Coaching De Carreira Como Saber Se E Hora De Investir.jpeg

Muitas vezes, as pessoas estão insatisfeitas no trabalho, mas não conseguem reconhecer onde está o erro ou não sabem a quem recorrer para resolver o problema. Em outros casos, estão “ligadas no automático”, porque desempenham a mesma função há anos, o que contribui para a perda da motivação e da criatividade.

Por esses motivos, muitos profissionais precisam determinar objetivos para alavancar suas carreiras. Para isso, pode-se levar em conta: ampliar as áreas de atuação, destacar-se pensando na ascensão profissional, superar dificuldades na rotina de trabalho ou buscar novos estímulos e ideias com foco no crescimento da empresa.

Mas nem sempre eles sabem como atingir o resultado ideal — e é nesse momento que o coaching de carreira é essencial. Você sabe como funciona esse treinamento e como investir nele? Continue a leitura deste post para conferir a resposta a essas perguntas e deslanchar sua atuação profissional!

O que é coaching de carreira?

​Coaching de carreira é um método utilizado no mundo do trabalho que atua justamente nesse contexto, como uma orientação que pode auxiliá-lo a visualizar suas necessidades e seus objetivos, com foco em ações estratégicas que permitam destacar suas habilidades, apontando outros quesitos que o levem à reavaliação e, em um segundo momento, à ascensão profissional.

É importante ressaltar que um especialista em carreira não indica um único caminho a ser seguido pelo profissional, o seu trabalho funciona como uma espécie de norteador do cliente no sentido de potencializar os pontos fortes e eliminar ou minimizar seus pontos fracos.

O que considerar na hora de investir em coaching de carreira?

Que elementos devem ser levados em consideração para saber se é a hora de contratar um coach de carreira? Listamos 5 itens que podem ser avaliados como determinantes do momento ideal para procurar esse profissional. Vamos a eles:

1. Quer melhorar seu desempenho?

Há alguns anos você não investe em cursos de atualização ou qualificação e está se sentindo na famosa “zona de conforto”. Faz seu trabalho com zelo, diariamente, mas falta a você uma especialização, algo que o diferencie de outros profissionais e que sirva de estímulo para melhorar sua performance.

Algumas vezes, você sente que um ou outro funcionário de sua equipe tem uma visão mais ampliada do serviço, conhece todos os setores da empresa, o que faz você se sentir mal e defasado. Como coordenador de equipe, é até previsível que esse profissional tenha mais know-how que seus subordinados; pelo menos é o que se espera de alguém com um cargo de relevância.

É aí que entra a figura do coaching de carreira, que terá uma visão ampla do problema e poderá lhe recomendar algumas estratégias para que você melhore seu desempenho.

2. Quer conseguir uma promoção?

Com a livre concorrência entre as empresas e entre profissionais, conseguir uma promoção requer uma série de estratégias. Não basta gerar bons resultados para a corporação, destacar-se aqui e ali ou propor novas ideias para que a empresa cresça.

Uma promoção requer um conjunto de fatores positivos e realmente significativos para a corporação. É acertar várias vezes e até mesmo durante anos. É ser unanimidade, é convencer não somente uma pessoa, mas um grupo.

Conhecendo e vivenciando as práticas do ambiente profissional de seu cliente, é possível que o coaching de carreira saiba pontuar aspectos para que ele possa ser promovido mais facilmente.

3. Quer liderar melhor seus colaboradores?

Aos poucos, você tem percebido que está perdendo as rédeas de sua equipe. Está cansado, desmotivado e não está conseguindo reverter a situação. Como não está muito empolgado, essa mensagem é transmitida aos funcionários, que respondem à sua desmotivação com igual ou duas vezes mais desmotivação.

Resultado: o barco começa a afundar, e você passa a ser considerado um mau gestor. Nada do que fez no passado é lembrado, enquanto vivencia uma situação incômoda de mal-estar, por não se sentir digno de seu cargo. O incômodo passa a ser constrangedor e sua produção começa a ficar comprometida.

Esse é o momento ideal de procurar um coaching de carreira. Ele lhe fornecerá um treinamento específico, com foco em liderança e gestão de pessoas, para “levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima”.

4. Tem recebido feedbacks, mas poucos são positivos?

Diretores, supervisores, coordenadores e até mesmo seus funcionários têm questionado se você está enfrentando algum problema em casa? Provavelmente sua falta de motivação para as tarefas laborais esteja visível e seja hora de dar aquela guinada na vida profissional.

Se os elogios diminuíram, o momento é de reflexão. “Estou errando em que ponto? Venho trabalhar com prazer? Gosto do que faço? Estou dando o meu melhor? Meu chefe está satisfeito com meu desempenho? As pessoas têm percebido meu esforço? Ou meu desempenho está apenas ‘de acordo com as expectativas’?” As respostas para essas perguntas podem indicar que é tempo de mudança, de renovação.

O coaching de carreira faz uma análise profunda do seu momento atual e dos seus objetivos futuros. É um processo, e ele não é do dia para a noite. Geralmente, o especialista precisa de um feedback seu, de suas impressões e sentimentos com relação ao seu momento. A partir daí, pode traçar um plano de ação e recomendá-lo a você.

5. Foi demitido e não sabe que rumo tomar na carreira?

Ser demitido não é exatamente o projeto de vida da maioria dos trabalhadores, mas pode acontecer, especialmente em tempos de altos e baixos na atividade econômica brasileira. O melhor é manter a calma.

Nesse caso, algumas alternativas precisam ser postas na mesa, como a possibilidade de mudança na carreira. Em um mundo cada vez mais tecnológico, fica mais fácil encontrar novas oportunidades no mundo do trabalho.

O coach pode auxiliá-lo a investir em outras opções, se for o caso, ou se você não pretende mudar de ramo, ele pode dar suporte para melhorar sua qualificação, com base nos valores em que você acredita e em suas competências.

Como se vê, o coaching de carreira é um processo que ajuda as pessoas a agirem para atingir objetivos, metas e desejos. Não é somente destinado a profissionais com altos cargos, mas a qualquer profissional que esteja enfrentando dificuldades no mercado de trabalho.

Passado esse processo, de eficácia comprovada, é possível avançar positivamente sobre diversos pontos, como na relação com chefes e colegas de trabalho, no controle emocional e sobre a equipe, além de ganhos pessoais como autoconhecimento, autoestima e melhor administração do tempo.

Então, o que você pensa sobre o coaching de carreira? Que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais e estimular o debate?

REMOVER TODOS
COMPARE
0