Bolsa De Valores

Se você acompanha algum tipo de noticiário, com certeza já ouviu falar sobre ações e bolsa de valores.

Movimentando mais de R$ 25,9 bilhões por dia em 2020, a B3, bolsa de valores brasileira, é a maior da América Latina.

Neste artigo, mostraremos um pouco mais sobre sua história e estrutura.

Confira!

Sobre a Bolsa de Valores B3

A bolsa de valores brasileira foi criada em 23 de agosto de 1890 com o nome Bolsa Livre. Após seu fechamento em 1891 e reabertura em 1895, foi renomeada para Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo. Já em 1935, a bolsa passou por uma reformulação e adotou o nome Bolsa de Valores de São Paulo, mais conhecida como Bovespa. Em 2008 se fundiu à Bolsa de Mercadorias e Futuros, mudando o nome para BM&F Bovespa.

Em março de 2017, foi rebatizada para B3 S.A – Brasil. Bolsa. Balcão., quando as atividades de bolsa de valores, commodities e futuros da BM&FBOVESPA foram combinadas com as atividades da Cetip, prestadora de serviços financeiros para o mercado de balcão organizado.

Esta combinação consolidou a posição da empresa como uma infraestrutura de mercado financeiro e permitiu-lhe estender a gama de serviços e produtos oferecidos aos clientes, criando eficiências para a empresa e para o mercado.

A companhia está sediada em São Paulo e possui unidades no Rio de Janeiro e Alphaville, Brasil.

Também possui escritórios de representação em Nova York (EUA), Londres (Reino Unido) e Xangai (China) para apoiar os participantes do mercado local em atividades com clientes estrangeiros e relações com reguladores e para disseminar seus produtos e práticas de governança para potenciais investidores.

A B3 é uma companhia aberta com o símbolo B3SA3 no segmento premium de listagem do Novo Mercado para empresas comprometidas com os mais elevados padrões de governança corporativa. Suas ações são acompanhadas pelos índices Ibovespa, IBrX-50, IBrX e Itag, entre outros.

Produtos e Serviços

Nos mercados de produtos negociados em bolsa, a B3 desenvolve, implementa e opera sistemas e serviços de negociação e pós-negociação (compensação e liquidação) para ações, derivativos financeiros e de commodities, títulos de dívida do governo federal, entre outros.

Ela fornece um serviço de listagem e atua como um depositário central de valores mobiliários para os ativos negociados em seus ambientes. Também oferece serviços de licenciamento de software e índice.

A sua atuação nestes mercados exige um investimento constante em infraestrutura tecnológica, bem como o controle e gestão dos riscos inerentes a estas atividades, de forma a garantir o seu funcionamento com eficiência e segurança.

Para os produtos não cotados e negociados bilateralmente no mercado de balcão, como instrumentos financeiros emitidos por bancos e derivativos customizados, o B3 oferece a infraestrutura para o registro dessas negociações pelos participantes do mercado.

Além disso, por meio de sua unidade de financiamento de veículos e imóveis, a companhia oferece produtos e serviços que agilizam a análise e aprovação de crédito local, tornando o acesso aos financiamentos mais fácil, rápido e seguro.

A par da excelência operacional, tecnológica e de gestão de riscos, a B3 potencializa a dinâmica dos mercados que gere através da inovação e do desenvolvimento de produtos, bem como de programas educativos para o público em geral.

Compromisso com a sustentabilidade

Como organização que está no centro do mercado de capitais, tem o papel de promover as melhores práticas de sustentabilidade junto dos seus stakeholders e de disponibilizar produtos e serviços ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa) para apoiar os seus clientes nesta transição.

A ambição estratégica é conectar a sustentabilidade com o negócio, alavancando os objetivos estratégicos da B3 e promovendo um ambiente de negócios resiliente alinhado com as melhores práticas ESG.

Em sua estrutura de governança, a empresa possui:

  • Comitê de Sustentabilidade: presidido pelo CEO, composto por vice-presidentes e um membro externo, responsável pela orientação estratégica.
  • Departamento de Sustentabilidade: responsável pela gestão do tema no dia a dia.

A B3 possui uma Política de Responsabilidade Socioambiental aprovada pelo Conselho de Administração em 2013, que está alinhada aos seus princípios estratégicos e visa formalizar e orientar as diretrizes de atuação no tema.

A contribuição da B3 para soluções de combate às mudanças climáticas e seus efeitos na sociedade também se expressa em iniciativas diretamente relacionadas à operação da empresa, que adota medidas para identificar, gerenciar e reduzir os impactos ambientais decorrentes de suas atividades.

Diversas iniciativas são desenvolvidas, entre colaboradores e estagiários, para estimular o uso consciente de água, energia e papel. Resíduos sólidos também são gerenciados, incluindo resíduos eletrônicos e emissões de gases de efeito estufa.

Bolsa de valores – inventário

A B3 realiza um inventário de suas emissões de gases de efeito estufa e responde ao questionário anual do CDP (antigo Carbon Disclosure Project) desde 2009. Desde 2010 é auditado externamente e o documento está incluído no Registro Público do Programa Brasileiro GHG Protocol. O inventário é um pré-requisito para participar do ICO2.

Além disso, a Bolsa compensa suas emissões que não podem ser reduzidas, desde 2013.

Em 2019, a B3 aderiu ao Programa de Compromisso do Clima, uma plataforma que conecta empresas que desejam compensar suas emissões por meio de projetos em todo o Brasil, que geram ações ambientais e sociais positivas.

Na vertente social, a B3 respeita as relações internas e externas e promove os Direitos Humanos, aposta em atrair e reter talentos, incentivar a procura da melhoria da qualidade de vida e desenvolver os seus colaboradores.

Estimula agendas de diversidade, inclusão e equidade de gênero e incentiva o trabalho voluntário, de acordo com a Política de Voluntariado B3. A empresa também aposta na promoção de boas práticas sociais em toda a sua cadeia de valor e na promoção do investimento social privado, através do B3 Social.

Bolsa de Valores – parcerias

A B3 acredita no valor das parcerias e, por isso, participa de diversas iniciativas e compromissos com foco ESG:

  • Foi a primeira bolsa de valores do mundo a aderir ao Pacto Global em 2004 e faz parte do Comitê Brasileiro do Pacto.
  • Foi a primeira bolsa em qualquer país de mercado emergente a se comprometer oficialmente com os Princípios de Investimento Responsável (PRI) em 2010.
  • Tornou-se signatária fundadora da iniciativa Bolsa de Valores Sustentáveis ​​em 2012 e é membro do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade da WFE desde 2014.

O B3 também participa ativamente dos Grupos de Trabalho sobre Instrumentos Financeiros e Investimentos de Impacto, Fintech, Green Finance e ESG Risk Management and Transparency of Financial Innovation Laboratory (LAB) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que reúne representantes do governo e sociedade para promover finanças sustentáveis ​​no país.

Também é membro do Conselho Consultivo do CDP América Latina e apoia a Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD) ao assinar a carta do CEO e do CFO.

A B3 participa da Iniciativa de Mercado de Capitais do Ministério da Economia do Brasil e da Comissão de Responsabilidade Social e Sustentabilidade e da Comissão Intrassetorial de Sustentabilidade e Meio Ambiente da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos).

A economia no dia a dia

Como pode se ver acima, a B3 é muito mais do que uma bolsa de valores e atua em diversas áreas que impactam no dia a dia da população. Na realidade, essa é uma verdade recorrente na economia.

Se você deseja se aprofundar no setor econômico, a IBE conta com os melhores MBAs com a qualidade FGV.  Você pode dar uma olhada no MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios ou até mesmo no MBA Executivo em Finanças: Investments.

Entre em contato pelo site ou pelo nosso Whatsapp 19 98335-0487 e saiba mais sobre nossas condições.

Quer saber mais sobre este e outros assuntos? Acesse nosso blog e mantenha-se informado!

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0