Benchmarking

Benchmarking – Surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa, como corrigir um problema empresarial. A necessidade de oferecer alta qualidade com baixo custo e assumir uma posição de liderança no mercado onde atua.

É preciso vencer os paradigmas dos processos. Foi empregado por primeiro pela XEROX para enfrentar o desafio competitivo japonês dos anos 70. Isto desperta o desejo de ser o melhor dos melhores.

É o estudo que compara o desempenho  e a excelência com a concorrência, objetivando uma posição de liderança e qualidade.

Estes  estudos devem identificar serviços e processos de outras empresas, ou setores da própria empresa, avaliar como tais resultados são obtidos, e incorporar tal conhecimento, quando aplicável á seus processos e serviços.

A competitividade mundial alimentou acentuadamente nas últimas décadas. Sempre que uma organização esteja planejando, ou sofrendo, grandes mudanças em suas estruturas ou em suas operações, o benchmarking, se torna necessário, pois as informações precisam ser o mais correta possível para se reformular a organização.

Uma empresa precisa  aplicar o benchmarking porque deseja atingir uma capacidade competitiva de nível internacional, e assegurar a sua sobrevivência no mercado globalizado.

A identificação das melhores empresas do mercado esta sendo feita através do colhimento de informações de empresas líderes. Ele examina múltiplos setores, em busca de práticas inovadoras, não importando qual a sua fonte.

Essa perspectiva ampla de estabelecimento  das expectativas de desempenho é o objetivo máximo do processo de benchmarking. É na escolha  de metas é que se verificam as soluções que podem ser de curto prazo ou de longo prazo, mas de resultado eficaz comprovado na pratica pela pesquisa.

O objetivo é identificar os fatores de importância critica para  a vantagem competitiva, definir medidas de excelência para capitar essas questões e de detectar empresas com, um alto desempenho em atributos medidos. Podemos então procurar  as práticas e os papéis que leva á excelência.

Robson Paniago é doutor em Ciências Empresariais pela Universidad Del Museo Social Argentino, mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – SP e Graduado em Administração pela Universidade São Marcos – SP. Atualmente é professor da IBE Conveniada FGV.

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