Programa De Gestão Pública
Programa de gestão pública

Vamos falar sobre a importância das mulheres no mundo corporativo, inclusive em cargos de liderança, além de dar algumas dicas valiosas para quem quer mostrar a que veio e se destacar no mercado de trabalho. Continue a leitura e confira!

Por que é tão importante que o mercado de trabalho valorize as mulheres?

Hoje se sabe que, para as empresas — independentemente de seu perfil e segmento de atuação —, investir em uma política de contratação de talentos diversificados, tanto do ponto de vista de gênero quanto de faixa etária ou tipo de formação intelectual, é uma experiência altamente enriquecedora.

Entre as diversas vantagens que esse tipo de postura pode trazer para a companhia — pensando mais especificamente na contratação de mulheres —, podemos listar:

• Melhoria da imagem no mercado, que passará a ver uma empresa que valoriza a sua força de trabalho sem fazer distinção de gênero;
  • Aumento da produtividade ao reunir e respeitar as diferentes habilidades e características inerentes a cada grupo;
  • Existência de uma multiplicidade cultural, com maior riqueza de ideias, iniciativas e argumentações.

Como a mulher pode valorizar o seu perfil no mercado de trabalho?

Agora daremos algumas dicas valiosas para quem quer colocar esse projeto de crescimento profissional em prática com sucesso. Vamos lá?

Aprofundar o autoconhecimento

Conhecer as próprias potencialidades e limitações é essencial para que as mulheres consigam definir seus objetivos pessoais e de carreira profissional e, a partir daí, desenvolver a autoconfiança necessária para colocá-los em prática.

Para isso, uma boa dica é buscar um serviço de coaching para mulheres, que tem como foco auxiliar as profissionais a desenvolver uma postura para vencer os obstáculos e mostrar a sua força no mercado.

Desenvolver um bom networking no ambiente corporativo

Durante o dia a dia de trabalho é muito comum — especialmente em áreas de atuação consideradas mais “masculinas” — que as mulheres tenham menos voz no momento das decisões mais importantes da empresa.

Diante de situações como essa, principalmente para mulheres que ocupam cargos de liderança, o estabelecimento de relações estratégicas no mundo corporativo é imprescindível para que elas possam se destacar e construir uma postura que demonstre autoridade e confiança.

Além disso, tais conexões também são indispensáveis para garantir futuras oportunidades na carreira. Afinal, esses colegas de trabalho poderão apontar suas potencialidades e divulgá-las ao mercado.

Ampliar a formação superior

Sabemos que o diploma de graduação deixou de ser um diferencial no mundo corporativo para se tornar um pré-requisito para quem quer conquistar a tão sonhada vaga em sua área de atuação. Por isso, o investimento constante na formação superior é tão importante para profissionais de todos os segmentos.

Para as mulheres que já ocupam ou que desejam conquistar cargos de gerência, investir na continuação de sua formação é mais uma forma de mostrar a sua relevância como profissional e garantir um bom diferencial para o currículo.

Aqui, podemos destacar as pós-graduações e os cursos de MBA (Master of Business Administration) que têm uma grade curricular mais voltada à rotina empresarial e são indispensáveis aos profissionais em posições de liderança.

Investir em cursos complementares

Já que o assunto é complementar a formação e aquisição de novos conhecimentos, não podemos deixar de lado outras iniciativas bastante interessantes que, além de garantirem um diferencial para o currículo das mulheres que buscam mais destaque na carreira profissional, são excelentes formas de ampliar o networking. Veja alguns exemplos:

• Cursos de idiomas e de informática com aprendizado de softwares mais utilizados na profissão;
  • Cursos livres de curta duração ou de extensão;
  • Eventos relevantes para a carreira, como palestras, congressos e workshops.

Com a valorização do papel da mulher no mercado de trabalho por parte das empresas, é possível chegar a uma cultura organizacional que preza pela diversidade entre as equipes e valoriza a capacitação dos colaboradores, exaltando suas competências.

Se você gostou deste post e também acredita que uma formação de qualidade é um dos pontos primordiais para quem busca traçar uma carreira profissional de sucesso, aproveite para entrar em contato conosco e conheça os cursos de curta duração, MBA e pós-graduação oferecidos pela IBE Conveniada FGV!