Brincadeira no trabalho tem limite

Brincadeira no trabalho tem limite

Claudeci Junior | TODODIA Imagem
Professora da IBE Conveniada FGV, Ida Fernandes. Claudeci Junior | TODODIA Imagem
Professora da IBE Conveniada FGV, Ida Fernandes
“É preciso encontrar um ponto de equilíbrio”, afirma Ida Fernandes
Em piadas no Facebook, costuma-se dizer que “a zoeira não tem limites”. Mas, ao contrário da afirmação, em um ambiente de trabalho especialistas defendem que o limite não só existe, como ultrapassá-lo pode ser prejudicial à carreira. Apesar disso, é indicado ter uma postura bem humorada e positiva.
De acordo com Ida Fernandes, especialista em gestão de pessoas e professora da IBE Conveniada FGV, profissionais que costumam ser engraçados e contar piadas devem se atentar ao ambiente em que estão inseridos. “Depende muito do segmento. Algumas áreas são mais abertas a esse tipo de postura, como comunicação e vendas. Em outras, mais sérias, é preciso ter cuidado para não passar uma imagem de uma pessoa que talvez não esteja em condições de assumir compromissos mais importantes. Isso pode dificultar o crescimento dentro da empresa”, explicou.
Ida afirmou que os profissionais não devem deixar de ser eles mesmos, mas têm de se adaptar. “É preciso encontrar um ponto de equilíbrio”, disse.
A professora destacou que algumas pessoas tentam aumentar a socialização com colegas de trabalho por meio de piadas e brincadeiras, mas, quando isso é feito de maneira exagerada, “o tiro pode sair pela culatra e afastar os colegas”.
SABER DOSAR
O assistente de vendas Paulo Carneiro, 22, que trabalha em uma empresa em Nova Odessa, é conhecido pelo bom humor, mas acredita que sabe dosar bem.
“O relacionamento (com os colegas) é muito bom e sou bem aceito. O clima fica mais leve e descontraído, até mesmo em momentos de maior estresse”, explicou Carneiro.
Segundo ele, essa característica é algo que o acompanha dentro e fora do trabalho. O assistente defende que isso auxilia na hora de conhecer pessoas, já que o contato ocorre de maneira mais natural e agradável.
Na análise da professora Ida, o bom humor é interessante para tornar o ambiente de trabalho mais leve. “As cobranças e a pressão no ambiente de trabalho estão cada vez maiores, então, é importante quebrar isso”, afirmou.
Dicas para o ambiente de trabalho:
– O que nunca fazer:
Contar piadas preconceituosas e fazer brincadeiras “de mão” (que possam sujar, expor ao ridículo e até machucar colegas de
trabalho).- O que fazer às vezes:
Contar piadas que não ridicularizem o colega nem atrapalhem o ambiente de trabalho e exibir vídeos engraçados.

– O que fazer sempre:
Ter bom humor, ser animado e descontraído, encarar os problemas de forma positiva.

Fonte: Ida Fernandes, especialista em gestão de pessoas

Fonte: http://portal.tododia.uol.com.br/_conteudo/2015/06/caderno/especiais/77970-brincadeira-no-trabalho-tem-limite.php

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645