Acima de tudo, o mais importante para o departamento de TI é estar aberto a novas ideias sobre tecnologia e como elas podem impulsionar os negócios .
Fonte: Information Week