O mercado é competitivo, a pressão diária é grande e os desafios fazem parte da sua trajetória profissional. Então como lidar com tudo isso, ter satisfação no trabalho e ser bem-sucedido? Ao fazer a gestão de carreira, você tem claro aonde deseja chegar e consegue conquistar seus objetivos.
É preciso ter em mente que os tempos mudaram e, hoje, você é quem deve tomar as rédeas da sua vida profissional. Somente dessa maneira você vai se realizar, pois traçará um caminho de acordo com seu perfil e ambições.
Quer entender melhor esse conceito, as vantagens de assumir essa responsabilidade e as dicas de como fazer a gestão eficiente da sua carreira? Acompanhe nosso post e veja como alcançar o sucesso com essa atitude!
O que é gestão de carreira?
O conceito traz a ideia de que cada profissional pode e deve ser o protagonista de sua carreira — buscando caminhos para o seu crescimento e realização pessoal e profissional.
Foi-se o tempo em que a empresa é que ditava o rumo que seu funcionário seguiria, elaborando um plano de crescimento interno em que o indivíduo permanecia por décadas no mesmo local de trabalho.
Hoje, as mudanças socioeconômicas, o mundo globalizado, as novas tecnologias e oportunidades de capacitação inauguraram uma nova era no ambiente corporativo. Assim, os profissionais têm tudo nas mãos para gerirem a própria carreira — um processo dinâmico e que permite a conquista dos objetivos com novos aprendizados e experiências.
Tudo isso é positivo, pois você não está fadado a ficar em um emprego que não traz felicidade. Pode gerir a própria carreira em busca de um trabalho motivador — seja como colaborador ou empreendedor — e que dê um sentido maior à sua vida.
Quais são as vantagens de assumir essa responsabilidade?
Ao fazer a gestão de carreira, você estabelece metas que condizem com sua personalidade, expectativas e planos para o futuro. Dessa maneira, assumir a responsabilidade de ter o controle sobre sua trajetória profissional pode ser bastante benéfico, pois:
Promove o autoconhecimento
Quando você é quem escreve a sua história profissional, inevitavelmente vai fazer um exercício de autoconhecimento. Deve entender sua essência, seus valores, potencialidades e falhas para conseguir entender aonde pretende chegar daqui a 2, 5 ou 10 anos.
Quando você se conhece melhor, consegue modificar algumas atitudes e posturas no ambiente organizacional e pode identificar ainda como aprimorar seus pontos fracos com a realização, por exemplo, de cursos de capacitação e atualização — como uma pós-graduação (MBA ou especialização).
Assim, fica mais fácil traçar as metas para cada momento da sua vida e respectivas estratégias para alcançá-las.
Ajuda na tomada de decisões
Quando você define seus objetivos, tem mais clareza para tomar decisões acertadas. No seu caminho, vão surgir várias oportunidades profissionais e — com o planejamento da sua carreira — você lida melhor com as incertezas e consegue fazer as melhores escolhas.
Outra questão importante é que ter esse “mapa” vai evitar que você perca tempo e dinheiro com cursos ou participações em eventos que nada têm a ver com sua carreira. Dessa forma, você consegue também encontrar um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Traz foco em suas ações
Com a gestão de carreira, você consegue ver um sentido na sua rotina profissional, pois sabe que está trabalhando em busca de um objetivo maior — traçado por você. Desse modo, você realiza suas atividades com mais foco e dedicação. Isso será bem-visto pela empresa, além de trazer motivação para o dia a dia.
Torna-se um diferencial em processos seletivos
A partir do momento em que você traça um guia para a sua carreira, assume uma nova postura como profissional, já que entende a importância de cada passo em sua trajetória. Isso é muito valorizado pelos recrutadores, visto que você demonstra proatividade e determinação quando o assunto é trabalho.
Além disso, nos processos seletivos, você conseguirá ter bastante foco nas respostas e dinâmicas de grupo e deixará bem claro suas expectativas quanto ao cargo em questão.
Quais são os passos para fazer esse gerenciamento?
Para fazer a gestão de carreira é preciso pensar nos objetivos que pretende alcançar a curto, médio e longo prazo. Para isso, pegue um papel ou sente na frente do notebook para deixar registrado esse planejamento e as etapas para que possa ser concretizado. Veja a seguir os passos para montar esse plano:
Reflita sobre o seu estado atual de carreira
Que cargo você ocupa hoje, qual é o seu salário e quais caminhos o levaram para essa posição? Você tem satisfação com a sua rotina profissional? Considera que seu trabalho é valorizado? Gostaria de mudar de empresa ou assumir um cargo mais elevado? Tem vontade de empreender?
Procure responder essas questões para que você consiga delinear o que pretende fazer, qual salário almeja ganhar ou em qual empresa pretende trabalhar no futuro.
Pesquise sobre o mercado
Além de entender o seu estado atual de carreira, é importante considerar o mercado e as oportunidades que ele pode oferecer a você. Assim você consegue pensar em objetivos mais condizentes com o segmento em que atua e nos voos que pode alçar.
Trace metas realistas para o futuro
Com essas informações, você consegue colocar no papel suas metas e estratégias para conquistá-las. Mas é muito importante que elas sejam realistas, alcançáveis e tenham um prazo de conclusão para que você possa fazer, de fato, a gestão de carreira.
Se você quer alcançar, por exemplo, um cargo de liderança saiba que precisará fazer um curso de MBA, aumentar seu networking e demonstrar mais dedicação na sua função atual.
Faça revisões e adaptações sempre que necessário
O plano que você elaborou deve ser revisado de tempos em tempos de acordo com sua maturidade profissional, mudanças de mercado e até novas oportunidades que possam surgir.
É importante você ter a sensibilidade para fazer essas adaptações para que, assim, possa fazer uma gestão bem-sucedida da sua carreira.
O mundo contemporâneo do trabalho pede pessoas que façam a gestão de carreira, ou seja, que saibam aonde querem chegar e enxerguem as oportunidades para se tornar profissionais cada vez melhores.
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