Sitenoticia

Aceitar os diferentes para crescer na carreira

Estamos em um momento de grandes e rápidas transformações. Tudo muda a toda hora. Surgem novas tecnologias, novos serviços, novas tendências de mercado. Palavras antes desconhecidas passam a fazer parte de nosso cotidiano, como serviços disruptivos, por exemplo, que o Microsoft Word nem reconhece ainda em sua correção ortográfica.

As inovações surgem e se modificam tão rapidamente, que as leis não as acompanham. O mercado está sempre em processo de mudança. É uma metamorfose contínua. Por décadas, os procedimentos para pegar um táxi ou reservar um hotel sempre permaneceram da mesma forma, porém, em um período de pouco mais de 10 anos, surgiram reservas de hotéis on-line e aplicativos para solicitar táxi, não sendo mais necessário usar uma agência de viagem ou uma cooperativa de táxi. Quando se pensava que não havia mais nada para se inventar, surgem o Uber e a Airbnb, em que pessoas comuns compartilham seus carros e apartamento, através de aplicativos nos smartphones, gerando novas tendências de mercado e abalando novamente o segmento de transporte e hospedagem.

Estas mudanças irão continuar nesta velocidade frenética, modificando o mercado e o cotidiano das pessoas?

Certamente sim, pois quanto maior for a inserção de novos empreendedores no mercado, provenientes de diversas partes do globo, maior a possibilidade de surgirem novas ideias que modificam tudo que já conhecemos.

Temos e devemos lembrar sempre que quanto maior o número de pessoas com experiências diferentes de vida, mais criativo o mercado tende a ser, pois novos olhares para os mesmos problemas podem trazer novas ideias e soluções para antigos dilemas. A diversidade pode ser uma solução se percebermos o potencial estratégico que ela traz, porém o preço a se pagar em um mundo mais criativo, que é potencializado pelo multiculturalismo, são as mudanças cada vez mais frequentes.

Para inovar, é preciso pensar diferente e para pensar diferente é preciso aceitar o novo. Por isso, misture-se para enxergar o que antes era invisível. Busque compreender o novo convivendo com a diversidade de pensamento e ideias. Alimente sua carreira com experiências em outros países, em outras escolas, com outras culturas e com outras pessoas.

Derrube as fronteiras de seus limites de pensamento e enxergue o além. Uma carreira requer mais do que teorias e conceitos locais. Ela requer uma visão muito mais ampla, portanto antecipe-se às mudanças e busque se tornar um profissional global. Quebrar paradigmas é a certeza do sucesso.

Fonte: Fernando Arbache, especialista da FGV

REMOVER TODOS
COMPARE
0