7 Tecnicas De Motivacao Para Garantir Maior Produtividade No Trabalho.jpeg

A rotina de trabalho é corrida para a grande maioria das pessoas. São tantos afazeres que às vezes parece que o dia não tem horas suficientes para resolver tudo. Por isso, buscar algumas técnicas de motivação é uma boa ideia para quem deseja ser mais produtivo.

É preciso organizar-se para fazer uma gestão melhor do seu tempo, parando de procrastinar e cumprindo com o que é realmente necessário. Caso contrário, há o risco de você se perder e ainda ficar estagnado na carreira.

Quer saber como aplicar isso no seu dia a dia? Confira as técnicas de motivação que listamos a seguir e pense em como adotá-las na sua vida!

1. Organize todas as suas tarefas

O primeiro passo é deixar tudo organizado para que você saiba com clareza das tarefas que precisa fazer. Deixar que as coisas aconteçam de qualquer jeito certamente aumenta as chances de acabar se esquecendo de algo ou não cumprindo um prazo importante.

Logo, reserve um tempo para organizar o seu espaço de trabalho e a sua agenda. Inclua os compromissos profissionais e pessoais, planejando sua rotina de forma semanal ou mensal — como preferir. Dessa maneira, as suas ações ficam mais simples e objetivas, fazendo com que você tenha completa noção do que deve ser feito.

2. Estabeleça prioridades

Depois de estruturar as suas tarefas, é hora de criar prioridades para elas. Em alguns momentos, são tantos atribuições em vista que não estabelecer uma ordem para cada uma delas é capaz de fazer com que você não cumpra nenhuma muito bem.

Consequentemente, a sua produtividade é prejudicada quando determinada atividade não é realizada com a atenção e dedicação necessárias (pior ainda quando nem chega a ser finalizada). Portanto, defina uma ordem de importância e só comece a segunda tarefa quando a primeira já estiver concluída.

3. Encontre um método para trabalhar

Cada pessoa funciona melhor de uma maneira, mas existem vários métodos de gestão de tempo validados para que cada uma delas possa escolher o melhor para si. Isso significa que é preciso identificar o seu jeito de produzir para adotar uma técnica que ajude a potencializar os seus resultados.

Por exemplo, a técnica Pomodoro propõe que a pessoa trabalhe com foco total por 25 minutos e faça um intervalo de 5 minutos (chamado de pomodoro) para descansar a mente. Então, a cada 4 pomodoros é permitido fazer uma pausa de 30 minutos antes de iniciar um novo ciclo.

Essa prática funciona muito bem para várias pessoas, pois permite que elas cumpram um tempo produtivo e depois relaxem um pouco. Nessa ocasião, podem aproveitar para ir ao banheiro, comer algo, olhar as mensagens do celular, entre outros. Em seguida, voltam renovadas para o trabalho novamente.

Assim como a Pomodoro, existem outras alternativas de métodos que podem auxiliá-lo a ser mais focado e produtivo. Basta fazer uma pesquisa e encontrar aquela com a qual você mais se identifica!

4. Evite distrações

A tecnologia trouxe muitas facilidades para a nossa vida, mas é difícil negar como as suas ferramentas tomam boa parte do nosso tempo. A ideia de fazer uma busca rápida, conferir ligeiramente as redes sociais, ler alguma notícia ou assistir um vídeo curto de repente toma meia hora do nosso dia (para não dizer mais).

Além disso, as distrações não ligadas à tecnologia também são capazes de minar a nossa produtividade. A conversa de um colega, uma preocupação constante na cabeça ou até mesmo o voo de um pássaro na janela mais próxima pode tirar o foco do trabalho.

Sendo assim, é melhor exercitar a técnica de livrar-se das distrações. Procure identificar tudo aquilo que tira a sua atenção e deixe essas atividades para os intervalos programados. Não colocar o celular no silencioso, por exemplo, é um perigo para quem se distrai fácil com as mensagens dos amigos.

5. Conte com as ferramentas tecnológicas

Enquanto a tecnologia é capaz de oferecer várias tentações para o dia a dia, ela também é uma aliada ao disponibilizar ferramentas que ajudam a ser mais organizado e produtivo.

Um ótimo exemplo disso são os aplicativos que criam listas de afazeres, montam a sua agenda, facilitam a comunicação com a equipe, controlam o tempo gasto em cada atividade, bloqueiam sites indevidos no horário de trabalho ou ainda fazem a sua gestão financeira.

Saber explorar essas oportunidades pode fazer uma boa diferença na sua rotina, reduzindo o desperdício de tempo e facilitando o cumprimento de todas as suas obrigações. Algumas das melhores indicações são: Trello, Asana, Freedom, Google Agenda, Toggl e Evernote.

6. Cuide da sua qualidade de vida

Ser mais produtivo não é apenas ser mais ágil, mas fazer bem-feito aquilo que precisa ser executado — a qualidade, muitas vezes, é mais importante do que a quantidade. Afinal, se o seu chefe começar a perceber que a sua entrega não anda tão boa, isso é capaz de deixá-lo em uma situação complicada, não é mesmo?

Diante disso, considere como o seu bem-estar influencia a sua produtividade. O hábito de praticar atividade física, manter uma alimentação balanceada e ter boas noites de sono contribuem significativamente para que o seu corpo funcione bem.

Se isso não acontecer, é um desafio praticamente impossível ser uma pessoa produtiva e realizada no âmbito profissional (e pessoal também).

7. Invista sempre em conhecimento

Por fim, nunca se esqueça de que a maneira como você se comporta está muito ligada às referências e experiências que acumula. Isto é, se com o passar do tempo sentir que está improdutivo e desmotivado, talvez seja porque está precisando de mais combustível para continuar.

Nesse sentido, não há nada melhor do que investir em conhecimento para renovar as energias, adquirir novas habilidades e descobrir outras maneiras de melhorar como profissional. Abrir a mente é essencial para desenvolver as nossas capacidades e ir além.

Então, não deixe de estar sempre por dentro de cursos, palestras, workshops, livros e qualquer outro tipo de conteúdo que possa contribuir para a sua formação. Por exemplo, fazer um MBA ou uma pós-graduação é uma ótima estratégia para aumentar seu rendimento, criar novos contatos e alavancar a sua carreira.

O que achou das nossas sugestões de técnicas de motivação para garantir maior produtividade no trabalho? Se você gostou do post, aproveite para assinar a nossa newsletter e continuar recebendo outras publicações como esta!

REMOVER TODOS
COMPARE
0