6 Sinais Que Indicam Que Voce Deve Receber Uma Promocao De Cargo.jpeg

Crescer dentro da empresa é o sonho de todos os funcionários. Exercer um cargo mais alto e receber um salário melhor, assim como os novos benefícios que são oferecidos, são apenas algumas das vantagens de subir dentro da empresa.

Mas, para que a promoção de cargo realmente seja alcançada, é necessário ser um funcionário competente e disciplinado, pois, dessa forma, você mostrará que está capacitado para novas responsabilidades.

É possível, por meio de sinais, perceber se a promoção de cargo está mais perto do que o imaginado. Pensando nisso, neste post, vamos explicar alguns sinais para que você fique de olho e garanta sua promoção. Confira!

6 sinais que indicam uma promoção de cargo

1. Está desempenhando seu papel muito bem

Ser um funcionário dedicado, competente e aberto a críticas e melhorias já faz com que seus chefes o vejam com outros olhos, percebendo como você é um componente importante para a empresa.

Portanto, é essencial não fazer “corpo mole” quando se trata das tarefas que são delegadas a você. Tente mostrar o seu melhor lado como profissional para garantir que a promoção de cargo chegue até você.

2. Você está investindo em cursos complementares

Caso você tenha a preocupação de crescer como profissional e acompanhar as novidades da sua área, seja ela qual for, isso também é um sinal positivo. Ao investir em cursos voltados para sua profissão, você se torna cada vez mais capacitado para os projetos da empresa.

Por outro lado, se você ainda não começou a investir em cursos complementares, o que está esperando?! Essa é uma boa oportunidade para mostrar que você realmente está engajado na área em que trabalha, principalmente porque há sempre novidades em diversos ramos.

3. Foi chamado para assumir uma posição de autoridade

Caso tenha recebido uma tarefa importante ou tenha sido designado especificamente para um projeto de extrema importância para a empresa, isso significa que os seus chefes estão prestando atenção em você e querem examinar sua capacidade de lidar com a pressão de uma grande tarefa e se você é capaz de comandar um projeto.

Se isso acontecer, não os decepcione. Trabalhe duro para mostrar que você é um profissional confiável para as tarefas, mesmo as mais difíceis!

4. Você se dá bem com seus colegas

É importantíssimo ter uma boa relação com o pessoal do trabalho, afinal você passa muitas horas do seu dia junto deles. Demonstrar que é entrosado com a equipe, saber lidar com as diferenças e manter relacionamentos sociais saudáveis é mais um passo para ser avaliado de forma positiva.

5. É consultado pelo chefe

Às vezes, há projetos em que o chefe precisa de opiniões e, se ele consulta você, isso é um sinal verde. Significa que ele presta atenção em você e que está interessado em ouvir o que tem a dizer e acrescentar à tarefa ou projeto.

Para isso, é essencial que você esteja preparado para dar uma opinião concisa e que vá ao encontro das diretrizes e objetivos da empresa. Assim, o chefe perceberá que você está bem envolvido nas atividades da instituição.

6. Recebe elogios constantes

Esse sinal pode simplesmente significar que o chefe está satisfeito com seu trabalho, em sua posição atual. Não seja esnobe e fique se exibindo por ser elogiado, pois isso pode afetar sua imagem de forma negativa.

Seja humilde e receba o elogio, levando-o em consideração para mostrar uma atuação cada vez melhor, para que os elogios não parem de chegar.

Caso os sinais tenham sido positivos e você recebeu sua tão esperada promoção de cargo, não seja negligente! Continue se esforçando, vestindo a camisa da empresa e sempre inovando como profissional, para que o chefe saiba que fez a escolha certa ao promover você e não se decepcione com sua atuação no novo cargo.

4 erros que podem fazer com que você perca o seu novo cargo

1. Deixar de assumir tarefas

Caso você dê um passo para trás ao ser designado para um novo projeto, você mostrará seu despreparo para a nova função e até mesmo preguiça de trabalhar.

Portanto, assuma as tarefas que são delegadas a você e faça sempre o melhor para cumpri-las.

2. Ficar acomodado na posição

Receber a tão esperada promoção de cargo é um caminho longo e trabalhoso. Mas, lembre-se: você foi promovido por um motivo, o qual certamente não foi se acomodar como profissional.

Não pense que, só porque você foi promovido, não precisará se esforçar mais. Pelo contrário, é logo depois de ser promovido que você deve se tornar um profissional melhor ainda, pois, como dito, você não vai querer que seu chefe se arrependa da escolha.

3. Ignorar colegas antigos

Isso é um erro, pois você passa a imagem de esnobe e, até mesmo, falso. Em uma carreira profissional, é sempre bom ter um networking grande e ativo, que é essencial para garantir que você esteja sempre crescendo, dentro e fora da empresa.

Portanto, mantenha o contato social com os colegas, novos e antigos, para manter a sua rede de contatos sempre ativa.

4. Ter um comportamento inadequado

Ao mostrar desinteresse pelas reuniões da empresa, você automaticamente mostra que está desinteressado por ela como um todo. Isso é um erro que pode custar a sua promoção de cargo.

Adote uma postura corporal madura e se vista de maneira adequada, de acordo com as ocasiões que ocorrem na empresa. O chefe precisa saber que você é maduro o suficiente e sabe lidar com todo o contexto empresarial.

Uma promoção de cargo é um passo essencial para crescer dentro da sua área e na corporação em que está inserido. Com essas dicas, fica mais fácil saber se você está no caminho certo e como se portar diante de uma promoção, para que não a perca. E caso você não esteja apto a ser promovido, sempre há tempo para melhorar os pontos descritos aqui.

Se você gostou das nossas dicas ou tem outras para compartilhar, deixe um comentário no post e participe do debate sobre esse assunto. Será um prazer contar com sua opinião!

REMOVER TODOS
COMPARE
0