Ações_Investimentos
Ações_Investimentos

Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), encerrada ontem, a taxa de juros Selic foi cortada em 0,75 ponto percentual, para 2,25% ao ano. Isso tornou a rentabilidade da renda fixa ainda menor, uma vez que a taxa é acompanhada pelo CDI, que é o principal benchmark de títulos públicos e privados.

Assim, quem quiser uma rentabilidade maior vai precisar alocar seu dinheiro em investimentos de renda variável. Felizmente, hoje há diversas ações que entregarão em dividendos um rendimento maior do que a taxa Selic.

Para verificar se um papel cumpre este requisito, basta analisar a métrica do dividend yield, dada pela divisão do valor esperado em dividendos pelo preço das ações. Se o dividend yield assim obtido for maior que a taxa básica de juros, então mesmo sem vender o papel o investidor já conseguiu um rendimento maior que o da renda fixa.

Vale lembrar, contudo, que ações são mais arriscadas que a renda fixa e a flutuação do preço de alguns ativos pode acabar fazendo o investidor incorrer em perdas apesar dos dividendos distribuídos ao longo do ano.

Em relatório (veja mais clicando aqui), Betina Roxo, analista da XP Investimentos, elencou as ações que mais se tornaram atrativas depois dessa redução da Selic. Ela ressalta que, além da perda de rentabilidade da renda fixa, que acaba atraindo naturalmente investimentos para o mercado de ações, as empresas que possuem papéis listados na B3 também se beneficiam do efeito econômico da redução da Selic, que é reduzir o custo de capital.

Ou seja, como as companhias emitem títulos de suas dívidas como debêntures a taxas atreladas ao CDI, uma Selic menor significa que as empresas pagarão menos juros nesses títulos, de modo que a dívida fica mais barata.

De acordo com Betina, os setores mais beneficiados por esse efeito são locação de veículos, shoppings, elétrico e varejo.

Contudo, vale ressaltar que o foco dos investidores está muito voltado aos rendimentos de 2021, com um cenário de lucros mais normalizado para as empresas, enquanto neste momento desafiador do curto prazo, algumas empresas podem segurar caixa ou terem seus dividendos reduzidos por questões regulatórias (como o caso dos bancos).

Confira na tabela abaixo as ações com maior dividend yield na Bolsa:

Empresa Ticker Dividend yield esperado para 2021
AES Tietê TIET11 10,4%
Engie EGIE3 8%
Cyrela CYRE3 7,5%
Taesa TAEE11 7,2%
CCR CCRO3 7,2%
Cesp CESP6 6,6%
Sanepar SAPR11 6,5%
Itaú Unibanco ITUB4 6,4%
Isa CTEEP – Transmissão Paulista TRPL4 6,3%

Fonte: Infomoney

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0