Alianças entre setores proporcionam desenvolvimento
Parcerias alinham objetivos estratégicos através da troca de informações e conhecimento

O aumento das chamadas “Alianças Intersetoriais” é uma realidade no mundo todo, principalmente nos países em desenvolvimento. No Brasil, por exemplo, cada vez mais as entidades públicas e privadas, além das organizações do terceiro setor, têm optado pelo modelo, que une esforços, competências e recursos em busca dos mesmos objetivos. Esse alinhamento das estratégias gera bons resultados tanto para as instituições envolvidas como para a sociedade, que passa a ter mais emprego, renda e desenvolvimento sustentável.

O Intersector Alliance, programa que será lançado pela IBE (Institute Business Education) no próximo dia 04 de junho, em Campinas, é um bom exemplo de como as parcerias entre os setores podem auxiliar no desenvolvimento das cidades. A iniciativa pretende fomentar alianças em regiões onde a escola de negócios está presente, como as cidades de Americana, Piracicaba, Limeira, Jundiaí, Campinas, Vinhedo e Rio Claro. Para isso, ela pretende promover a competitividade entre empresas e o desenvolvimento de organizações públicas e sociais através de metodologias como choque de gestão, contrato de resultados e valor sustentável e compartilhado.

Construído por meio de uma aliança entre os três setores – empresarial, governamental e entidades civis – o foco do Intersector Alliance está no conjunto de soluções para empresas de médio porte que buscam, alicerçadas na visão da sustentabilidade, o aumento da competitividade através da troca de experiências e metodologias que possibilitam o choque de gestão. E os benefícios são positivamente diversos.

Para as empresas, o principal resultado está no choque de gestão proporcionado pelas ferramentas modernas de administração que serão compartilhadas pelas organizações. Com isso, elas poderão ter mais satisfação dos stakeholders; inovação, competitividade e produtividade, foco no investimento social, que gerará mais desenvolvimento e empoderamento para a comunidade.

Com o governo, os ganhos partem do alinhamento entre o desenvolvimento econômico, programas sociais e a diminuição da desigualdade, já que sem organizações sustentáveis, não existirão oportunidades de trabalho. Além disso, os ganhos consistem, também, em questões institucionais, já que as parcerias proporcionam uma ruptura com o dogma de que os interesses do governo e da sociedade contrariam o desenvolvimento das empresas. Além disso, esta aliança pretende proporcionar maior legitimação às ações públicas, aumento de arrecadação e maior alinhamento do plano diretor com a concepção de cidades sustentáveis.

Os mesmos benefícios se estendem ao terceiro setor, que além do choque de gestão e fomento às alianças para o financiamento de políticas públicas, passará a contar com mais apoio, tanto da administração pública como de instituições privadas, gerando benefícios para a sociedade através da melhor aplicação do investimento social e a geração de emprego e renda.

Evento no CIESP Campinas marca lançamento da aliança

O lançamento do Intersector Alliance acontece no próximo dia 4 de junho, a partir das 19h, no CIESP Campinas. O encontro é destinado a empresários e representantes de organizações do terceiro setor e da administração pública e contará com a presença do presidente da IBE, Heliomar Quaresma, do diretor titular do CIESP Campinas, José Nunes Filho, do secretário de desenvolvimento de Campinas, Samuel Rossilho, e do ex-procurador de Justiça do Estado de Minas Gerais e fundador do CAOTS (Centro de Apoio Operacional às Alianças Intersetoriais) Tomáz de Aquino Resende, além de representantes de empresas, órgãos públicos e de organizações do terceiro setor.

De acordo com o presidente da IBE, Heliomar Quaresma, o lançamento do programa vai evidenciar como é possível expandir o conhecimento, proporcionar condições para que empresas e instituições públicas e não governamentais cresçam e gerem benefícios para a sociedade. “Queremos levar as ferramentas mais modernas de marketing, logística, gestão de pessoas, enfim, tudo que há de mais novo na gestão de uma companhia e que é praticado nas maiores empresas do mundo, com as devidas adequações ao ambiente e à proposta institucional de cada organização e, claro, sob o viés da sustentabilidade”, diz.
O Intersector Alliance foi idealizado pela IBE e conta com o apoio e parceria da Prefeitura de Campinas, o CIESP e instituições como CEBRAF (Confederação Brasileira de Fundações), APF (Associação Paulista de Fundações) e a Fundamig (Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado).

SERVIÇO
Evento: Apresentação Programa Intersector Alliance
Local: No CIESP Campinas – Rua Padre Camargo de Lacerda, 37 – Jardim Chapadão, Campinas
Informações e Inscrições: [email protected] ou (19) 3739-6420

REMOVER TODOS
COMPARE
0