Geti – Gestão Estratégica Tecnologia Informação

A Gestão da Informação como aliada à Alta Performance dos Negócios – Coletar, organizar e processar informações dentro das empresas pode ser uma tarefa árdua, principalmente nos dias de hoje, época de transição entre o uso do papel e os recursos no meio digital.

Hoje, o maior desafio da Gestão da Informação ainda é a questão cultural. As empresas ainda estão presas ao papel e aos processos manuais e mal estruturados. São anos acumulando alto volume de informações não estruturadas (notas fiscais, contratos, documentos técnicos, etc.) nos arquivos das empresas.

É fato a preocupação com a temporalidade dos documentos, e a digitalização veio como solução para preservá-los, mas as empresas ainda pecam na organização para tornar a informação disponível de uma forma eficaz. É preciso quebrar os paradigmas tecnológicos.

Nesta fase de transição, em que o mercado passa, a Gestão da Informação veio para definir a melhor forma de disponibilizar documentos, de forma organizada e segura para o pleno funcionamento dos negócios. Ao prover agilidade para busca e recuperação de documentos, a boa gestão proporciona um maior controle de riscos, como o descumprimento das normas e legislações que possam vir a ocorrer por falta de organização das informações.

A Gestão da Informação é um processo essencial ao bom desempenho de uma empresa, que envolve um sistema integrado de colaboração, fator decisivo para o crescimento do negócio.

Confira algumas dicas para adotar uma boa Gestão da Informação:

– Investir em Capacitação e Treinamentos de sua equipe

Para que as informações circulem de forma é preciso ter uma equipe muito bem qualificada, antenada em tecnologia, que consiga lidar com adversidades e ao mesmo tempo tenha a flexibilidade e a agilidade necessárias para lidar com todas as operações inerentes que o processo envolve.

– Planejar Ações de Comunicação interna:

O que se contorna o problema cultural sobre a importância de fazer o bom gerenciamento das informações circulantes nas empresas.

– Alinhar Expectativas com os Colaboradores:

Os usuários precisam entender o quando a gestão da informação facilitará o seu trabalho no dia a dia.

Em um primeiro momento o usuário acha que os procedimentos de gestão da informação não passam de novas burocracias que vieram para atrapalhar suas atividades. Somente depois que eles entendem os benefícios da gestão da informação e as resistências iniciais diminuem.

– Investir em Tecnologia

A tecnologia é realidade, precisamos estar atualizados. E ela é um fator de grande importância na gestão da informação. Não é possível implantar um grande projeto de gestão da informação sem o apoio da tecnologia.

Atualmente contamos com sistemas de todos os portes, como: novas tecnologias cognitivas, inteligência artificial, machine learning, processamento de linguagem natural, dentre outras. Elas já estão começando a serem utilizadas na gestão da informação e prometem grandes resultados.

Em termos gerais, a Gestão da Informação é um dos pilares da digitalização das empresas, e as expectativas são muito grandes, pois o futuro é muitíssimo promissor.

Não é possível transformar os processos das empresas em processos digitais se as informações não forem digitais.

Falando de Brasil, estamos aguardando a normatização da documentação digital para que as empresas possam digitalizar os documentos em papel e descartá-los.

Embora a Gestão da Informação não seja um assunto novo, ultimamente que passou a ser amplamente discutida internamente nas empresas. O mercado está muito aquecido e as empresas procuram soluções ou profissionais especializados para apoiá-las.

Esta é uma corrida que não tem volta! As empresas precisam se transformar e se adaptar à nova realidade para continuarem vivas.

Fonte: Infotec em Blog Sucesso Empresarial

REMOVER TODOS
COMPARE
0