6 Passos Para Voce Conseguir Ascensao Profissional.jpeg

Conseguir ascensão profissional não é tarefa fácil. Muita gente pensa que fazer um bom trabalho e apostar no plano de carreira da empresa é o suficiente para alcançar o sucesso, porém, na maioria das vezes, não é assim que funciona. É preciso saber onde se quer chegar, conhecer as próprias habilidades e cultivar uma série de boas práticas, dependendo apenas de si mesmo para conquistar seus objetivos.

Para ajudar você nessa missão, explicaremos neste post 6 passos fundamentais para construir uma carreira sólida e bem-sucedida. Você verá como evoluir suas competências e quais atitudes deve ter no dia a dia para atingir suas metas com eficiência. Preparado? Confira a seguir!

1. Invista em formação continuada

Foi-se o tempo em que ter um curso de graduação era suficiente para se destacar no mercado. Entender a importância de se atualizar e buscar novos conhecimentos é imprescindível para quem deseja conseguir ascensão profissional. Hoje, as tendências e práticas de todas as profissões mudam muito rápido. Portanto, estagnar os estudos pode ter impactos extremamente negativos na sua carreira.

Quanto mais capacitado você for na sua área de atuação, mais perto estará do cargo que almeja. A melhor forma de conseguir isso é investir em uma especialização ou MBA, dependendo de quais forem seus objetivos.

O MBA, do inglês Master in Business Administration, é ideal para quem deseja ocupar posições de liderança, pois tem foco em gestão de negócios e pessoas. Já a especialização é mais indicada para profissionais que querem aprimorar seus conhecimentos e habilidades em determinada função, com o objetivo de se tornar um especialista.

Muitos desses cursos são oferecidos por instituições reconhecidas e tornam o profissional mais valorizado no mercado de trabalho. Outra vantagem é a possibilidade de melhorar o networking, já que o aluno tem contato com colegas e professores da mesma área de atuação, o que favorece a troca de experiências.

Quem tem a rotina muito corrida pode apostar em cursos na modalidade de educação a distância (EAD). O conteúdo é o mesmo das pós-graduações presenciais, com a vantagem de o aluno poder fazer as aulas online, sem perder tempo com deslocamento até a universidade.

2. Aprimore habilidades comportamentais

Evoluir tecnicamente é primordial, mas não é suficiente para se tornar um profissional completo. Também é necessário se preocupar com as competências comportamentais, que são fundamentais para criar bons relacionamentos no ambiente de trabalho e conseguir lidar com todo tipo de situação adversa.

Nesse sentido, a habilidade mais importante é a inteligência emocional. Profissionais com essa característica bem desenvolvida conseguem lidar melhor com a cobrança por resultados, prazos apertados e conflitos de relacionamento típicos do mundo corporativo. Desse modo, é possível suportar a pressão com leveza e fazer o negócio crescer mesmo em situações caóticas.

Há também outras competências indispensáveis para quem deseja conseguir ascensão profissional, sobretudo em cargos de liderança. Confiança na própria capacidade, flexibilidade na tomada de decisões e empatia nos relacionamentos são essenciais para coordenar equipes e encontrar soluções estratégicas para a organização.

3. Construa boas relações profissionais

Concentrar-se apenas nas pessoas e tarefas do seu departamento pode prejudicar a evolução da sua carreira. Procure conhecer pessoas de destaque em outras áreas da sua empresa, construindo relacionamentos que possam ajudar nos seus objetivos. Diversificar os contatos pode fazer com que você seja convidado a participar de mais projetos e, assim, ganhar visibilidade dentro da organização.

Além disso, cerque-se de pessoas otimistas e positivas. Aquele colega que só reclama de tudo não vai trazer nada de bom, apenas deixará você desmotivado. Prefira se relacionar com pessoas que gostam do que fazem, incentivam os colegas e tenham prazer em colocar ideias e projetos em prática. Lembre-se: nós somos o espelho das pessoas com quem mais convivemos.

Fazer networking com pessoas de fora do seu atual emprego também é muito importante para a carreira. Participe de eventos e conferências, troque cartões de visita e mantenha contato com ex-colegas de trabalho e faculdade. Aposte também em ferramentas online, como o LinkedIn. Tudo isso fará com que você seja lembrado sempre que essas pessoas tiverem um novo projeto ou oportunidade para oferecer.

4. Elabore um plano de carreira

Coloque no papel seus objetivos e todas as etapas que você deverá cumprir para conquistá-los. “Onde quero chegar? Quais cursos preciso fazer? Quais competências tenho que aprimorar?” Tudo deve ser listado junto com o investimento necessário. Também deve ser estipulado um prazo para a conclusão dessas tarefas, para evitar que elas se arrastem por um longo período ou que não sejam cumpridas.

As metas precisam ser realistas e passar por revisões periódicas, conforme o andamento da sua trajetória. Com isso, você conseguirá guiar suas ações de forma mais organizada, racional e efetiva. Outra vantagem é assumir o protagonismo da própria carreira, sem deixar o seu futuro profissional nas mãos de outras pessoas.

5. Aceite desafios

É impossível crescer na carreira sem assumir riscos. Busque sempre sair da zona de conforto e ir atrás de novos desafios. Isso envolve participar de projetos mais complexos e aceitar cargos com mais responsabilidade. Nesse momento, é importante ter um certo nível de desapego. Afinal, cada escolha importante significa uma renúncia que você deverá fazer.

Tudo isso será essencial para você aprimorar suas competências e atingir seus objetivos. Portanto, exponha suas ambições, fique de olhos nas oportunidades e dedique-se ao máximo quando elas aparecerem.

6. Seja proativo

Para crescer na carreira, procure sempre superar expectativas. Profissionais acomodados, que apenas fazem o básico, dificilmente terão grandes conquistas na vida profissional. Por isso, preste muita atenção à sua postura no dia a dia. Vista a camisa da empresa, cumpra seus prazos e empenhe-se para solucionar problemas e criar estratégias.

Procure entregar além do que foi pedido e esteja sempre disponível para ajudar seus colegas e superiores no que for preciso. Esse é um grande passo para mostrar sua vontade de fazer o negócio crescer, cultivar boas relações e ser reconhecido no ambiente de trabalho.

Agora que você já conhece todos os passos para conseguir ascensão profissional, que tal aplicá-los no seu dia a dia? Faça um bom planejamento, seja persistente e preocupe-se em se tornar o melhor profissional possível. Com isso, temos certeza de que você conseguirá conquistar seus objetivos rapidamente!

Gostou do post? Para acelerar ainda mais a sua carreira, conheça os cursos da IBE. Temos os MBAs e especializações ideais para ajudar você a alcançar o sucesso!

REMOVER TODOS
COMPARE
0