Como a Covid-19 fez com que as redes sociais mudassem

Redes sociais mudaram

As redes sociais mudaram. Conforme a Covid-19 se espalhou e começamos a nos direcionar para nossas vidas centradas no digital, desenvolvemos novas necessidades em nossos aplicativos diários. Para acompanhar a demanda, os gigantes da mídia social estão ocupados lançando novos recursos e ferramentas para seus usuários. 

Devido à pandemia, todos nós tivemos nossos hábitos digitais lançados para um loop. Até a forma como nos envolvemos nas redes sociais mudou, com os melhores horários para postar mudados e uma queda perceptível na atividade depois das 18h, quando as pessoas começaram a priorizar suas necessidades pós-trabalho.

Para acompanhar as novas características digitais da sociedade, os engenheiros de mídia social tiveram que trabalhar incansavelmente para lançar recursos mais eficientes e simples. Aqui está um resumo de como as maiores plataformas de mídia social giraram devido ao Covid-19.

TikTok contra todos

Se há um vencedor claro de 2020, é o TikTok, o aplicativo de compartilhamento de vídeo que teve mais downloads desde o início do surto da Covid-19. Em janeiro deste ano, o TikTok atraiu 22,2 milhões de visitantes únicos nos Estados Unidos. Esses visitantes quase dobraram em abril , quando a maioria dos cidadãos norte-americanos estava no meio de sua quarentena. Globalmente, o TikTok atraiu 315 milhões de visitantes únicos, tornando-o o trimestre mais baixado de qualquer aplicativo de redes sociais.

Há uma razão pela qual o TikTok também se tornou um fenômeno mundial. Com as pessoas se sentindo isoladas e ansiosas com a pandemia de quase um ano, elas estão se voltando para atividades que oferecem gratificação instantânea. A psicóloga Dra. Prerna Kohli explica como este formato pode encorajar o comportamento de busca por recompensa:

“O aplicativo é fácil de usar e o conteúdo não exige muito talento ou know-how ou mesmo alfabetização, permitindo aos usuários acessar todo tipo de público. É um curativo rápido para o seu tédio, onde suas ações são recompensadas em sua maioria e você recebe um condicionamento positivo para ser você mesmo. Ninguém está interessado na maquiagem que você está usando, apenas na mensagem que você está transmitindo”.

O sucesso de TikTok trouxe imitadores nas redes sociais

Ver essa aquisição da TikTok colocou pressão sobre outras plataformas dominantes para intensificar suas ofertas. No ano passado, Instagram, Snapchat e YouTube se esforçaram para recriar a mágica do TikTok. Os três aplicativos trabalharam muito nos últimos meses para desenvolver novos recursos inspirados no TikTok. 

  • Instagram Reels
    • O Instagram obteve sucesso quando pegou o modelo do Snapchat e o tornou melhor com as Stories. Agora, a plataforma do Facebook espera fazer o mesmo com o Instagram Reels. O recurso, lançado no início de agosto, é semelhante ao formato do TikTok: os usuários criam vídeos de 15 ou 30 segundos com música. Então, como está o desempenho? Bem, o New York Times chamou de “dud” e um pouco mais de um mês após seu lançamento, Instagram Reels teve que atualizar seus recursos devido ao descontentamento do usuário. 
  • Snapchat
    • A parceria pré-Covid-19 do Snapchat com o Warner Music Group foi inspirada pelo casamento de música e vídeo da TikTok. O aplicativo terá sua própria biblioteca de música para instantâneos, mas não lançará um feed de vídeo como TikTok ou Instagram Reels. Em agosto, o Snapchat testou seu recurso de emparelhamento de música / vídeo na Austrália e na Nova Zelândia. Sem atualizações sobre quando chegará aos EUA, no entanto.
  • Shorts do YouTube
    • O YouTube Shorts espera lembrar a todos quem é o rei dos vídeos. Shorts permitem que você crie vídeos curtos no aplicativo do YouTube e atualmente está em teste beta na Índia. Unique to Shorts é uma câmera de vários segmentos que permite aos usuários encadear vários vídeos. Como o TikTok, os Shorts terão uma biblioteca de música para escolher. Ao contrário do TikTok, os curtas só permitirão uploads de vídeos de 15 segundos.

Com a maioria desses recursos ainda em modo de teste e os Instagram Reels faltando apenas alguns meses para a data de lançamento, é difícil dizer se os recursos inspirados no TikTok vão permanecer.

O problema número um compartilhado entre os empresários hoje é encontrar, examinar, contratar e reter experiência.

As redes sociais mudaram
As redes sociais mudaram

O Facebook viu oportunidades para agilizar 

Quando se trata da resposta da Covid-19, o Facebook está no topo. O conglomerado viu uma chance de preencher alguns buracos do tamanho da Covid e implementar eficiências para tornar a vida digitalmente mais simples. Tirando uma nota do livro de Zoom, o Facebook lançou Rooms, um recurso de videoconferência que acomoda até 50 pessoas por sala. As salas não têm limite de tempo, podem ser promovidas via link nos feeds do Facebook para ajudar a aumentar o público e os usuários não precisam de uma conta no Facebook para usar o recurso.

Da mesma forma, as compras online dispararam durante a quarentena, e o Facebook procurou maneiras de melhorar sua experiência de compra no Instagram para os usuários. As marcas têm utilizado o formato visual amigável do Instagram para promover e vender produtos, no entanto, os usuários tiveram que deixar o aplicativo para fazer compras. Agora o Instagram oferece compras no aplicativo por meio de seu recurso Checkout , bem como opções de compra durante os eventos do Instagram Live Shopping . 

O Facebook também está usando sua propriedade do Instagram e do WhatsApp para agilizar entre os aplicativos. Em agosto, foi anunciado que os aplicativos compartilhariam uma plataforma de mensagens combinada . Atualmente, os usuários têm a opção de combinar o Facebook Messenger com a opção de bate-papo do Instagram, mas a fusão não será concluída até que o WhatsApp seja envolvido. 

As opções de transmissão e eventos ao vivo aumentaram nas redes sociais

Conforme nos acomodamos em nossas casas em tempo integral, o Zoom rapidamente se tornou a plataforma de referência para eventos, oferecendo opções que muitos aplicativos de mídia social não tinham. Como tivemos que descobrir maneiras inteligentes de nos encontrar e apresentar remotamente, também aprendemos como éramos limitados em opções que nunca teríamos pensado antes da Covid-19.

A mudança mais rápida foi quando o Facebook trouxe de volta seu recurso Live With em abril. A plataforma se livrou da opção de fazer uma transmissão ao vivo do Facebook com amigos em novembro, não prevendo o status do nosso mundo apenas alguns meses depois. Outra mudança rápida e simples que o Facebook fez foi permitir a visualização de vídeos e comentários do Instagram Live no desktop. Com mais pessoas utilizando o Live para eventos e reuniões, uma opção de desktop oferece aos usuários mais conveniência de visualização.

As pessoas também estão se conectando mais do que nunca em plataformas do Facebook. Entre fevereiro e março, o número total de mensagens aumentou 50% e os eventos do Instagram e do Facebook Live dobraram em uma semana. Além disso, as ligações em grupo aumentaram 1.000% em um mês. 

No entanto, os números escaldantes aumentados não são exclusivos apenas do Facebook. Entre março e abril, o streaming em geral quase dobrou e a indústria como um todo cresceu 99% . Foi Twitch, uma plataforma de streaming ao vivo para jogadores, que viu o maior crescimento de todas, com média de 1,645 bilhão de horas visualizadas por mês.

E quem sabe? Com o andamento de 2020, é provável que as coisas mudem novamente nos próximos meses e este artigo se torne obsoleto.

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