O CEO Insights tem por missão ampliar oportunidades de apoio ao processo decisório dos CEOs, fortalecendo uma confiável rede de relacionamentos multisetorial. A visão do grupo é ser reconhecido como um organismo confiável e dinâmico para troca de informações e experiências externas entre os CEOs participantes.

O Grupo CEO Insights foi criado por altos executivos e CEOs da FGV para debater assuntos de interesse em comum. É uma ação entre alunos e ex-alunos do programa CEO FGV, com o intuito de gerar uma aproximação entre pares, ou seja, Presidentes e a mais Alta Administração das empresas envolvidas. O intercâmbio de informações e o seleto grupo de participantes são os diferenciais do programa, que iniciou em 2013.

CEO Insights

CEO Insights

A IBE Conveniada FGV, maior e mais completa rede de escolas de negócios conveniada FGV, promoveu no dia 13 de junho de 2013, o primeiro encontro do grupo CEO Insights e continua à frente como sede. O tema deste primeiro encontro, ou reencontro de CEOs, foi Sua carreira, Seu negócio, e contou com a presença de um convidado ilustre – o professor da FGV, Luiz Carlos de Queiroz Cabrera, Sócio-Diretor da Amrop Panelli, Motta, Cabrera & Associados, empresa especializada em contratação de executivos, sócia brasileira do The Amrop Hever Group. Cabrera também é Chairman da America Latina e Vice-Chairman do Executive Board do The Amrop Hever Group, autor de vários livros. Um dos melhores headhunters do Brasil para contratação de Presidentes e Alta Administração, responsável pela seleção e recrutamento aproximadamente 70% deles, nos últimos anos.

 

Em 14 de agosto de 2013, aconteceu o segundo encontro CEO Insights, sob o tema Fusões e Aquisições. Para falar sobre o tema, foram convidados os especialistas, Dr. Aci Coutinho e Dr. Alexandre Lacerda – Sócios-Diretores das empresas CLR Consultoria Empresarial e Baker Tilly Brasil Auditores Independentes, empresas especializadas em seus ramos de atuação; Yves Jadoul – Presidente da Viabillity Finance, Consultoria no ramo de Finanças e de M&A, com atividades no Brasil e no Exterior; e Ricardo Malavazi – ex-Diretor da Petros e Stratus Fundo de Private Equity. Diretor da TPYX Consultoria em Investimentos.

 

Em 16 de outubro de 2013, realizou-se o terceiro encontro CEO Insights para debater sobre o tema A Economia em 2014 – Conjuntura Atual e Perspectivas. O encontro contou com palestras de renomados dirigentes empresariais, como Economista Sênior do Itaú-BBA, Caio Megale, e o mestre em economia, João Ricardo da Costa Filho. Eles explanaram e debateram sobre as perspectivas para 2014 e os impactos políticos e sociais na economia e as estratégias das empresas nos próximos anos frente aos desafios propostos.

 

4º CEO Insights aconteceu em 4 de dezembro, e contou com a presença de representantes do terceiro setor de Campinas e CEOs, isso porque, além de tratar do tema Governança Corporativa nas Empresas Familiares, a IBE Conveniada FGV também apresentou dois novos programas: o InterSector Alliance, um programa de desenvolvimento e Aliança para o Desenvolvimento de Acionistas, Sucessores e Empresas. Estavam presentes no evento o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Samuel Rosilho, o Diretor do CIESP Campinas, José Nunes Filho e o presidente da Fundamig, Leonardo Coelho. O 4º CEO Insights contou com as palestras do consultor e especialista em Governança Corporativa, Paulo Conte Vasconcellos, do professor e especialista em Consultoria Tributária e Empresarial, Aci Heli Coutinho, e do professor do Departamento de Contabilidade, Finanças e Controle da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) na Fundação Getulio Vargas, Osvaldo Roberto Nieto. Os especialistas falaram sobre os temas mais atuais e relevantes para o mundo corporativo, como Governança Corporativa nas Empresas Familiares, Aspectos Jurídicos e Profissionalização da Administração.

 

Mudança Organizacional. Este foi o tema do quinto encontro do CEO Insights, que contou com a palestra da jornalista e autora do livro Sonho Grande, Cristiane Correa. O encontro aconteceu no dia 20 de fevereiro de 2014.

 

No dia 10 de Abril de 2014, o 6º CEO Insights abordou o tema, Planejamento Tributário, com palestras proferidas pelo professor de cursos de extensão da FGV, Plínio José Marafon, e do sócio fundador e conselheiro da ABCT e ABRADT, Alexandre Lopes Lacerda.

 

Conselho do CEO Insights

Conselho do CEO Insights

O 7º CEO Insights aconteceu em 5 de junho de 2014, com o tema Fontes de Alavancagem e palestras proferidas pelo professor e consultor em finanças, Guilherme de Alencar Amado, e pelo vice-presidente do banco Itaú, Rafael Bittar.

 

Negociação foi o tema do 8º CEO Insights que acontece no dia 14 de agosto de 2014, com uma palestra de Carlos Pessoa, consultor mineiro mais influente da atualidade; e também a presença do professor de neurociências, Pedro Calabrez Furtado, que é diretor do Neurovox, empresa de pesquisa e consultoria em comportamento.

 

9º CEO Insights, em Campinas, discutiu em 09 de outubro de 2014 o cenário político pós-eleições e valuation, com as participações do economista e colunista da Folha de S. Paulo, Samuel Pessôa e do executivo do mercado de capital e financeiro no Brasil e exterior, Ashley Charles Jenner.

 

O 10º encontro do grupo foi realizado em 13 de novembro de 2014, com a palestra do economista, Nelson Henrique Barbosa Filho, Ph.D. em Economia pela New School for Social Research e professor adjunto do Instituto de Economia da UFRJ. A política econômica do segundo mandato do governo Dilma: quais os rumos do Brasil na visão de Nelson Barbosa foi o tema deste encontro.

 

Com o tema Inovação que possibilita a Diminuição do Custo Capital e o Aumento de Produtividade, Competitividade e Lucratividade, executivos do grupo CEO Insights promoveram seu 11º encontro. O evento aconteceu em 26 de fevereiro, com palestras de experts em mercado e negócios. O advogado Aci Coutinho, partner da CLR Consultores Empresariais; Miguel Cardoso Pinto, partner da Ernest & Young e o economista João Carlos Mansur, executivo na área de finanças e investimentos.

 

Com o tema Resultados Excepcionais em Ambientes de Crise: Cases de Sucesso da Falconi Consultores, a cidade de Campinas recebeu em 14 de maio de 2015, o 12º Encontro dos executivos do grupo CEO Insights. Nesta edição, o Encontro mostrou como algumas empresas usam estratégias para surpreender o mercado, mesmo com a economia do país em “standby”. Crescimento, metas e superação de resultados foram os principais temas debatidos pelos sócios diretores da Falconi Consultores de Resultados, Flávio Souto Boan e Viviane Isabela Oliveira Martins.

 

O 13º CEO Insights, em Campinas, reuniu executivos para tratarem o tema Produtividade: ajuste na Gestão e na Agenda Política com o especialista em ciências políticas e Prof do departamento de Gestão Pública da FGV, Cláudio Gonçalves Couto, no último dia 20 de agosto.

 

Ambiente Político Social e Econômico – Quais os cenários para 2016 foi o tema do  14º CEO Insights, em Campinas, reuniu executivos para tratarem o tema com a doutora em Economia da FGV, Silvia Maria Matos, e do mestre em Teoria Econômica da FGV, Éverton Gomes Ferreira de Abreu dos Santos.

 

O 15º CEO Insights, em Campinas, reuniu executivos para tratarem o tema Liderança, Talentos e Inovação: Como atuar em tempos de crise com a professora Paulette de Melo, PhD em Administração pela Florida Christian University.

 

Para o 16º CEO Insights, o tema Gestão de Riscos e Compliance – Qual o papel e a responsabilidade da alta administração foi trabalhado pelo professor Antonio Celso Ribeiro Brasiliano, doutor em Ciência e Engenharia da Informação e Inteligência Estratégica, pela Universidade de Paris.

 

Novas tendências de consumo pós-crise: orientações para empresas foi o tema discutido no 17º CEO Insights, com palestras de Luiz Carlos Nacif, owner da Microcity, empresa reconhecida mundialmente como uma das melhores para trabalhar, e Natal Martins, sócio proprietário do Café Canecão. O evento deve recebeu cerca de 80 profissionais de alta administração vindos de diversas partes do Brasil e do exterior.

 

Na 18ª edição do CEO Insights, o cientista político Cláudio Couto e a economista Denise de Pasqual foram os convidados para falar sobre os cenários de 2017, com o tema Ambiente político, social e econômico – quais os cenários para 2017.

 

Para o 19º CEO Insights, o evento contou com palestras dos heads de marketing digital e e-commerce da 3M, Marcos Sgarbi, Adriane Uchyiama Piffer, Hélio Kazuo Matsumoto e Luíz Serafim. Além deles, o professor Júlio César Nogueira de Sá, empreendedor digital proprietário das empresas online Adecil, que revende produtos da própria 3M e a Morangos Selecionados, também trouxe sua experiência de sucesso em vendas virtuais. Estavam em pauta assuntos como a internet das coisas ou IoT, big data, consumo omnichannel, inovação e branding management.

 

Na estratégia denominada oceano azul, a melhor forma de superar a concorrência é buscar novos mercados. Em contraponto, o oceano vermelho representa as zonas de negócios já saturadas. Para entender como a inovação pode ajudá-los nesta batalha, os executivos do grupo CEO Insights se reuniram com o CEO da Goldratt Consulting Brasil, Aureo Villagra, para a realização do 20º encontro.

 

Os executivos, membros do CEO Insights, realizaram o 21º encontro do grupo, em 17 de agosto de 2017, na IBE Conveniada FGV Campinas, com duas palestras sobre a estratégia da liderança e seus impactos nos negócios.

 

Primeiro, a sócia-diretora da DAF Gestão Empresarial e Consultoria Financeira e professora de pós-graduação em cursos de MBA de Gestão, Denise Francisco falou  sobre os fatores de sucesso na implementação do conceito de plataforma de negócios. Depois, o sócio-diretor da Vector Capital, Antonio Castilho, que teve passagem em grandes empresas como Cielo, Orizon, Banco Votorantim e Elavon do Brasil, contou o que os melhores CEOs fazem diferente para obter resultados acima da média do mercado.

 

O 22º Encontro foi realizado em novembro de 2017 com o tema Cenários Econômicos e Políticos para o Brasil em 2018/2019 e teve como convidado e palestrante Samuel de Abreu Pessôa (Sócio da Reliance em São Paulo, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro e colunista do jornal Folha de São Paulo).

 

Como Liderar em Ambientes Disruptivos foi o tema do 23º Encontro, realizado em março de 2018, com o palestrante Alexandre Marins. Ele ocupou a posição de Head of Coaching na LHH Brasil e Master Coach LATAM, e depois passou a Diretor responsável  por todas  as práticas de  Desenvolvimento  de Talentos para América Latina.

 

No 24º Encontro, em maio de 2018, foi a vez de discutir o tema Como Negociar em Ambientes Disruptivos. O palestrante Carlos Pessoa (Engenheiro/EEUFMG e Sócio-Diretor da CARLOS PESSOA Treinamento e Consultoria Empresarial foi o convidado do evento.

 

Em agosto de 2018, o 25º Encontro abordou o tema O Mindset digital do CEO, as transformações e o futuro das empresas: como liderar em meio à transformação digital. Luiz Gustavo Oliveira, executivo de Soluções Digitais na Embraco foi o palestrante. Com 18 anos de experiência no segmento tecnológico, com MBA Em Gestão em Projetos na FGV e 10 anos de experiência no setor automotivo na Aliança Renault&Nissan, ele trouxe reflexões importantes sobre tendências de negócios.

 

O 26º Encontro foi realizado em novembro de 2018 com o tema Cenários Políticos e Econômicos 2019/2020 Pós-Eleições, com os palestrantes Zeina Latif e Malco Camargos. No evento, a economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, falou sobre o cenário econômico pós-eleição. Além de Zeina, os participantes puderam avaliar o cenário político com o doutor em política e diretor do Instituto Ver, Malco Camargos.

 

Em março de 2019, o 27º Encontro foi sobre Sustentabilidade – Plano para Contingências e Gestão de Risco, com os palestrantes: Luiz Bueno, Haroldo Lemos e Rodrigo Sirol, professores da FGV especialistas em sustentabilidade e responsabilidade social.

 

Startup e Spin-off como mecanismo de desenvolvimento e transformação organizacional para empresas: riscos, desafios e oportunidades de inovação foi o tema do 28º Encontro, realizado em 13 junho de 2019 com o diretor executivo da Neo Ventures, Bruno França e o gestor de inovação na VLI, Alexandre Gallotti.

 

Guilherme Alvarenga, doutor em computação e um dos fundadores da Coinext, que está entre as exchanges de criptoativos líderes no Brasil foi o convidado especial do 29º Encontro, realizado em 19 de setembro de 2019.

 

28º CEO Insights

CEO Insights

No dia 28 de novembro de 2019, aconteceu o 30º CEO Insights sobre Cenários Econômicos para o Brasil 2020-2022, com a participação de Roberto Brant (professor e advogado, ex-ministro da Previdência e Assistência Social, no governo Fernando Henrique Cardoso e deputado federal por cinco mandatos), Paulo Brant (vice-governador de Minas Gerais) e Tiago Ulisses (deputado estadual em Minas Gerais). O evento reuniu mais de cem empresários e representantes políticos de várias cidades e estados brasileiros, especialmente da Região Metropolitana de Campinas, no auditório da IBE Conveniada FGV, em Campinas.

Executivos de toda parte do Brasil também participaram do 31º encontro do grupo CEO Insights. Por conta do isolamento social, dessa vez, o evento promovido pela IBE Conveniada FGV foi totalmente online.

Na pauta, o tema “Reconstruindo estratégias pós-pandemia” foi abordado por André Chaves, sócio sênior e Head da Consultoria Falconi, empresa reconhecida pela capacidade de ajudar as organizações a construir resultados excepcionais pelo aperfeiçoamento de seu sistema de gestão.

A 31ª edição aconteceu em 25 de junho, das 10h às 11h, pela plataforma digital Zoom.

 

Transformação Digital

Com o tema transformação digital, aconteceu o 32° CEO Insights no dia 24 de setembro. A pandemia acelerou o processo de digitalização no mundo, portanto, na ocasião, foram debatidas as principais estratégias para a transformação digital nas empresas, assim como colocar esses planos em prática.

Douglas Matricardi, diretor de operações na Magazine Luiza, discorreu sobre sua trajetória em vendas, desde jovem no interior de Araçatuba, até sua posição hoje, como responsável por 1.229 lojas, 6 gerentes de divisão e 31 regionais, presentes em 18 estados e 25 mil funcionários, onde conquistou o crescimento médio de 20% nas vendas da empresa nos últimos cinco anos.

As tendências do mercado também foram debatidas no encontro. Frederico Flores, empreendedor digital, pontuou: “o varejo tradicional passou para o e-commerce; os restaurantes passaram para delivery; e o pessoal do Vale do Silicio já afirma que, em breve, postos de gasolina, shopping centers e lojas físicas não vão mais existir”. Flores ainda conclui: “é muito importante digitalizar nossos processos e nossas vendas”.

Flores é empreendedor, com mais de 15 anos de experiência em e-commerce, marketplace, vendas B2B, marketing digital, desenvolvimento de produtos e estruturação de modelos de negócios. Em 2020, criou o perfil @orealempreendedor, projeto no Instagram e YouTube em que compartilha o dia-a-dia de um empreendedor na prática.

 

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0