CEO Insights: Victoria Werneck revela sobre suas expectativas econômicas

Economista Victoria Werneck fala sobre expectativas para 2022 e 2023 em evento online

A mestre em Economia, sócia-diretora da Recce Consultoria Econômica e Economista-Chefe da Icatu Seguros, Victoria Werneck explanou sobre suas expectativas econômicas a cerda de 200 altos executivos presentes no 37º encontro do grupo CEO Insights, organizado pelo IBE (Insitute of Business Education) e Conselho de Presidentes 5.0.

O evento, que aconteceu de forma online, foi realizado na manhã do dia 1º de dezembro, com o tema cenários para o Brasil em 2022 e 2023.

No evento, o presidente da Icatu Seguros, Luciano Snell, também mostrou dados do setor que pagou como indenização a morte por covid, 4 bilhões de reais, sendo 3 bi em só em 2021.

Somente os resgates da Previdência Privada somaram 140 bilhões de reais.

“Foi uma injeção de liquidez na sociedade brasileira em momento de incerteza e instabilidade a partir de um produto desenhado para longo prazo, mas que também serve para necessidades de emergência”, resumiu Snell.

 

 

O diretor acadêmico do IBE, professor doutor Stavros Xanthopoylos, apresentou o programa CEO, desenhado a partir das experiências, anseios e necessidades dos C-Levels do grupo CEO Insights, para ser compartilhado aos altos executivos do mercado.

A essência do programa é fazer com que os participantes possam se aprofundar em questões pertinentes à realidade brasileira e desenvolver uma visão analítica consistente, somada aos elementos de gestão de negócios.

“Para isso, combinamos palestras, discussões em grupo, exemplos reais da vida empresarial, exercícios em grupo e uma dinâmica troca de ideias entre palestrantes e participantes. Tudo isso em três módulos de cinco dias. Um tempo curto para se afastar da empresa sem problemas e, ao mesmo tempo, suficiente para se atualizar e se manter à frente dos acontecimentos”, adiantou Xanthopoylos.

Expectativas econômicas: projeções

Ao público presente, Werneck abriu suas projeções para o PIB, Selic, IPCA, IGP-M e taxa de câmbio para ano que vem e o próximo. Segundo Victoria, a economia melhora mas ainda opera em quadro de incertezas. “Incerteza política, incerteza remanescente sobre a evoluçã0o da pandemia e incerteza sobre o vigor da retomada da economia”, explicou ela.

No campo político, ela mencionou a volta de Lula ao jogo, o enfraquecimento do atual governo aliado a uma tendência de populismo, e a possibilidade de ter apenas um candidato de centro.

Como evolução da pandemia, a economista apontou o surgimento do ômicron, rumores de uma terceira onda e o questionamento da eficácia das vacinas. Por fim, e mais complexos, Werneck elencou cinco motivos principais para as incertezas econômicas.

“Desabastecimento de insumos, precariedade da oferta de energia elétrica, efeitos do alongamento da pandemia sobre a recuperação do nível de atividades, sobretudo de serviços, decisões de investimentos mais ousadas entravadas pela incerteza política e o horizonte curto e restrições à condução da política são eles”, destacou.

Expectativas econômicas: destaques 

Para ela, já a menos de um ano da disputa presidencial, o governo está completamente mobilizado com a reeleição. “A taxa oficial de inflação em 12 meses encontra-se em dois dígitos, a inflação de alimentos e de energia mais altas ainda, e a perspectiva de que a elevação da taxa básica de juros tenha de entrar em terreno claramente restritivo”, contou a economista.

A expectativas a cada dia mais pessimistas para o crescimento do PIB em 2022 e a “melhora” das contas públicas, propiciada pela aceleração da inflação provou-se mais efêmera do que se esperava. “A tão esperada folga fiscal para expansão de gastos primários provou-se muito menor do que parecia há poucos meses e o presidente espera recuperar popularidade com o Bolsa Família turbinado, o novo Auxílio Brasil”, disse.

Ainda segundo ela, a alta incerteza política e fiscal continuará a contribuir para a manutenção de uma taxa de câmbio depreciada, sem qualquer perspectiva de propiciar alguma ajuda ao combate à inflação.

Victoria Werneck também anunciou seu ponto e vista sobre os riscos do regime fiscal. “O governo acabou não resistindo à tentação de entortar as regras fiscais em vigor para abrir espaço para expansão de gastos no ano que vem”. De acordo com ela, duas linhas vermelhas estão sendo imprudentemente transpassadas, para viabilizar o Auxílio Brasil e outros programas que a coalizão governista reputa importante para seu desempenho nas eleições de 2022.

O evento é uma realização do grupo de CEO Insights, formado por alunos e ex-alunos do programa CEO FGV, em parceria com o Conselho de Presidentes. O encontro tradicionalmente aborda os cenários e expectativas futuras com a presença de executivos de todo o Brasil que integram o grupo – formado exclusivamente por C-Levels.

Para participar, é preciso participar do CEO Insights, ser convidado exclusivo deste grupo ou exercer cargo de alta liderança. A participação é autorizada mediante análise de perfil ou com anuência de membros do grupo.

O que é o CEO Insights

Criado em 2013 por ex-alunos do programa CEO FGV, é uma ação que reúne CEOs e altos executivos, cujo propósito é estimular o debate de interesses comuns entre os tomadores de decisão das principais empresas e organizações no Brasil. Com um intenso networking e troca de experiências, os encontros promovidos pelo grupo trazem temáticas em evidência no universo corporativo, pensadas para contribuir com a evolução do seu ecossistema.

O que é o Conselho de Presidentes

Por acreditarem na força da iniciativa privada para o desenvolvimento socioeconômico do País, o Grupo Bonsucesso e a Cenibra fundaram em 2010 o Conselho de Presidentes – CP. Com a missão de “Inspirar líderes nas decisões estratégicas através de aconselhamento mútuo e da troca de experiências”, o CP visa à maior competitividade e lucratividade das empresas, para que, por meio de uma atuação estratégica e comprometida com a sustentabilidade, façam a sua parte na construção de um mundo justo e sustentável.

 

 

 

 

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645