Liderança

7 dicas para liderar uma equipe mesmo quando você não é chefe – É muito comum, no mundo corporativo, as pessoas precisarem liderar uma equipe, mesmo que não ocupem cargos de chefia ou supervisão. Por isso, é importante saber como lidar com os recursos humanos e como gerir o time, além de fornecer suporte aos integrantes da equipe.

Veja abaixo sete dicas para liderar bem um grupo de trabalho independentemente do seu cargo ou da sua experiência:

1. Converse

Estabeleça um diálogo sobre as metas do grupo e os últimos objetivos. Deixe que todos participem, criando assim uma visão compartilhada do cenário.

2. Faça apenas o que você sabe

Não tente convencer a equipe de que você tem habilidades que realmente não tem. Identifique os talentos dos seus colegas e peça para que eles compartilhem o conhecimento.

3. Deixe que o grupo faça escolhas

Permita que as pessoas definam a área do projeto na qual vão atuar. A maioria das pessoas tende a escolher as tarefas que mais se adequam às suas habilidades.

4. Saiba ouvir

Escute, identifique as diferenças e reconheça as divergências, mas decida qual direção o grupo precisa seguir.

5. Faça críticas com sutileza e cuidado

Se o trabalho de alguém não está de acordo com suas expectativas, seja sincero, mas faça isso com delicadeza. Ofereça ajuda, pergunte se a pessoa precisa de mais algum recurso ou proponha mais tempo para que o projeto seja finalizado adequadamente.

6. Saiba identificar e se responsabilizar pelos erros

Assuma os erros do grupo, independentemente de quem seja o culpado. Essa atitude vai criar mais confiança entre a equipe.

7. Peça feedback

Pergunte para todos da equipe como perceberam o andamento do projeto e solicite uma avaliação do seu estilo de gerenciamento.

Fonte: Forbes Brasil