As empresas como espaços de realização pessoal

As empresas como espaços de realização pessoal

Um dos desafios mais instigantes pelo qual passamos nessa Era se encontra no espaço onde se fundem nossa vida pessoal e profissional. Minha geração – e todas as anteriores – se acostumou a um contexto onde havia uma divisão muito clara entre espaço de realização pessoal e profissional. Nos acostumamos a viver sob a égide do “OU”: OU faço o que gosto OU ganho dinheiro. O resultado disso todos já sabem de cor e salteado: frustração, precarização do trabalho e um ambiente de desesperança total. É evidente que essa dinâmica continua presente, porém emerge com força uma demanda que se caracteriza pelo “E” em detrimento do “OU”: faço o que gosto E ganho dinheiro.

Sempre que posso, aproveito para rever e estudar alguns conteúdos do meuSucesso.com. Em um deles chamado “To the point” tive a oportunidade de entrevistar feras de diversos temas da gestão comentando passagens de Estudos de Casos com grandes empreendedores. É incrível como essa visão do alinhamento dos interesses pessoais e profissionais está mais evidente do que nunca. Sobretudo nas conversas com o César Souza sobre Liderança e com Marcelo Cherto sobre Gestão, essa visão veio muito forte e, aos poucos, vai se forjando uma nova orientação: as empresas devem se preparar para serem espaços de realização pessoal para seus colaboradores e isso não significa comprometer seu resultado financeiro. Pelo contrário, quanto mais motivados esses profissionais estiverem melhor será sua performance. Simples assim.

Desta forma, ficam dois insights:

• O primeiro é para quem empreende um negócio: você está arquitetando um negócio que tem o potencial de ser um espaço de realização pessoal para seus colaboradores?

• O segundo para quem empreende sua vida (independe de ser como executivo ou empresário): os passos que você está dando estão alinhados a seus propósitos e visão de futuro?

As derivações desse assunto são extensas e, certamente, voltarei ao tema. O primeiro passo de qualquer transformação, no entanto, é ter um bom nível de consciência sobre o que está rolando. Espero que você tenha essa visão e trabalhe no próximo passo da transformação: a ação. Mãos à obra.

Fonte: Sandro Magaldi

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645