fbpx
Tipos De Chefe

8 tipos de chefes e como lidar com eles

Toda pessoa já teve, tem ou vai ter pelo menos um chefe na vida. Inclusive, talvez você já tenha encontrado vários estilos ao longo da sua carreira. A verdade é que conhecer os tipos de chefe é bom para saber lidar com cada um deles.

É verdade que alguns são amedrontadores, enquanto outros servem como inspiração para sempre e se tornam até amigos. A boa notícia é que todos eles têm algo a ensinar, seja para você se orientar sobre o que fazer, seja para perceber o que não deve praticar.

O importante é que você consiga aproveitar cada situação para absorver os aprendizados. Já pensou nisso? Para começar, listamos os tipos mais comuns e algumas dicas para lidar com eles. Confira!

Perfis mais desafiadores

Não é para separar as pessoas entre boas e más, mas é claro que as diferenças de personalidade influenciam o tipo de chefe que cada um é.

Isso também não quer dizer que ele é pior ou melhor profissional — até porque os mais difíceis podem ser grandes professores para você. Vamos então começar pelos perfis mais desafiadores:

1. Chefe inspetor

Esse é aquele chefe que parece que está sempre de olho em tudo o que você faz como um inspetor de colégio: que horas chega, o que está fazendo a cada momento, como vai embora e até com quem conversa ou deixa de conversar.

Em alguns casos, a situação começa a ficar chata e você se pergunta como ele consegue trabalhar se passa o tempo todo controlando as pessoas. Diferentemente de acompanhar o seu desempenho profissional, parece que ele realmente quer cuidar da sua vida.

Como lidar: nem sempre vai ser possível escapar do seu controle, afinal, ele é o seu chefe e você deve algumas satisfações para ele. Portanto, fique atento a questões cruciais da empresa para não se dar mal, como horário de trabalho e outras regras.

Porém, se perceber que ele está sendo invasivo demais, é melhor se posicionar — com respeito e firmeza. Não deixe de dizer que você não está se sentindo bem em ocasiões em que ele “passar do ponto” e evite compartilhar detalhes da sua vida pessoal, pois um pouco de distância torna a relação mais saudável.

2. Chefe dominador

O problema com esse perfil é que ele tem dificuldade em confiar em outras pessoas e acaba não delegando as tarefas. Para piorar, não tem muita paciência para lidar com os outros e aceitar opiniões alheias.

Sendo assim, ele domina tudo o que está sob o seu alcance, o que é capaz de prejudicar o seu crescimento na empresa. Você pode se ver sem chances de desempenhar um bom trabalho por falta de espaço, simplesmente porque o seu chefe prefere centralizar tudo nele mesmo.

Como lidar: se você identificar que ele realmente não confia nos funcionários, a meta deve ser tentar conquistar a sua confiança aos poucos. Logo, seja comprometido em sempre entregar um bom trabalho e fazer o possível para atendê-lo.

Ao ver os seus resultados, ele pode começar a se abrir e começar a delegar algumas tarefas, já que está mais confiante de que você poderá cumpri-las com seriedade.

Outra dica interessante é aproximar-se com sutileza e aproveitar o conhecimento que ele tem a oferecer — geralmente, esses perfis gostam da confirmação de que eles são os líderes e detém o controle da situação.

3. Chefe perfeccionista

É aquele que analisa tudo com uma grande lente de aumento e não deixa um detalhe passar, o que geralmente dificulta o ritmo de trabalho. É tão apegado às minúcias que as entregas tendem a ser comprometidas, embora, por outro lado, o resultado final seja quase sempre perfeito.

Como lidar: é difícil se dar bem nesse ambiente se você também não começar a buscar a perfeição, ficando sempre atento aos detalhes. Uma das maiores sabedorias que devem ser desenvolvidos é lidar com a pressão constante.

Para facilitar, tente pensar que é melhor entregar tudo bem feito de uma vez do que perder tempo com retrabalhos — e ainda correr o risco de levar uma bronca. Outra maneira de prevenir maiores problemas é alinhar todos os detalhes antes de iniciar suas tarefas para que tudo seja feito como ele quer (o que nem sempre fica tão claro).

4. Chefe estrela

Seu desejo é ser a estrela mais brilhante do ambiente de trabalho, por isso ele quer ser reconhecido por tudo o que faz — inclusive pelo que foi desenvolvido por toda a sua equipe. O seu ego e a sua vaidade são evidentes, e ele faz questão de ressaltar os seus talentos, tornando o convívio complicado no dia a dia.

Como lidar: nem pense em competir com ele, ainda mais considerando que você é um subordinado e deve respeitar a hierarquia da empresa. Na maioria das vezes, você vai precisar ser maduro o suficiente para saber renunciar as suas glórias e não tornar a convivência tão difícil de suportar.

Uma palavra-chave para esses casos é “relevar”, além de ter muita paciência para continuar cumprindo as suas atividades sem levar o crédito por elas. Mesmo assim, acredite que, em uma hora ou outra, a verdade vai aparecer e você será reconhecido.

Se perder a esperança e não perceber nenhuma mudança, procure refletir se realmente vale a pena continuar nessa situação. Caso esteja muito desgastado, comece a considerar um outro emprego.

5. Chefe autoritário

Nesse cenário o medo das consequências impera. Você apenas cumpre ordens e mal se sente parte de uma equipe, sem contar que não tem muito espaço para opinar ou conversar sobre as decisões do setor.

Como lidar: para conseguir suportar essa condição, você vai precisar ser obediente, assim como um soldado. Demonstre respeito e não arrisque demais, mas peça orientações para não cometer tantos erros e cumprir fielmente as suas determinações — provavelmente você vai sair dessa experiência bem mais disciplinado. Pense pelo lado positivo!

6. Chefe permissivo

Todo mundo gosta de ter liberdade, certo? Por outro lado, ter um chefe muito liberal é capaz de criar um time muito solto e fazer com que você se sinta perdido, assim, fica difícil saber se policiar. Além disso, a falta de retorno é capaz de prejudicar o seu crescimento como profissional.

Como lidar: perceba com o tempo se ele dá liberdade para você perguntar e cobrar algumas coisas. Então, chame-o para conversar, pergunte quais são as suas orientações para que você possa cumprir um bom trabalho e esclareça os seus pontos — senão, pode ter certeza que ele não vai resolver.

Perfis mais interessantes

Os carrascos podem ser difíceis de aguentar, mas qualquer tipo de chefe vai apresentar alguma dificuldade. Confira agora os perfis que podem ser considerados menos desafiadores, o que não significa que eles serão tranquilos o tempo todo.

7. Chefe motivador

Uma das suas maiores características é ser generoso, já que fica feliz em ver as pessoas se desenvolvendo e crescendo profissionalmente. Pode até parecer muito exigente, mas ele faz isso para vê-lo evoluir cada vez mais.

Como é muita sorte cruzar com um desses pelo caminho, aproveite para aprender tudo o que ele estiver disposto a ensinar e seja grato.

Como lidar: esse tipo de líder provavelmente sabe bem o que fazer, mas você precisa estar atento e aberto para absorver seus ensinamentos. Receba os seus feedbacks positivos e negativos, buscando desenvolver os seus pontos fracos e potencializar as suas forças. Ao final, vai ser como uma formação complementar ter tido um chefe como esse.

8. Chefe gente boa

Ele é querido por todos, está sempre de bom humor e tem uma postura aparentemente bem fácil de lidar. Sabe tolerar os erros e dificilmente cria grandes confusões. O problema é que esse tipo de perfil costuma não se posicionar muito em momentos importantes, ficando eternamente colocando panos quentes em possíveis conflitos.

Como lidar: mantenha a tranquilidade e, assim como ele, evite confrontos — se algo estiver incomodando, chame-o para conversar. Procure também ser prestativo com os outros e manter o espírito de equipe.

Ao mesmo tempo, observe como ele tem jogo de cintura para resolver as situações e aprenda com isso. Quando ele for gente boa até demais, perceba como desenvolver uma conduta um pouco mais firme e segura faz falta.

E aí, gostou de conhecer mais sobre os tipos de chefe que separamos para você? Então, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais? Deixe que os seus amigos também aprendam com essas dicas!

REMOVER TODOS
COMPARE
0