Cinco passos para ser feliz profissionalmente

Cinco passos para ser feliz profissionalmente

Especialista dá dicas para quem quer aliar sucesso tanto na carreira quanto na vida pessoal

Decidir qual será a profissão, o objetivo da carreira e quanto da vida pessoal se está disposto a sacrificar para alcançar as metas são algumas das principais tormentas para quem está no início da caminhada profissional. Com as novas gerações, essas questões passaram a ser ainda mais complexas e ganharam o reforço da necessidade dos jovens de se realizarem também pessoalmente. Mais do que serem referência no mundo corporativo, eles também querem tempo para cumprir seus desejos particulares, seja com a família, amigos ou até mesmo sozinhos, o que gera desafios de gestão para as empresas e altera completamente os padrões de planejamento de carreira.

Nesse cenário, metas poucos claras são as principais vilãs para que os objetivos sejam alcançados nas duas áreas. Outro ponto que pode atrasar a concretização do sonho, a falta de disciplina também pode estagnar de vez carreira e vida pessoal.

A psicóloga e professora de Gestão de Pessoas da IBE Conveniada FGV, Eline Rasera, aponta que o principal ponto a ser levado em consideração é que a vida, assim com a carreira, é feita de escolhas e que elas são cruciais para o desenvolvimento. “Pode ser que você decida por motivos externos, mas a opção será sempre sua. É importante falar isso, pois tudo que acontecer será nossa responsabilidade, independentemente do resultado, destaca a professora.

Confira as dicas da especialista para quem quer passar longe da frustração profissional e pessoal.

1) Defina Datas

Estabeleça um período para nortear sua caminhada profissional. Avaliar-se, faz parte do processo. Uma das características de um bom gestor ou líder é a inteligência intrapessoal, que se trata da capacidade de refletir sobre si mesmo. “Você deve sempre avaliar: por que estou aqui? Que tipo de profissional eu quero ser? Essas respostas definirão a sua missão profissional e pessoal”, diz Eline.

 

2) Tenha metas concretas

Para definir metas, antes de tudo, é preciso saber onde se pretende chegar. “Não tem certo ou errado. As pessoas têm o direito de escolher o que querem, seja dinheiro, um cargo de liderança, um empreendimento ou tornar-se um técnico muito bom, mas é preciso saber o que quer. Outra estratégia interessante é criar metas curtas para alcançar as mais longas. Para tornar-se diretor, por exemplo, é necessário ter sido analista, supervisor, gerente, entre outros”, destaca Eline.

 

3) Identifique suas competências

A professora Eline Rasera alerta que para o fato de que a maioria das pessoas não sabe identificar suas falhas a tempo de corrigi-las, o que compromete o crescimento profissional. “A pessoa deve se perguntar: o que eu preciso desenvolver para alcançar esse objetivo? A partir de então, é preciso mapear competências, habilidades e atitudes. Aqui se exige a chamada inteligência emocional. Trata-se de desenvolver a consciência de que é necessário mudar algumas coisas para continuar avançando”, completa.

4) Crie um Plano de Ação

Nesse estágio, a prática não substitui a teoria. Disciplina e organização são fundamentais e o profissional deve listar tudo no papel. “Tudo deve ser escrito. Não adianta pensa ‘quero fazer tal curso ou tal profissionalização’. Você tem dinheiro para isso? A resposta não pode ser ‘ah, não pensei nisso’. Você deve ter tudo previsto, planejar cada etapa e o que será preciso para que cada uma se concretize”, afirma a especialista.

5) Ação

Com tudo planejado, é hora de agir, trabalhar muito e ver cada etapa se realizar no seu tempo. “Contudo, é muito importante saber se esse plano realmente te traz satisfação, caso contrário ele não valerá a pena e você será infeliz da mesma forma. Lembre-se: a escolha será sempre sua e os resultados também”, orienta.

 

Psicóloga e pós-graduada em recursos humanos pela Fundação Getulio Vargas, Eline Rasera possui especialização em psicologia organizacional pelo CRP (Conselho Regional de Psicologia), além de ser professora da IBE Conveniada FGV nos cursos de pós-graduação e MBA. Com mais de 20 anos de experiência em gestão de pessoas, já trabalhou em diversas empresas de grande porte e, atualmente, é sócia diretora da Anel Gestão de Pessoas e Coach pelo ICI (Integrated Coaching Institute).

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645