7 coisas que podem acabar com a sua carreira

pessoas que entregam menos do que deveriam no trabalho

Há muitas coisas que podem acabar com a carreira de pessoas boas e trabalhadoras. Erros honestos geralmente trazem consequências contundentes. A maioria das pessoas destrói suas carreiras de maneiras sutis e não dramáticas – e é uma pena, já que acontece o tempo todo.

Uma pesquisa recente da VitalSmarts descobriu que 83% das pessoas presenciaram alguém cometer erros que tiveram impactos catastróficos na vida profissional, reputação ou negócios, e 69% admitiram que elas próprias haviam causado os seguintes prejuízos:

• 31% disseram que custou uma promoção, aumento ou até mesmo o emprego;

• 27% disseram que prejudicou uma relação de trabalho;

• 11% disseram que destruiu a reputação.

Esses números mostram o quanto você pode ser prejudicial à sua carreirase não for cuidadoso. Pequenas coisas podem se acumular ao longo do tempo e atrapalhá-lo tanto quanto (ou mais do que) um enorme lapso de julgamento. A boa notícia é que, se você estiver ciente delas, poderá evitá-las.

Muitas pessoas cometem o erro de pensar que elas só podem danificar suas carreiras ao dar um grande passo em falso, mas a realidade é que, geralmente, não são coisas assim tão gritantes.

Veja, abaixo, 7 coisas que acabam com a sua carreira:

1. Ser político

Trabalhar duro para construir fortes relações profissionais é muito diferente de instigar conflitos, escolher lados, minar colegas, espalhar rumores e todas as outras coisas que se enquadram no âmbito de “ser político”. Mais uma vez, tudo se resume a autenticidade. Se você perceber que está fugindo ou envergonhado caso algumas de suas manipulações nos bastidores tiverem vindo à tona, é um sinal de que você está fazendo isso. Siga estratégias que teria orgulho de discutir na frente de seus colegas.

2. Prometer mais e fazer menos

É tentador prometer o impossível a seus colegas e seus clientes, especialmente quando você é honesto e trabalhador e acredita que pode fazê-lo. O problema é que não adianta criar pressão adicional que possa acabar com a sua imagem. Se prometer fazer algo ridiculamente rápido e perder um pouco o prazo, provavelmente pensará que fez um bom trabalho porque ainda assim entregou rapidamente. Mas no momento em que você promete algo a alguém, eles não esperam nada menos. Você acaba parecendo terrível quando não alcança a meta – o que é vergonhoso, de modo que poderia ter feito o mesmo trabalho de qualidade na mesma quantidade de tempo, com ótimos resultados, se tivesse definido expectativas realistas desde o início. Essa é uma daquelas situações em que a percepção é mais importante do que a realidade. Não subestime deliberadamente seus objetivos; seja realista sobre os resultados que pode fornecer para criar expectativas igualmente reais.

3. Complacência

Quanto tempo se passou desde que você aprendeu, de maneira proativa, uma nova habilidade, falou com seus contatos ou aprimorou seu currículo? Se não se lembra, é sinal de que você se tornou um pouco relapso, o que pode significar um verdadeiro assassinato profissional. É o que acontece quando você assume que nada vai mudar. Mas vimos bastante ruptura, tecnológica e de outras formas, nos últimos anos para perceber que a mudança é inevitável. Se você está sempre ocupado demais para aprender algo novo ou expandir seus contatos, suas prioridades estão confusas. No entanto, se priorizar o crescimento e o desenvolvimento contínuos, estará pronto para o que aparecer em seu caminho.

4. Medo de mudança

O medo da mudança é o gêmeo maligno da complacência. Ele trabalha ativamente para manter as coisas iguais. Tenho certeza de que você viu isso em primeira mão no trabalho quando alguém proferiu as palavras temidas: “Mas sempre fizemos dessa maneira”. As coisas estão mudando muito rápido nos dias de hoje para permanecer no status quo, e os custos disso podem ser enormes. Em uma pesquisa, 91% dos entrevistados disseram que os funcionários mais bem-sucedidos são aqueles que podem se adaptar à mudança de local de trabalho. A transformação é uma parte constante de nossas vidas, tanto pessoal como profissionalmente – não importa se acha que as coisas devem mudar ou se prefere os antigos modos. Você não precisa amá-los, mas sim aprender a parar de resistir e começar a se adaptar.

5. Ter um ego inflável

O triunfo é ótimo e, definitivamente, impulsiona sua carreira, além de ser muito bom. Os problemas começam assim que você só tem isso em mente. Você começa a pensar que o sucesso vai durar para sempre e que tem direito a isso. Nunca, jamais, contente-se com apenas uma grande conquista. Quando você começa a pensar que este é o ápice, está se preparando para um fracasso muito doloroso.

6. Baixa inteligência emocional

Todo mundo sabe que pode ser demitido por ser incapaz ou por não lidar bem com outras pessoas, mas o que atrai muita gente é ter uma expressão impassível pouco desenvolvida. Se todos souberem quando você está irritado ou se acha que algo que um colega diz é estúpido, essa falta de inteligência emocional o alcançará. Explosões emocionais, menosprezar os outros, calar os colegas de trabalho, ter baixa autoconsciência e ser difícil são outras maneiras pelas quais a falta de inteligência emocional causará grande dano à sua carreira.

7. Bajular seu chefe

Algumas pessoas bajulam seus chefes e chamam isso de estratégia, mas não é bem assim. Bajular não tem nada a ver com um relacionamento real construído sobre o respeito – é algo sorrateiro e dissimulado. Essas pessoas tentam progredir acariciando o ego do chefe, em vez de jogar a seu favor. Isso não soa bem para os colegas que estão tentando crescer por mérito próprio. Sim, você quer reforçar o relacionamento com seu chefe, mas sem prejudicar seus colegas. Essa é a distinção fundamental. Para que uma relação patrão-empregado funcione, deve ser baseada na autenticidade. Não há substituto para o mérito.

Fonte: Forbes

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