Como Atingir Resultados Melhores Com A Gestao De Desempenho Dos Colaboradores.jpeg

De olho nas pesquisas, as empresas estão investindo cada vez mais na satisfação de seus funcionários para melhorar a produtividade do negócio. No entanto, não basta apenas colocar alguns sofás e videogames pela corporação e esperar que as melhorias sejam alcançadas como em um passe de mágica.

No post de hoje, vamos falar de como o setor de recursos humanos pode atingir melhores resultados com a implementação da gestão de desempenho dos colaboradores. Acompanhe.

O que é gestão de desempenho?

Herman Aguinis, um dos maiores acadêmicos da psicologia organizacional, define gestão de desempenho como o processo contínuo de identificação, mensuração e desenvolvimento do desempenho de indivíduos e times, além do alinhamento desse desempenho com os objetivos estratégicos da organização.

Ou seja, deve ser utilizada para melhorar a performance da empresa por meio do desempenho de seus colaboradores que deve ser medido levando em consideração os seguintes pontos:

  • o crescimento financeiro;
  • a satisfação dos clientes;
  • melhoria e inovação dos processos internos;​
  • aprendizado e crescimento dos funcionários;

Como implementar gestão de desempenho na sua empresa?

Melhorar a gestão de desempenho dos colaboradores é um desafio para toda a empresa. Por isso, listamos abaixo algumas ações para colocar em prática no seu negócio e aumentar a produtividade.

Trace os seus objetivos

Para saber o que a organização deve cobrar de seus colaboradores, ela precisa primeiro saber aonde quer chegar. Faça o planejamento empresarial e trace os objetivos a serem alcançados a curto, médio e longo prazo.

Após essa etapa, sente com o seu funcionário, avalie as habilidades e determine quais as funções e responsabilidades dele dentro daquele roteiro.

Conheça as suas prioridades

É claro que a ideia é crescer em todos os aspectos possíveis. Porém, nem sempre é uma meta que dá para ser alcançada. Portanto, elenque o que é prioridade para empresa, se querem melhorar a satisfação do cliente ou aumentar o faturamento.

Monitore o desempenho periodicamente

Para realizar uma gestão de desempenho eficiente, é importante que os gestores monitorem os resultados de maneira periódica. Essa prática melhora o contato da chefia com os colaboradores e permite que eles estejam sempre atualizados sobre a rotina da empresa, o que está funcionando, o que precisa melhorar, entre outros pontos.

Envolva os colaboradores

Os funcionários gostam de saber que a opinião deles é importante na tomada de decisões da empresa. Portanto, envolva-os nas discussões a respeito da gestão de desempenho.

Caso contrário, uma série de desconforto e incertezas sobre o rumo do trabalho, como a possibilidade de demissão, poderá afetar negativamente o ambiente corporativo, trazendo prejuízos à organização.

Capacite os gestores

Para que o programa de gestão de desempenho tenha sucesso, é importante garantir que os gestores tenham em mente a importância desse trabalho. Não é raro vermos projetos incríveis deixando de surtir o efeito desejado por que a chefia não dá a devida atenção.

Certifique-se então de que esse não seja o caso de sua empresa e capacite os gestores para que eles saibam aplicar a gestão na rotina das equipes que eles lideram.

Reconheça os seus talentos

Crie um programa dentro da empresa que promova o reconhecimento social daquele colaborador que foi destaque em algum projeto ou até mesmo no desenvolvimento de suas atividades diárias.

Faça isso enviando um e-mail para todos os funcionários a fim de encorajar a colaboração de todos no crescimento da organização. Além disso, pense em recompensas interessantes, como um jantar com acompanhante em um restaurante legal, uma viagem de um final de semana ou até mesmo um eletrônico.

Como melhorar o desempenho dos colaboradores?

Diversas pesquisas comprovam que colaboradores motivados apresentam melhores  desempenhos. Abaixo listamos algumas práticas simples para serem implementadas na sua empresa.

Deixe claro a função de cada colaborador

Cada colaborador precisa saber exatamente quais são as suas funções e responsabilidades, para evitar rusgas entre os colegas de trabalho.

Crie um programa de metas

As pessoas ficam mais motivadas quando sabem exatamente quais são os objetivos que precisam alcançar e principalmente, quando há algum programa de reconhecimento que converta em bônus financeiro.

Muitos trabalhadores se dizem desanimados, pois sentem que por mais que o seu trabalho tenha um impacto positivo na empresa, não há reconhecimento por parte dos gestores.

Capacitação e desenvolvimento

No mundo dinâmico que vivemos hoje, não há profissão que não exija estar em constante evolução. No entanto, muitos colaboradores se acomodam e deixar de realizar cursos ou frequentar palestras e workshops, pois precisam realizar investimentos financeiros.

A empresa que investe constantemente nas habilidades e conhecimentos de seus funcionários garantem a eficiência da equipe e o bom desenvolvimento do trabalho. Portanto, promova programas de capacitação ou financie cursos quando possível. Você verá o impacto positivo que isso trará para o seu negócio.

Valorize os seus talentos

Algumas empresas possuem regras que desvalorizam os seus funcionários, preferindo contratar novos colabores do que promover aqueles já estão lá e que desempenham um ótimo trabalho.

Passe a valorizar os talentos que já possui em seu empreendimento, além de uma promoção ser mais barata do que uma nova contração, os funcionários se sentem motivados ao perceberem que a empresa permite o crescimento interno e que existe um plano carreira.

Priorize a qualidade de vida

Garanta que o ambiente de trabalho seja agradável para os colaboradores. Revisite suas regras e veja se não são rígidas demais e se elas colaboram para que  a equipe se integre.

Para isso faça uma pesquisa de clima organizacional anônima, de preferência, para que ninguém fique inibido de falar o que realmente pensa e desenvolva ações com foco na qualidade de vida dos funcionários. Atitudes como essas, não geram impacto financeiro e auxiliam no aumento da produtividade.

Comunique-se com os seus funcionários

Abra um canal de comunicação em que o funcionário possa reclamar, sugerir e até mesmo elogiar a empresa.

É importante ouvir o que cada um tem a dizer, para isso estabeleça uma relação de confiança com os seus colaboradores onde eles se sintam à vontade para falar e não com medo de sofrer represálias.

Tenha um plano de carreira

Os funcionários querem sentir que estão avançando em sua carreira profissional junto com o crescimento da empresa, portanto, crie um plano de carreiras e estabeleça critérios objetivos.

Com isso, não esqueça de prever aumento de remuneração e benefícios cada vez que um colaborador subir um degrau na organização.

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