Mundo VUCA

Ascensão do Líder AdaptÁgil – num mundo VUCA

Um mundo VUCA é aquele que é volátil, incerto, complexo e ambíguo**. V.U.C.A. é a sigla que foi criada pelo exército dos Estados Unidos, na década de 1990, para descrever a dinâmica do mundo atual e ajudar a enfrentar situações marcadas por mudanças e desafios. Mais tarde, o termo se popularizou e foi adotado por líderes organizacionais para descrever o ambiente de negócios caótico, turbulento e em rápida transformação, tornando-se o contexto que hoje é considerado como o “novo normal”.

Para navegar com sucesso no espaço deste mundo VUCA, muitos especialistas sugerem que líderes desenvolvam um conjunto de conhecimentos e experiências para ativar as habilidades essenciais (mentais e emocionais) necessárias para atuarem com eficiência neste contexto, entre elas: autoconsciência, prontidão, capacidade de adaptação, resiliência e perseverança.

Além disso, em ambientes VUCA, planos rígidos ficam desatualizados rapida- mente.

É por essa razão queVocê, como líder, pode desenvolver duas capacidades em especial: a de se adaptar rápido e a de acelerar seus aprendizados.

Isso quer dizer que, à medida que entramos em um mundo permanentemente VUCA, para ser um líder bem-sucedido você vai ter que atuar igualmente de forma dinâmica, adquirindo a visão, a compreensão, a clareza e agilidade para inovar e aproveitar ao máximo as oportunidades que esse contexto apresentar.

Uma pesquisa revelou que as organizações cujos líderes têm “capacidades VUCA” em abundância são 3 a 5 vezes mais propensas do que as organizações com baixa “capacidade VUCA” de ter uma liderança robusta, isto é, líderes prontos para intervir e enfrentar desafios futuros.

Além disso, as “capacidades VUCA” se conectam a resultados financeiros. As principais organizações com alta performance financeira são três vezes mais propensas a ter líderes “VUCA-capazes” do que as com baixa performance.

O surgimento do Líder AdaptÁgil

Batizei de Líder AdaptÁgil aquele que é flexível, conectado e responde rapidamente. Ele tem duas capacidades principais que o diferencia de um líder comum:

1) Ele consegue compreender os diferentes perfis, estágios de desenvolvimento e maturidade dos membros de seu time e consegue adequar sua forma de abordagem de cada um deles para extrair sua melhor performance

 

2) Ele compreende que o mundo e o ambiente em que sua organização se encontra está em constante transformação, e dessa forma, avalia os impactos que estas mudanças tem em seu negócio e sobre as pessoas de sua equipe, adaptando sua visão e comunicação de forma à nova situação, identificando continuamente as melhores formas de engajar as pessoas a desempenhar com excelência diante destas novas condições.

Neste ambiente de incerteza e mudanças constantes, criei e passei a trabalhar com o conceito do líder ou gestor AdaptÁgil – aquele que mobiliza as pessoas de forma adaptada (adapt) ao colaborador ou ao time, respondendo mais rapidamente (ágil) às mudanças de cenário ou de gestão. Sua eficácia se deve à capacidade de compreender quais os estímulos que mais funcionam para pessoas de perfis diferentes e por seu contato constante com o time. Dessa forma, consegue não só detectar as mudanças e remover obstáculos para que os colaboradores obtenham maior performance, como também revisar os planos para que sejam mais precisos e diretos, entregando maior valor ao negócio em menos tempo.

** Todo o texto acima foi extraído do capítulo 4 de “FLAPS! 6 passos para acelerar resultados e decolar sua carreira com a Liderança AdaptÁgil”

E você? Qual é seu nível atual de AdaptAgilidade?

Fonte: João Marcelo Furlan – CEO & Founder da Enora

REMOVER TODOS
COMPARE
0