Aventurar-se no empreendedorismo sem experiência

Muitos jovens conseguem enxergar um futuro de sucesso no empreendedorismo, e pode ser um risco aventurar-se sem ter uma experiência prévia no ramo que deseja atuar.

De acordo com dados de uma pesquisa realizada em 2012, 18,3% dos empreendedores iniciais no Brasil estão na faixa entre 18 e 24 anos de idade. A maior parte deles (70%) tomou a decisão de empreender por uma oportunidade de mercado, e não por necessidade.

Mas se trata de uma opção arriscada. Sem ser um empreendedor qualificado, as chances de o negócio dar errado é maior. E, se isso acontecer, sem um mínimo de bagagem corporativa, o profissional pode ter dificuldades para conseguir um emprego futuramente.

João Batista Brandão, professor da FGV e do CEO FGV, diz que já viu “casos de gente que ficou com rótulo de empresa falida”, mas acrescenta: “Empresa falida é quando não se aprende. Não a gente de sucesso que nunca tenha tombado”.

Brandão diz, ainda, que estimula jovens, mesmo sem um emprego prévio a se aventurarem no empreendedorismo, desde que o objetivo seja ganhar experiência e maturidade, e não apenas fazer sucesso, e que os valores investidos não sejam grandes. “Você pode até perder R$ 5.000, R$ 10.000, mas aprende muito”, completa o professor.

Fonte: FGV

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645