Aceitar Oferta De Emprego

8 coisas que você precisa fazer antes de aceitar uma oferta de emprego

Tome nota dos detalhes que se deve ficar atento antes de embarcar na próxima oportunidade de trabalho

Se pilotos usam checklists para terem certeza de que tudo o que precisa vai acontecer no momento certo, você também precisa de um checklist antes de aceitar uma oferta de emprego. Afinal de contas, em ambos os casos, é uma questão de segurança.

“Muitas pessoas aceitam o trabalho sem entender claramente exatamente a quem irão se reportar, e em poucas semanas se dão conta das razões para se arrepender”, alerta Liz Ryan, ex-vice-presidente e recursos humanos da Fortune 500 e fundadora e CEO da Human Workplace. Em artigo divulgado pela Forbes, ela garantiu que “a oferta precisa especificar a descrição da vaga e quem será seu superior”.

E você, já cobriu todos os pontos básicos neste sentido? Veja a seguir 6 coisas que você deve fazer antes de dizer “sim, aceito a vaga”, e não cometa o mesmo erro mais de uma vez!

1) PEÇA MAIS DETALHES SOBRE A REMUNERAÇÃO

Talvez a pessoa que te contratou tenha lhe dito “aqui está o seu salário inicial” e você tenha gostado da oferta o suficiente para dizer “eu topo”. O assunto remuneração, entretanto, vai mais além do que apenas o salário anual. Você também vai querer saber: a frequência que você será pago, se haverá plano de bonificação (e o que eles cobrem), quando ocorrem revisão de desempenho e salário, se você é elegível a horas extras e como elas são calculadas.

2) ENTENDA OS PLANOS DE BENEFÍCIOS

Os benefícios importam, especialmente se você tem dependentes que dependem de você para ter cobertura de saúde. Peça detalhes por escrito sobre seu plano de benefícios antes de aceitar uma oferta de emprego. Se a empresa é pequena e seus planos de benefício fracos, negocie um salário maior para conseguir cobrir os custos adicionais que você terá que arcar para comprar cobertura adicional por conta própria.

3) ESCLAREÇA AS HORAS DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO FORA DO HORÁRIO DE TRABALHO

Não dá pra aceitar um novo emprego sem saber o que seu gerente espera em termos de horas trabalhadas. Em alguns lugares todo mundo arruma suas coisas e dá no pé às 18h em ponto, enquanto em outros as pessoas te olham torto se você sai antes das 19h! Tenha certeza de que você sabe o quão disponível seu chefe espera que você esteja durante a tarde e aos finais de semana. Você não vai querer ser o último a saber que deveria estar de sobreaviso no dia 23/7

4) CONHEÇA AS EXIGÊNCIAS DE VIAGEM

Algumas posições não exigem viagem a negócios, enquanto outras são 100% viagens e ainda há aquelas no meio do caminho. Faça perguntas sobre viagens de negócio. O quão frequente elas são, quanto tempo duram geralmente? Consiga uma cópia da política de viagens da companhia. Algumas delas são ricas e poderão proporcionar lugares na classe executiva para viagens internacionais ou domésticas de longa distância, por exemplo. Outras irão cobrir a limpeza a seco no seu hotel. Outras políticas de viagem são mais acanhadas. Elas podem não proporcionar não mais do que uma quantia bem limitada por dia, permitindo que você coma não mais do que um sanduíche ou um pedaço de pizza no caminho. Peça detalhes sobre as viagens a trabalho da empresa antes de aceitar a oferta.

5) VEJA O ESPAÇO DE TRABALHO

Não aceite um novo emprego até que você tenha conhecido o escritório ou estação de trabalho, ou talvez venha achar as condições simplesmente intoleráveis. Verifique a iluminação e o fluxo de ar, além da privacidade acústica; porque estas são as coisas que podem te deixar maluco(a) se estiver trabalhando num espaço que não foi projetado para seres humanos conviverem em harmonia.

Tudo é negociável se o seu recrutador realmente quer colocar você a bordo. Você pode negociar até mesmo uma sala privativa ou uma estação de trabalho mais favorável. Não seja inocente de acreditar que esses detalhes já estão garantidos — e no fim das contas acabam importando demais!

6) ENCONTRE COM O TIME QUE IRÁ TRABALHAR

Você dá um grande tiro no escuro quando aceita uma oferta de emprego antes de conhecer seus colegas de trabalho. É um sinal muito ruim quando um gerente lhe diz: “você vai encontrar a equipe depois que começar. Eles estão muito ocupados para encontrá-lo agora”. Ocupado? Eu já comentei em outra postagem quais são os efeitos de estar sempre ocupado. Afinal de contas, eles estão acorrentados em suas mesas? Se o gerente realmente quiser você, ele ou ela irá dar um jeito de providenciar um café de 20 minutos para que você conheça seus futuros colegas de trabalho.

7) FALE SOBRE OBJETIVOS

Converse com o(a) seu(ua) chefe sobre os objetivos dele(a) antes de você começar numa nova posição de trabalho. Às vezes, especialmente quando uma posição ficou vaga por muito tempo, os gerentes podem ter expectativas irreais sobre o quanto você pode fazer em 30, 60 ou 90 dias. Trace um plano de ataque e defina metas para o seu primeiro mês e trimestre no trabalho, assim todo mundo segue na mesma página e ninguém fica desapontado.

8) CONHEÇA O CHEFE DO SEU CHEFE

Finalmente, encontre o chefe do seu chefe antes de aceitar a oferta, mesmo que seja para uma conversa de apenas 10 minutos. Seu chefe passa a ser influente pra você assim que começa a trabalhar, mas o chefe do seu chefe é o cara cujas inclinações, idiossincrasias, caprichos e hábitos você precisa entender a fim de ser feliz e bem sucedido no seu novo emprego.

Fonte

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0