Ceo Insights 27 Sustentabilidade Professor Luiz Bueno

Por muito tempo a questão da Sustentabilidade foi tratada apenas como um acessório dentro da rotina de governos, corporações e até no nosso próprio dia a dia. No entanto, a relevância do assunto e a importância da sua aplicação vêm ganhando mais atenção, protagonizando muitos debates sobre o legado que deixaremos para as próximas gerações. Com essas preocupações em mente, a 27ª edição do CEO Insights veio com o tema Sustentabilidade – Plano para Contingências e Gestão de Riscos.

O evento aconteceu na quinta-feira, 21 de março, e reuniu na IBE Conveniada FGV de Campinas CEOs, presidentes e altos executivos de empresas de todo o Brasil, que puderam compartilhar suas experiências práticas, assistir a palestras de especialistas e participar de rodadas de discussão.

Luiz Fernando Bueno, Diretor de Sustentabilidade do CIESP Campinas (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), foi o primeiro palestrante do dia, e reforçou o conceito de que a Sustentabilidade deve envolver todos os níveis hierárquicos e atividades dentro de uma empresa. Ele ainda ressaltou que a mesma se faz pelo engajamento e convencimento, formando uma verdadeira rede com novas formas de relacionamento, na qual o foco passa a ser o stakeholder, ao invés do shareholder.

Palestrantes do 27º CEO Insights discutiram as melhores formas de aplicação da Sustentabilidade (Crédito: IBE Conveniada FGV/Divulgação)

O segundo a subir ao palco foi Haroldo Lemos, Presidente da SEAERJ (Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro). Sua apresentação relembrou a evolução da gestão ambiental das empresas desde os anos 1950 até o presente, deixou claro que o governo ainda tem muito a contribuir com essa mudança de mindset e reiterou a necessidade de um melhor diálogo entre os departamentos de Sustentabilidade e Finanças das empresas para que mudanças realmente efetivas aconteçam.

“As pessoas precisam entender que acabou a era da abundância, que agora estamos na era da escassez. Isso modifica completamente nossa visão do futuro e vai implicar, inclusive, em mudanças geopolíticas”, afirma Lemos.

A última palestra foi conduzida por Rodolfo Sirol, Diretor de Meio Ambiente da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), e abordou a questão da Sustentabilidade como driver estratégico de proteção e geração de valor. Ele mostrou como a empresa trabalha e aplica os conceitos de Sustentabilidade e como dar a atenção devida a esse departamento está diretamente ligado ao sucesso individual e, principalmente, coletivo de uma corporação.

“Dificilmente um profissional se torna CEO por conta de um histórico de sucesso em Sustentabilidade, mas ele provavelmente deixará de ser um caso não se preocupe com a mesma”. E, para ilustrar melhor essa constatação, relembrou casos ilustres de empresas consagradas, como British Petroleum, Volkswagen e Vale.

Evento reuniu altos executivos de grandes empresas brasileiras (Crédito: IBE Conveniada FGV/Divulgação)

Após as três apresentações, os palestrantes retornaram ao palco para um debate com participação da plateia, no qual puderam trocar mais experiências e responder questionamentos sobre suas respectivas áreas de atuação.

“Como os palestrantes ressaltaram, muitas empresas pequenas não têm capital para investir em uma área voltada para a Sustentabilidade. Fica inviável para as micro e pequenas empresas, por conta do custo – a Sustentabilidade no Brasil ainda é cara. Eventos como esses proporcionam muitas ideias e discussões para a consultoria que presto para empresas”, afirma o participante Stenio Souza.

A próxima edição do CEO Insights já está agendada para o dia 13 de junho de 2019 e trará como tema principal Startups.

O que é o CEO Insights

Criado em 2013 por ex-alunos do programa CEO FGV, é uma ação que reúne CEOs e altos executivos, cujo propósito é estimular o debate de interesses comuns entre os tomadores de decisão das principais empresas e organizações no Brasil. Com um intenso networking e troca de experiências, os encontros promovidos pelo grupo trazem temáticas em evidência no universo corporativo, pensadas para contribuir com a evolução do seu ecossistema.

Sobre a IBE Conveniada FGV

A Fundação Getulio Vargas, fundada em 1944, é reconhecida como a melhor escola do Brasil para preparação de executivos. A IBE Conveniada FGV começou sua trajetória em 1996, e hoje é a mais completa rede de escolas de negócios FGV do interior paulista. Já formou mais de 35 mil executivos no Brasil e no exterior, e diferencia-se pelos programas Top da FGV, com unidades nas cidades de Americana, Campinas, Jundiaí e Piracicaba.

Conheça os cursos oferecidos pela IBE Conveniada FGV: http://www.ibe.edu.br/

REMOVER TODOS
COMPARE
0