Liderança Estratégica Para Longevidade Corporativa Em Ambientes Dinâmicos
Módulo CEO FGV Internacional mediaX at Stanford University 2019

As recentes mudanças no mundo corporativo trouxeram à tona diversas possibilidades de iniciativas alternativas que, somadas às novas perspectivas de mercado e ao cenário de recessão político-econômico do país, tomaram proporção tamanha que passou a interferir na forma e nos hábitos diários, redefinindo a maneira de consumo e interferindo nas cadeias tradicionais do mercado.

Em um mundo hipercompetitivo, e com a disrupção dos negócios, muitos empresários e CEOs têm se perguntado sobre como movimentar a indústria onde a conjuntura atual aponta para um panorama de lento retorno ao crescimento.

No cenário onde a mudança é inevitável, mas a adaptação é alternativa, a sobrevivência no mercado, a retomada do crescimento e os lucros vão depender da maneira como o empresário / CEO vai encarar e responder a essas mudanças. É imperativo que as empresas brasileiras e latino-americanas estejam organizadas e preparadas para romper padrões e buscar a diferenciação e desenvolvimento em ambientes domésticos e internacionais cada vez mais complexos, frente ao concorrente.

Parceria que abre novos horizontes para os empresários
A IBE Conveniada FGV é uma das pioneiras no Brasil em trazer o estado da arte do pensamento contemporâneo das mais prestigiadas escolas de negócios do mundo, com professores que vêm das renomadas Universidade de Harvard e Universidade de Stanford, por meio do mediaX da Universidade de Stanford. O programa moldado nos EUA por essas grandes universidades vêm para o Brasil com assuntos do conteúdo discutido entre grandes empresários e com a mesma qualidade do corpo docente.

Abordagem de Ensino
O programa usará sessões de workshop, cases e sessões de discussão em pequenos grupos para introduzir conceitos de estruturas-chave e ferramentas analíticas.

Sobre o mediaX da Universidade de Stanford

O mediaX da Universidade de Stanford é um catalisador de parcerias setoriais e acadêmicas que analisa o impacto da tecnologia da informação sobre a sociedade, analisando como a relação entre pessoas e tecnologia pode ser intensificada, ampliada e aprimorada.

Enquanto programa de parcerias industriais do HSTAR Institute, o mediaX se define pela crença no poder da colaboração entre empresas e pesquisadores acadêmicos do campus e de todo mundo, aproveitando o enorme potencial dos programas acadêmicos de Stanford e se alimentando da coragem intelectual e das visões de suas organizações colaboradoras.

O mediaX é um fórum, uma incubadora de ideias e um arcabouço programático desenvolvido para estimular e apoiar iniciativas multidisciplinares de pesquisa. Sua missão é produzir novas ideias acerca de como a tecnologia afeta a vida das pessoas, como melhorar o design de produtos e serviços de modo a torna-los mais utilizáveis e como utilizar a tecnologia de forma inovadora nas áreas de educação, entretenimento e comércio.

Liderança Intelectual de Stanford:

 Robert Burgelman

O Dr. Robert Burgelman é Professor da Cátedra Edmund W. Littlefield de Administração e Ex-Diretor Executivo do Stanford Executive Program(SEP). Burgelman começou a trabalhar na Escola de Administração de Stanford como Professor Assistente em 1981. Obteve licenciatura em Economia Aplicada pela Universidade da Antuérpia (Bélgica), Mestrado em Sociologia e Doutorado em Gestão Organizacional pela Universidade de Columbia. Em 2003, a Escola de Administração da Universidade de Copenhague conferiu a Burgelman o título de Doutor Honoris Causa por suas contribuições ao estudo da inovação corporativa e empreendedorismo.

As pesquisas do Dr. Burgelman enfocam o papel da elaboração de estratégias na evolução das empresas. Mais especificamente, Burgelman estudou os processos de elaboração de estratégias adotados por empresas interessadas em adentrar novos negócios e abandonar empreitadas em curso, de modo a garantir a continuidade de sua adaptação.

O Professor Burgelman já fez parte do corpo docente da Universidade da Antuérpia, da Universidade de Nova Iorque, da Escola de Administração de Harvard (como Marvin Bower Fellow) e da Universidade de Cambridge (como Professor Visitante de Estratégia de Marketing e Inovação na Judge Business School). Foi eleito Fellow da Strategic Management Society e Fellow da Academy of Management. Publicou vários artigos em periódicos acadêmicos e profissionais de destaque, além de cerca de 145 estudos de caso sobre empresas e organizações de vários setores.

O Dr. Burgelman lecionou em programas executivos e liderou seminários para as altas diretorias de empresas de grande porte de todo o mundo. Também trabalhou nos conselhos de administração e conselhos consultivos de várias empresas de capital fechado.

 

 Martha G. Russell

A Dra. Martha Russell é a Diretora Executiva do mediaX da Universidade de Stanford e Professora Pesquisadora Sênior do Instituto de Pesquisa Avançada em Tecnologias das Ciências Humanas.

A Dra. Russell lidera alianças empresariais e pesquisas interdisciplinares do mediaX da Universidade de Stanford. Observando a interseção dos vetores pessoas e tecnologias em vários contextos e meios, a professora Martha estabeleceu iniciativas colaborativas de pesquisa em tecnologias de informação e comunicação e liderança tecnológica com agências nacionais e empresas de tecnologia.

Martha liderou uma das primeiras parcerias público-privadas nas áreas de microeletrônica, ciência da informação e tecnologias de fabricação organizada nos EUA. Enfocando o poder da visão compartilhada, a Dra. desenvolveu sistemas de planejamento/avaliação e prestou consultoria em âmbito nacional e internacional na área de inovação tecnológica para desenvolvimento regional.

A Dra. Russell estuda sistemas relacionais – entre pessoas, entre pessoas e suas marcas e organizações e sistemas de inovação. Através de visualizações baseadas em dados, seus estudos recentes analisam o ritmo da inovação e acompanham a evolução da inovação nas mídias digitais, tecnologias de aprendizado e tecnologias verdes. Utilizando dados socialmente construídos e mídias sociais, Russell aplica observações sobre capital relacional e análise de decisões a desafios corporativos, regionais e nacionais.

Liderança Intelectual da FGV:

Prof Pedro Mello
O programa é coordenado pelo Prof Pedro Mello. Mestre e Doutor em Economia pela Universidade de Chicago (EUA); especialista em Finanças e Economia, formado pela Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro; é professor concursado da USP/ESALQ e foi professor visitante da Universidade de Columbia (EUA). Possui também grande experiência no mercado financeiro (duas vezes diretor da CVM – total 6 anos -, diretor da BM&F, diretor técnico do IBMEC e vice-presidente do Pittsburg National Bank). Atualmente é Coordenador da Área Internacional do FGV Management.

Objetivos 

Liderança Estratégica para Longevidade Corporativa em Ambientes Dinâmicos

Este curso trata de Liderança Estratégica: definição da direção estratégica e gestão do processo de elaboração da estratégia. Desenvolver a capacidade de liderança estratégica de uma empresa é fundamental para sustentar a longevidade corporativa diante de mudanças mercadológicas cada vez mais rápidas.

Um dos principais objetivos do curso é aprimorar a capacidade de pensamento estratégico dos executivos seniores e fornecer estruturas para colocar suas experiências de liderança estratégica em perspectiva. O segundo objetivo principal é criar uma avaliação profunda sobre as principais tarefas de gestão estratégica da liderança associadas à criação e manutenção de uma visão e de uma estratégia corporativa, bem como o desenvolvimento da capacidade de liderança estratégica de uma empresa para garantir o sucesso a longo prazo.

O curso abordará questões substantivas como posicionamento estratégico, competência distintiva, vantagem competitiva, evolução da indústria e mudança estratégica, cultura e estratégia, competição no contexto global, inovação corporativa e transformação organizacional, entre outros.


A quem se destina 

CEOs, Presidentes de Empresas, Diretores, Sucessores e Conselheiros.


Certificação

O mediaX da Universidade de Stanford emitirá um certificado de participação.


Local

O programa será realizado na cidade de São Paulo – SP


Data

08, 09 e 10/07/2019.