Cenário de crise aumenta procura por Consultoria Empresarial

CENÁRIO DE CRISE AUMENTA PROCURA POR CONSULTORIA EMPRESARIAL

Com a inflação em alta, reajustes inesperados de preços e aumento da carga tributária, o cenário econômico brasileiro enfrenta uma crise que está afetando todos os setores do país. Diante disso, as empresas estão mais atentas e buscando cada vez mais a consultoria empresarial.  “Algumas empresas já administram o que podemos chamar de crise, outras preveem que entrarão em um período de turbulência. Por outro lado, temos empresas ou mesmo investidores que buscam identificar no atual período boas chances de investimentos e de diversificação de negócios”, explica Jorge Carlos Bahia, do Grupo Bahia, Kosio & Associados.

Entre os trabalhos mais solicitados estão a revisão de planejamento, identificação de possibilidades relacionadas a ampliação de benefícios, formas de melhor  administrar  conta corrente tributário, estudos voltados a racionalização de aspectos logísticos da operação bem como de redução de custos e despesas  operacionais.

Para Jorge Bahia, a primeira atitude para a empresa tomar é a tranquilidade na análise do momento econômico e financeiro.  A análise deve ser criteriosa com base em todos os documentos que suportaram projeções, investimentos pesquisas de mercado, entre outros.  Com essas informações em mãos deve-se partir para a análise macro mercadológica, ou seja, a posição atual do negócio com relação ao mercado de atuação considerando todas as variáveis do momento. “É sabido, e torna-se fato de identificação certa que custos e despesas operacionais aumentaram. Tivemos aumento de preços de energia, combustível, transporte/frete, teremos aumento de impostos, enfim, temos ai muitas variáveis que certamente serão impactantes na análise, impacto esse infelizmente negativo. É como se já começássemos o jogo em desvantagem com o aumento de custos e despesas”, afirma Jorge Bahia.

Como alternativa à situação, a Institute Business Education-IBE propõe a InterSector Alliance, um modelo de gestão inovador em todo o mundo que promove o desenvolvimento sustentável através da aliança entre três setores: empresarial, governamental e terceiro setor.

Para o presidente da IBE Conveniada FGV, Heliomar Quaresma, no pensamento contemporâneo, as políticas públicas precisam ser geradas na ideia de sustentabilidade, que se alicerça em um pensamento sistêmico de integração do desenvolvimento econômico com justiça social, preservação e restauração ambiental, com respeito, valorização e ampliação dos bens culturais tangíveis e intangíveis das cidades e comunidades.

Após a análise preliminar já indicando o aumento de gastos, a empresa deve abrir seu leque de alternativas que devem estar contempladas nas análises e planejamentos originais, ou seja, é muito importante que na execução de planos estratégicos, orçamentos, planos de negócios e outras formas de acompanhamento da operação que a empresa e os seus gestores tenham planos alternativos, pelo menos para tópicos considerados fundamentais no dia a dia do negócio.

Adaptado: Panorama de Negócios.

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645