A importância de uma cultura empresarial forte

A cultura de uma empresa define não só o como ela funciona internamente e o tipo de ambiente criado entre as pessoas, mas também o valor percebido pelos clientes e parceiros. Ou seja, não adianta prometer mil maravilhas se as pessoas que executam o trabalho não vivem isso no seu dia-a-dia.

Recentemente aqui na Empreendemia nós fizemos uma reunião exclusiva para definir nossos Valores como empresa: uma lista com os aspectos que levamos em conta na hora de tomar qualquer tipo de decisão e, claro, é a base da nossa cultura.

Sabemos que apesar de sermos uma empresa pequena ainda, a cultura é algo que cresce e se solidifica junto com a empresa. Por isso, aqui vão algumas dicas de como estamos construindo e como manteremos nossa cultura para o infinito e além:

Faça com que os Valores sejam relevantes pra SUA empresa

Ter os Valores definidos é o primeiro passo para o fortalecimento da cultura internamente. Por isso, não adianta colocar uma lista de palavras bonitinhas e “seguras” que seus clientes vão gostar como “Ética, comprometimento, profissionalismo e sustentabilidade” – que empresa não valoriza isso hoje?

Você, seus sócios e seus funcionários têm que se identificar com os valores e falar “Show! É isso mesmo que somos. Esses valores definem quem somos e como agimos, por isso somos diferentes”.

Se os seus Valores definem como a sua empresa age, então como enfatizar os seus diferenciais através deles?

Faça dos seus Valores o código de conduta

Colocar Valores legais no papel é algo bastante simples, mas realmente vivê-los colocando em prática é bem mais difícil. É o que se diz: pra poder cobrar, você tem que dar o exemplo.

Além disso, sempre que uma decisão sai do campo do “óbvio”, recorrer aos Valores é sempre uma grande ajuda pra conflitos ou problemas mais complicados.

Contrate pessoas que se identificam com os seus Valores

Por mais que uma pessoa execute sua função como ninguém, se ela não for alinhada com os Valores da empresa isso será um problema cedo ou tarde. Isso porque ou ela não vai se encaixar com o ambiente, ou ela vai criar problemas em relacionamentos externos, como com clientes ou fornecedores.

E, como mestre Kawasa diz: “A vida é muito curta para trabalharmos com pessoas que não gostamos”.

Os valores da Empreendemia

  1. Missão dada, missão cumprida. Sem desculpinhas.
  2. Sangue nos olhos
  3. Sem mi mi mi (sobre não termos frescuras na comunicação interna)
  4. De boa na lagoa (qualidade de vida é essencial para um bom trabalho)
  5. Atendimento show
  6. Don’t be evil
  7. Criar utilidade para nossos clientes
  8. Ser ninja (pra termos tempo de ficarmos de boa na lagoa, é essencial sermos produtivos)
  9. Humildade
  10. Dx/Dt > 0 (derivada maior que zero: sempre crescendo profissional e pessoalmente)

Fonte: Saia do lugar

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645