Em 2008, em plena crise econômica mundial, perguntei para um respeitado economista, de renomada instituição de ensino em nível Nacional, qual o rumo dos fatos, dos acontecimentos.
Sua resposta foi: “cenário de completa incerteza! Ninguém sabe o que acontecerá, não há como prever!”
Fiquei realmente apreensiva. Eu estava prestes a empreender. Então, sem informação precisa, me perguntei: “qual foi o ano que não começou com metas agressivas, escassos recursos, objetivos sobre fazer mais com menos?”
Neste panorama, em 2009, decidi iniciar as atividades de minha empresa.
E, ano a ano, foi assim. E a economia cresceu e houve desenvolvimento. O meu projeto tornou-se uma empresa que completará cinco anos em 2014.
É um exemplo de que podemos fazer!
Estamos agora encerrando 2013 e planejamos o nosso próximo ano: 2014 com Copa do Mundo e eleições. Já tivemos esse cenário? Sim, também já tivemos.
Entretanto, a Copa do Mundo é no Brasil e isso envolve muitas e novas oportunidades de trabalho, desenvolvimento, aprendizado.
Então, como nos prepararmos? O que deve e o que pode ser feito?
É chegada a hora e a vez dos talentos. Os recursos humanos, as pessoas, têm capacidade de criar, pensar, implementar, monitorar, reagir, inovar. É momento de agirmos estrategicamente através de:
. criação de novos produtos – ampliação de mix de produtos e serviços;
. estabelecimento de alianças estratégicas – consolidação de parcerias;
. treinamento e integração de colaboradores;
. desenvolvimento de lideranças – diretrizes da organização colocadas em prática com eficácia;
. utilização da tecnologia como forte aliada;
. criação de comitês de gestão formados por consultores internos e externos – melhoria nos processos e prospecção de oportunidades.
Então, mãos à obra. Sem receios para agir e conquistar clientes e novos mercados. Que venham o risco, o trabalho e o sucesso chamado 2014.
Zuleica Klauck, Diretora da TotalBIZ, MBA em Gestão Empresarial pela FGV